Sobre a residência

Medicina de Família e Comunidade

Sobre a residência

A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica que presta assistência à saúde de forma continuada, integral e abrangente. Seu foco está no cuidado ambulatorial e domiciliar da pessoa e da família; com orientação para a comunidade. Especialistas dessa área atendem pessoas de todas as idades e de todos os gêneros, sem restrições. Ou seja, cuidam do ser humano durante todo o seu ciclo vital. Atuam de forma preventiva e resolutiva sendo capazes de resolver de 75% a 85% dos problemas apresentados pelas pessoas.

A residência em Medicina de Família e Comunidade da UNESC está credenciada desde 2016. Com duração de 2 anos e acesso direto, é organizada em diferentes estágios de atenção primária à saúde (APS), atenção secundária à saúde (ambulatórios de especialidades e áreas de gestão e planejamento) e atenção terciária à saúde (serviços hospitalares). 

Residentes têm a oportunidade de se capacitarem nas áreas de Procedimentos Ambulatoriais, Ambulatório Especializado de Feridas Crônicas, Serviço de Urgência e Emergência: Adulto, Pediátrico e Obstétrico, Gestão em Saúde Pública e Vigilância Epidemiológica, Ambulatório de Inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), Ambulatório de Saúde Mental Adulto e CAPS Infantil. Todas essas áreas são distribuídas na forma de rodízios durante os 2 anos da residência. 

Além da atuação predominante nas Unidades da Estratégia de Saúde da Família do município de Criciúma, conta com preceptoria própria, aulas teóricas e acesso à Biblioteca Universitária e suas bases de dados

Comissão de Residência Médica (COREME)

A Comissão de Residência Médica da Unesc- COREME UNESC - é uma instância auxiliar à Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM, estabelecida na Universidade em parceria com instituições de saúde para oferecer programas de residência médica. Sua função é planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residência médica da instituição e os processos seletivos relacionados.

A COREME UNESC foi criada em 2016 para receber o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC). Em 2019, são credenciados dois novos programas: o Programa de Pediatria e o Programa de Ginecologia e Obstetrícia. Atualmente, as instituições parceiras da COREME são: o Município de Criciúma,  o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (IDEAS/SES - Santa Catarina), o Hospital São José, o Hospital São Donato e o Município de Içara. O principal espaço de prática dos alunos do programa concentra-se na Atenção Primária à Saúde de Criciúma e no Hospital Materno Infantil Santa Catarina.

Oportunidades para o especialista em Medicina de Família e Comunidade

  • Atuação na Estratégias de Saúde da Família
  • Assistência em consultório e planos de saúde privados
  • Assistência ou preceptoria de residentes e graduandos em unidades de APS 
  • Atividade docente em universidades públicas e privadas
  • Desenvolvimento de pesquisas locais e em colaborações internacionais
  • Tutoria e supervisão presencial e à distância de outros profissionais na APS
  • Assistência em unidades hospitalares de baixa e alta complexidade

Público-alvo

Médicos e médicas já graduados.
 

Coordenação

 
Coordenador da COREME e Coordenador do Programa de Residência Medicina de família e Comunidade
Profº. Arthur Tavares Corrêa Dias

Secretária: Ana Carolina Vargas

Fale com a gente: 

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Secretaria: (48) 3431.2641
Local: Bloco S, Sala 219, Av. Universitária, 1105 - Bairro Universitário - CEP: 88806-000 - Criciúma-SC
E-mail: residenciamedica@unesc.net

Informações Curriculares

Os Programas de Residência Médica são cursos de ensino em serviço, destinados a médicos e médicas já graduados. São cursos de pós-graduação latu senso que conferem título de especialista na área cursada. Esse título é emitido pelo Ministério da Educação através da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).  

A CNRM define as normas gerais e específicas dos programas de residência médica em todo o País. Com o apoio das Comissões Estaduais de Residência Médica credenciam e fiscalizam esses mesmos programas. 

Todas as vagas de residência médica são necessariamente remuneradas na forma de bolsa, com carga horária de 60 horas semanais durante toda a duração do curso. 

Atividades Teóricas e Práticas Residência Médica UNESC


1º Ano de Residência:

Atendimento clínico em Estratégia de Saúde da Família
Estágio CAPS infantil
Estágio Ambulatório de Feridas UNESC
Estágio emergência adulto – Sala de Emergência do Hospital São José
Estágio de Cirurgia Ambulatorial 
Estágio inserção e retirada de DIU – Ambulatório de Saúde da Mulher
Escala de plantões Emergência Pediátrica e Cento Obstétrico
Aulas teóricas

2º Ano de Residência:

Atendimento clínico em Estratégia de Saúde da Família
Estágio Optativo
Estágio Ambulatório de Saúde Mental Adulto
Estágio em Vigilância Epidemiológica
Estágio em Gestão na Secretaria de Saúde do Município de Criciúma
Estágio emergência adulto – Sala de Emergência do Hospital São José
Estágio inserção e retirada de DIU – Ambulatório de Saúde da Mulher
Escala de plantões Emergência Pediátrica e Cento Obstétrico
Aulas teóricas
Trabalho de Conclusão de Curso

Documentos
 

Projeto do Programa de Residência Médica - Medicina de Família e Comunidade
Download do arquivo

Regimento Interno da COREME UNESC
Download do arquivo

Regulamento do Trabalho de Conclusão da Residência (TCR)
Download do arquivo

Semana Padrão

Confira a organização da Semana Padrão do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC).


1º Ano de Residência (R1-PRMFC)

Atividades em Unidades de Atenção Primária à Saúde Atividades em Unidades de Atenção Primária à Saúde Atividades em Unidades de Atenção Primária à Saúde
CAPSi x Ambulatório de Feridas
(8 semanas)         (8 semanas)
Emergência Adulto
(4 semanas)
 
Cirurgia Ambulatorial x Inserção de DIU
(8 semanas)                 (8semanas)
 
Emergência Pediátrica / CO
(Plantões)
 
  Emergência Pediátrica / CO
(Plantões)
 


2º Ano de Residência (R1-PRMFC)

Atividades em Unidades de Atenção Primária à Saúde Atividades em Unidades de Atenção Primária à Saúde Atividades em Unidades de Atenção Primária à Saúde Atividades em Unidades de Atenção Primária à Saúde
Vig. Epidemiológica (4 sem.) /
DIU (4 semanas) / Cirurgia Ambulatorial (4 semanas)         
Emergência Adulto Gestão x Ambulatório Psiquiatria Adulto
(4 semanas)    (12 semanas)
 
Optativo
Emergência Pediátrica / CO
(Plantões)
 
  Emergência Pediátrica / CO
(Plantões)
 
 

 

Coordenação

Conheça o(a) coordenador(a) do curso:

  • Profº. Arthur Tavares Correa Dias Coordenador Comissão de Residências Médicas (COREME) da Unesc e Coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade

Tem alguma dúvida?

Fale com a secretaria do curso

Telefone (48) 3431. 2641

COMO É A ESTRUTURA DO CURSO?

Veja um pouco do que você vai viver aqui

Dá uma olhada nas imagens


DEPOIMENTOS

Quem já escolheu Unesc pode te ajudar

Confira alguns feedbacks

Viviane de Alencar Arraes Duran

Viviane de Alencar Arraes Duran

Egressa da Residência em Medicina de Família e Comunidade

Tive a oportunidade de reiniciar minha vida acadêmica na UNESC, o que foi uma ótima decisão. Cursei Medicina e, em seguida, fiz a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, na própria Instituição, que sempre se mostrou um Centro Acadêmico de excelência em tudo que se propõe a fazer e voltado para oferecer sempre o melhor para seus alunos. Sem falar da equipe de preceptores e coordenação, sempre preocupados e atentos à nossa formação. A Residência me proporcionou uma experiência a mais, com estágios curriculares, nas mais diversas áreas de atuação (emergências adulto, pediátrica e obstétrica, pequenas cirurgias, gestão e vigilância epidemiológica, regulação em saúde, CAPS infantil, dentre outros), servindo para complementar a minha prática e me dando mais segurança para a atuação profissional. Hoje me sinto feliz pela escolha e grata a todos os envolvidos neste processo de formação.

Arthur Tavares Corrêa Dias

Médico de família, professor, coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade e coordenador da COREME

A medicina de família e comunidade é a especialidade médica que cuida das pessoas independentemente de gênero ou idade. Atendemos bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos, homens e mulheres.

Podemos nos manter habilitados a atender em hospitais (emergências, enfermarias, unidade de tratamento intensivo). Mas nosso foco, os lugares onde exercemos mais plenamente nossa especialidade, são os ambulatórios, as clínicas, consultórios e domicílios. Sim, gostamos de ir às casas das pessoas, atendê-las em seus domicílios. Conhecer seu ambiente e suas famílias.

Cuidamos de problemas agudos e crônicos, de doenças infecciosas e autoimunes, desordens mentais, neurológicas, alterações dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, reprodutivo. Porém, engana-se quem diz praticarmos a medicina de todos os tipos de doenças. Na realidade, somos os médicos e as médicas de todos os tipos de pessoas.

Essa é a beleza da Medicina de Família e Comunidade, acompanhar as pessoas ao longo do tempo; conhecendo, orientando, educando, cuidando.

Para quem quer ter um médico para chamar de seu, deixo uma orientação: não precisa ser um médico de família, mas procure alguém que seja capaz de cuidar de você, e não apenas das suas doenças.

Viviane de Alencar Arraes Duran

Berthier Alves Pereira de Matos

Egresso da Residência em Medicina de Família e Comunidade

A Residência em MFC da Unesc foi uma importante etapa profissional dentre as quais passei na minha vida. Foi uma grande oportunidade de estar num programa amplo, sob o olhar desta Instituição e sob a Coordenação de pessoas tão compromissadas, humanas e competentes. Com as diversas atividades e rodízios propostos, como saúde mental, gestão e regulação em saúde, pequenas cirurgias, urgências pediátricas, adulto e obstétricas, dentre outras, pude perceber minha curva de aprendizado no processo. As discussões de casos com a preceptoria, sempre presente e agregadora, certamente foram razões que fizeram a diferença na minha formação. Gratidão a todos vocês pela ótima experiência que tive nesses dois anos de formação