imagem do site

Apresentação

A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) é o evento institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2019, o tema da X SCT UNESC é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", alinhado com a temática da Semana Nacional.

De acordo com o MCTIC, esta temática é adequada a diversidade natural do Brasil, um país continental, com uma grande diversidade de biomas, podendo ser um gerador de recursos e de desenvolvimento. A bioeconomia é um tema aderente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), estando na base de aproximadamente a metade dos ODS, compreendendo desde a segurança alimentar até a garantia de acesso à energia e à saúde.

A bioeconomia consiste em uma oportunidade real e imediata para o avanço econômico e social do Brasil, englobando “toda a cadeia de valor que é orientada pelo conhecimento científico avançado e a busca por inovações tecnológicas na aplicação de recursos biológicos e renováveis em processos industriais para gerar atividade econômica circular e benefício social e ambiental coletivo” (ABBI, 2019).

As soluções inovadoras da bioeconomia, em especial aquelas provenientes do uso das diferentes áreas do conhecimento, fornecem uma contribuição vital na transição das atuais práticas econômicas não-sustentáveis, para sistemas renováveis – a economia circular e de base tecnológica e biológica – aliando inovação e sustentabilidade para a solução dos principais desafios globais, como as mudanças climáticas, a substituição de recursos fósseis, a energia, entre outros. Essa atividade econômica é dependente de pesquisa em biociências, tecnologias, robótica e materiais, visando transformar o conhecimento e as novas tecnologias em inovação para indústria e sociedade.

A X SCT acontece no período de 21 a 25 de outubro de 2019, no Campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Durante a X SCT serão realizados o 19º Seminário de Iniciação Científica; o 11º Salão de Extensão; o 9º Salão de Ensino; o 5º Salão de Pós-graduação; a 6ª Feira de Inovação; o 6º Talento Musical; a 5ª Feira de Ciências; o 4º Bootcamp; o 4º Workshop de Arqueologia; o 2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; o 1º Seminário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana; e a Jornada Empreendedora. O evento é composto por diversas atividades, tais como palestras, minicursos, workshops, oficinas, atrações culturais, apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica, de extensão e de relatos de ensino resultantes das atividades da UNESC e de outras instituições.

Apoio: