Sobre

O Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos realizou de 2016 a 2018 (março) um trabalho envolvendo eixos relacionados à negritude, à diversidade sexual/gênero e às pessoas com deficiência através de projetos de extensão/pesquisa e da promoção de ações pelo campus que divulgasse o respeito e a diversidade existente. Em 2017, ainda, a UNESC assinou o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos (celebrado entre o Ministério de Justiça e Cidadania e o Ministério da Educação e Cultura) que previa a construção de um Plano de Ação que levasse a discussão da temática dos direitos humanos nos eixos de ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência e, principalmente, promovesse o respeito às diversidades e a cultura de paz.

A atual gestão da Universidade, que assumiu em junho de 2017, fez sua campanha realizando fóruns com acadêmicos, professores/funcionários e comunidade externa que, dentre as demandas apresentadas, estavam justamente questões relacionadas as diversidades.

A Universidade já atua transversalmente com a temática das diversidades por meio de diversas ações como, por exemplo, o Centro Especializado em Reabilitação – CER II (pactuação SUS), Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde – NUPREVIPS (parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma), Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem - SAMA, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias – NEAB, Núcleo de Saúde Coletiva, Comissão de Valores e Meio Ambiente e Ânima.

A Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas surge, então, de maneira colegiada, no intuito de fortalecer as ações desenvolvidas por esses programas e interligar as que muitas vezes não eram conhecidas por todos os atores envolvidos nos processos.

Missão

Promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz.

Objetivo Geral

Criar e fortalecer uma política institucional que articule ações de caráter transversal e de indissociabilidade do ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência, que promovam a valorização da diversidade e da cultura de paz em diálogo permanente com a comunidade interna e externa.

Objetivos Específicos

Contato

E-mail:
secdiversidades@unesc.net
Telefone:
(48) 3431.2774
Local:
Bloco Administrativo, Sala 14

Veja como chegar

Acesse o mapa e veja como chegar em nossas estruturas

Conheça a Unesc

Clique aqui e saiba mais sobre a Unesc.