Unesc leva Prêmio L’Oreal Unesco pelo 2º ano consecutivo com pesquisadora do PPGCS
25 de Fev. 2010 Postado por Zeca Virtuoso - Comunicação Social em Notícias | 1 Comentário
Foto: Zeca Virtuoso
A interdisciplinaridade como forma de se compreender a relação sociedade-natureza foi discutida na noite desta quinta-feira, durante a aula magna do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais). O tema foi abordado pelo professor doutor Dimas Floriani, da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Docente colaborador do programa da Unesc, ele é o autor do texto introdutório do livro “Mineração de carvão, meio ambiente e desenvolvimento sustentável no sul de Santa Catarina” , lançado na ocasião.
Estudioso da temática interdisciplinar, Floriani contextualizou a concepção da obra, dimensionando sua importância no exercício de construção da produção do conhecimento integradora dos diversos saberes num único objeto: a interação do homem com seu meio natural.
Dimensões
Para compreender a interface homem-natureza, conforme o palestrante, há que se considerar três dimensões importantes. A primeira referente à organização socioeconômica, tecnológica e política, que, como em toda civilização, está centrada na matriz energética e diz respeito à sobrevivência.
A segunda, segundo ele, é remetida aos meios físico e/ou biótico, que precisam ser compreendidos na sua interação histórica e ecossistêmica. “ A terceira compreende à percepção cultural presente no contexto, representada pelos processos de conhecimento, pela estética, ética, política”, completou.
Floriani fez menção a outras dimensões complementares que, segundo ele, são igualmente importantes para um entendimento do caráter interdisciplinar. Entre estas, a da ideia do desenvolvimento sustentável, que se insere numa experiência de vulnerabilidade. “Podemos citar o caso de Criciúma”, exemplificou ele, considerando os seus problemas ambientais relacionados à mineração de carvão. “Qual é a relação da escolha de um modelo econômico com os limites dos ecossistemas?”, indagou, como ponto de reflexão para o assunto.
O livro
O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Ricardo Pinho prestigiou o evento. Em sua fala, ele deu as boas-vindas à nova turma de mestrandos, lembrando da relevância da produção científica para quem realiza um mestrado, que pode transcender no âmbito profissional, fazendo diferença. E destacou a produção do livro como um passo importante para o fortalecimento do PPGCA. Lançada pela Juruá Editora, a publicação foi organizada professores doutores Geraldo Milioli (coordenador do programa), Robson dos Santos (coordenador adjunto) e Vanilde Citadini Zanette.
Excelente Aula Magna proferida pelo Prof. Dr. Dimas Floriani! Parabén ao PPGCA pela iniciativa. Sugiro convidá-lo para a Formação Continuada abordando o mesmo tema.