Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Em pauta, os direitos das mulheres com câncer de mama

Em pauta, os direitos das mulheres com câncer de mama
Evento faz parte das comemorações dos 25 anos do curso de Direito da Unesc (Foto: Reprodução / Agecom) Mais imagens

“Estamos juntos na luta contra o câncer de mama”. Com esse slogan, a Unesc vem demonstrando seu total apoio a essa importante bandeira, alinhada ao combate permanente à doença que atinge muitas mulheres. Com uma campanha maciça e uma programação recheada com palestras e bate papos educativos, o assunto vem sendo abordado por especialistas e defensores da causa.

Até o fim do mês, a Universidade vem levando adiante as suas mobilizações relacionadas ao Outubro Rosa, com iluminação especial em vários pontos do campus e o canal da Unesc TV no YouTube voltado à transmissão de diversas palestras sobre o tema. De forma online já foram abordadas discussões sobre mastologia, o câncer de mama e estratégias para saúde emocional e o estresse feminino. Muito mais está programado para o resto do mês.

O curso de Direito da Unesc se incorporou a esses momentos de informação às mulheres. Na tarde desta segunda-feira (18/10), foi levantado o tema “Direitos das Mulheres com Câncer”, com a participação da coordenadora do curso de Direito, Márcia Piazza, das professoras Mariana Mazuco Carlessi, Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Rosângela Del Mouro. e da aluna e vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito, Natana Daminelli.

“Este mês simboliza a luta mundial contra o câncer de mama. Neste período se costuma vestir rosa, usar laço rosa e iluminar fachadas com a cor rosa, tempo de conscientização sobre o assunto. No entanto, não é muito comum falar sobre os direitos das pessoas acometidas por essa doença. Pode ser estranho em um primeiro momento falar em câncer de mama e falar em direito mas, muito pelo contrário, o direito começa com o direito fundamental à vida e junto dele traz o direito social, o direito à saúde. Quando falamos em doenças, estamos falando também em medidas políticas e econômicas que o Estado se compromete a concretizar para garantir esse direito” explicou a professora Márcia.

A professora Mariana levantou a discussão sobre a relação entre médico-paciente, tratando da necessidade do diálogo entre as partes para que a enferma possa escolher o melhor tratamento. A docente Mônica Cortina falou sobre o atendimento da prevenção pelo SUS e a Política de Saúde para a mulher. Já a professora Marja Feuser apresentou os direitos trabalhistas para as pacientes com câncer de mama e as Leis que garantem a reconstituição das mamas para as mulheres mastectomizadas. O encerramento da mesa de conversa foi com a educadora Rosângela Del Mouro, comentando sobre as isenções fiscais que estão em vigor, em benefício das pessoas portadoras de câncer.

Para assistir ao conteúdo dessa mesa virtual basta clicar aqui

Campanha

O curso de Direito está neste mês alusivo ao combate ao câncer de mama, com uma campanha solidária para arrecadar lenços de cabeça. Os interessados em participar podem entregar sua doação na coordenação do curso que fica no Bloco XXI-B, 2º piso. No período da manhã das 7h15min às 11h15min e à tarde, das 13h às 17h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de outubro de 2021 às 19:29
Compartilhar Comente

SESMT da Unesc promove curso de reciclagem em segurança do trabalho

SESMT da Unesc promove curso de reciclagem em segurança do trabalho
Funcionários do Horto, do Iparque, da manutenção civil e gestores foram capacitados(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

“Segurança acima de tudo”: esse slogan a Unesc segue à risca. Nesse ritmo, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Universidade, promoveram aos colaboradores, nesta segunda-feira (27/9), a atualização do certificado da Norma Regulamentadora 35 (NR35), que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura envolvendo o planejamento, a organização e a execução, necessário há cada dois anos.

A capacitação e requalificação ocorreu durante todo o dia. Pela manhã os funcionários passaram pela sala de aula, revendo as instruções da NR35 e conhecendo os equipamentos de proteção para a execução de suas atividades. No período vespertino eles passaram para a prática em ambientes reais, enfrentados no dia-a-dia. O primeiro exercício foi descer um rapel vertical no Bloco P. Em seguida, realizaram manobras em escada e escada marinheiro, encerrando os treinamentos em acesso à árvore.

Segundo a técnica em Segurança do Trabalho, Devonete Mariano, os funcionários realizaram exames clínicos e físicos. “Esse curso precisa ser renovado a cada dois anos. Estamos promovendo a atualização e a reciclagem do treinamento para todos que estão em atividade. Eles recebem certificados comprovando que estão aptos para exercer seu trabalho”, explicou.

O curso de capacitação foi ministrado pela empresa RS Tek, através do instrutor e técnico do Trabalho Reginaldo da Silva. Ele apontou que a capacitação e a reciclagem são muito importantes para os colaboradores e gestores. “O mais importante é proporcionar ao funcionário a garantia de um trabalho seguro. Que ele venha trabalhar e volte para sua família seguro. É bom para ele e para a Unesc. O conhecimento da Normativa também ajuda os gestores a cobrarem das empresas terceirizadas, o mesmo nível de segurança na prestação dos serviços”, destacou o instrutor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2021 às 18:36
Compartilhar Comente

Colaboradores participam da 15ª Sipat na Unesc

Colaboradores participam da 15ª Sipat na Unesc
Abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho foi realizada com palestra do endocrinologista Daniel Meller (Fotos: Mayara Cardoso/ Reprodução) Mais imagens

Os distúrbios hormonais em homens e mulheres e a relação destes com o rendimento na atuação profissional diária foram assunto, nesta segunda-feira (27/9), na abertura da 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da Unesc. O tema foi abordado pelo professor e médico endocrinologista Daniel Meller Daltoé. O evento é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unesc (Cipa) e segue com programação até sexta-feira (1º/10).

A abertura oficial da agenda de atividades contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta. Ao comentar sobre os projetos institucionais em vigor, a reitora destacou a defesa da Instituição pelo ambiente de trabalho produtor de resultados, mas, principalmente, de saúde e felicidade. “Desejo a todos uma excelente semana de reflexões, diálogos e novas perspectivas advindas destes momentos de imersão. Todos os temas, cuidadosamente pensados pela nossa equipe, estão fantásticos. Todos me produzem muito significado enquanto trabalhadora e farão a diferença a todos que participarem”, destacou.

Participaram da mesa de autoridades da abertura a presidente da Cipa, Vanessa Medeiros; a vice-presidente, Neusa Aparecida Biz Tavares; o coordenador do Serviço especializado em Engenharia de Segurança e Medicinas do Trabalho (SESMT), professor Édson Luiz Da Silva; a Médica do Trabalho do SESMT, Mariana De Oliveira Pressado Macarini De Souza; e a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Mariléia Maciel.

Ao longo dos próximos dias, as atividades preparadas abordarão temáticas que envolvem desde biossegurança, direção defensiva, a importância dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), inteligência emocional, dependência digital até técnicas de relaxamento e utilização da aromaterapia no ambiente de trabalho, entre muitos outros. Os encontros são realizados de forma virtual, por meio de salas no Google Meet. Para acessar, basta realizar a inscrição por meio do site www.unesc.net/proadh.

Confira abaixo a programação para a Semana:

Terça-feira (28/9)

10 h - Biossegurança durante a pandemia de Covid-19 – Residente Ana Claúdia Rodrigues Candido

14h30 - Importância dos EPCs: Salve sua vida se protegendo – Professor Vilson Bristot

17h - Segurança Doméstica - Professor Sérgio Bruchchen

Quarta-feira (29/9)

10h - Direção defensiva e aspectos legais do trânsito – Tenente Coronel Sandi Murís de Medeiros Sartor

14h30 - Dependência Digital X Impactos na falta de atenção – Professora Luana dos Santos

18h - Reunião com propósito: Planejamento e avaliação – Professor Diogo Morais

Quinta-feira (30/9)

10h - Controle e inteligência emocional na resolução das adversidades – Professora Rosimeri Vieira

14h - Técnicas de relaxamento e aroma terapia aplicada ao ambiente de trabalho – Enfermeira Madalena Santiago

Sexta-feira (1º/10)

14h - A eficiência da comunicação no ambiente corporativo para prevenção de acidentes – professor Denis Luciano

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2021 às 16:50
Compartilhar Comente

Professores e funcionários da Unesc vão escolher seus representantes na CIPA para 2020 e 2021

Professores e funcionários da Unesc vão escolher seus representantes na CIPA para 2020 e 2021
Eleição ocorre nesta terça e quarta-feira (16 e 17/11) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Chegou a hora do voto na Unesc. Nesta terça e quarta-feira (16 e 17/11) os professores e funcionários da Universidade elegem seus representantes na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para a gestão 2021-2021. Para tornar a eleição válida, será necessário que 50% mais um dos eleitores compareçam às urnas, que abrem das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 19h30.

Até o momento pouco mais de 270 funcionários e professores já exerceram a opção do voto. Até a noite de quarta-feira será necessário pouco mais que o dobro para validar as escolhas. “Neste ano precisamos do comprometimento de todos. Com alguns colaboradores e professores em casa o engajamento necessário se faz ainda maior”, destaca a presidente da CIPA, Ana Paula Locatelli.

Nesta eleição são dez candidatos aptos a ocupar sete vagas, sendo três titulares e quatro suplentes. A gestão da CIPA fica completa com mais sete indicados pela Reitoria, também com três titulares e quatro suplentes. “Os eleitos serão responsáveis por fiscalizar todo o campus, também realizando ações de prevenção de acidentes. É uma importante comissão, não só por lei, mas sim por um grupo ativo neste restante de 2020 e no ano de 2021”, completa a presidente.

A eleição conta com três urnas, duas fixas e uma itinerante. Para exercer a opção do voto o colaborador e professor podem procurar as unidades do Bloco Administrativo e Bloco S. Neste primeiro dia a urna móvel contempla o Iparque (Parque Científico e Tecnológico). No segundo dia ela estará pelo campus da Universidade.

Conheça dos candidatos e seus número:



A expectativa é que o resultado venha a ser divulgado na quinta ou sexta-feira (19 ou 20/11). Se o total necessário de votos não for atingido a eleição será repetida nas próximas semanas. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de novembro de 2020 às 14:45
Compartilhar Comente

Começou a 14ª Sipat Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Unesc

Começou a 14ª Sipat Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Unesc
Com mais de 600 inscrições, evento ocorre até sexta-feira (25/9) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O tema “gestão de riscos” pautou a abertura da 14ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), um evento norteado pela segurança do trabalhador, saúde e qualidade de vida. Para o evento, diante do isolamento social, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) preparou palestras online, distribuídas entre segunda e sexta-feira (21 a 25/9). “Mesmo com o cenário apresentado pela Covid - 19 esta iniciativa não foi suspensa. É um momento diferente sim, virtual, mas absolutamente repleto de aprendizagem e possibilidades. Toda empresa com CIPA constituída, neste caso uma Universidade, deve realizar anualmente sua Semana Interna. As medidas de segurança nunca foram tão importantes, e estão se tornando cada vez mais. Certamente a Sipat contribuirá para isso”, evidenciou a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta.

O evento de abertura foi ministrado professor, engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho e ex-bombeiro da Força Aérea Brasileira, Jackson Luiz Jarzynski. Abordando o tema “gestão de riscos”, o palestrante discorreu sobre prevenção, ética, legislação, ambiente de trabalho, confiança, relações, valorização profissional e o mundo VUCA (Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). 

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Ao longo da Semana serão oito palestras online e mais de 600 pessoas já estão inscritas para participar. “O funcionário da Unesc está convidado a presenciar este momento conosco. O cadastro pode ser feito em Unesc.net/Proadh. Temos uma programação pensada com bastante carinho e repleta de conhecimento sobre assuntos de importante relevância, visando a saúde e a qualidade de vida”, convidou a presidente da CIPA, Ana Paula Locatelli.

Conforme a secretária da Comissão, Carla Roberta Duarte Cardoso, será possível acompanhar as palestras em um espaço reservado para colaboradores que não dispõem de um computador em seu trabalho. Uma sala higienizada e organizada estará disponível em cada evento. “São palestras pensadas para agregar conhecimentos pontuais, que ganham destaque no momento em que vivemos. Pensado para ser um evento diferente, o colaborador pode acompanhar de casa ou do trabalho. Não poderíamos deixar de realizar a Sipat neste ano”, destacou.  

A abertura também contou com a participação da coordenadora do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Mariléia Maciel, e do presidente da Aprofucri (Associação de Professores e Funcionários da Fucri) e engenheiro de Segurança e Medicina do Trabalho, Edson Luis da Silva. 

Programação

Terça-feira (22/9)

  • 9 horas: Biossegurança
  • 14 horas: Animais peçonhentos
  • 19 horas: Ergonomia

Quarta-feira (23/9)

  • 14 horas: Direção defensiva
  • 16 horas: saúde mental

Quinta-feira (24/9)

  • 15 horas: Acidentes domésticos 

Sexta-feira (25/9)

  • 15 horas: o sentido do trabalho e o trabalho do sentido

A Sipat é organizada pela CIPA, Sesmt , DDH e Reitoria da Unesc.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2020 às 16:37
Compartilhar Comente