Sobre a Unesc

 

Missão

A Unesc tem como missão "educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida".

Visão de futuro

"Ser reconhecida como uma Universidade Comunitária, de excelência na formação profissional e ética do cidadão, na produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, com compromisso sócio-ambiental".

Histórico

Em sessão plenária de 17 de junho de 1997, o Conselho Estadual da Educação aprovou, por unanimidade, a transformação de Unifacri (União das Faculdades de Criciúma) em Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Como missão, a Unesc definiu, na época: "promover o desenvolvimento regional para melhorar a qualidade do ambiente de vida", tendo a Fucri como mantenedora.

Gestão

A gestão promovida pela reitora Luciane Ceretta, eleita em 2017 pela comunidade acadêmica, parte dos seguintes princípios: sustentabilidade financeira, inovação, excelência acadêmica, internacionalização, participação comunitária, valorização das pessoas, respeito às diversidades, atenção ao estudante, meio ambiente e ensino a distância.

Graduação

de 1980, quando foram implantados os primeiros cursos de Pós-Graduação Lato Senso na Unesc, já foram oferecidos mais de 150 cursos nessa modalidade, formando aproximadamente 4 mil especialistas, atualmente há 5 cursos na Área do Direito, 8 na Área da Educação, 7 na Área Empresarial, 4 na Área de Engenharia e 7 na Área da Saúde. Em 2002, a Universidade teve seu primeiro Mestrado próprio: Ciências Ambientais - recomendado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em 2004 mais dois Mestrados próprios foram recomendados pela Capes: Educação e Ciências da Saúde. Em 2006, a Capes aprovou o Doutorado em Ciências da Saúde na Unesc, com concentração predominantemente na área de biomedicina.

Pesquisa

Unesc entende que a Pesquisa é uma dimensão própria da Universidade, sem a qual o próprio sentido de Universidade se perde. Assim, estimula e fortalece o desenvolvimento da pesquisa nos vários níveis de sua atuação, como uma forma estratégica de garantir a sua consolidação enquanto Universidade. Cinco grande áreas são englobadas nas Pesquisas desenvolvidas por meio da Unesc: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

Extensão

Projetos permanentes desenvolvem as atividades de extensão de interesse das Unidades Acadêmicas (UNAs) da Unesc, estimulando e garantindo o envolvimento acadêmico na discussão e nos encaminhamentos das demandas da comunidade. Além das atividades esportivas e culturais, a Unesc oferece também 16 cursos de extensão.

Colégio Unesc

Estando inseridos no contexto da Universidade, os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio do Colégio Unesc utilizam a ampla estrutura da Unesc. Assim, enfatiza-se o aprendizado focado nas áreas cultural, esportiva e científica, com livre acesso à biblioteca, a todos os laboratórios e ao complexo esportivo de que a Unesc dispõe.

IPAT

O Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas da Unesc é um grande avanço no tocante à pesquisa científica e provedor do desenvolvimento regional para melhorar a qualidade do ambiente de vida. Dispõe de 14 Laboratórios que alicerçam a Universidade no desenvolvimento de pesquisas internas e externas e na prestação de serviços para empresas da região.

Agência

A Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc promove a articulação entre as potencialidades da Universidade e as demandas da sociedade. Busca a captação de recursos e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento regional e sustentável da Instituição.

Graduação

Ementas bem planejadas, professores altamente qualificados, salas de aula equipadas e laboratórios estruturados fazem com que nossos cursos sejam bem conceituados pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, em nossa universidade há 36 cursos de graduação e 7 cursos tecnológicos, todos com ênfase na excelência em educação superior.

Confira a lista completa dos nossos cursos

Convênios

O setor de Cooperação Internacional tem como atribuições orientar e acompanhar as ações de parceria, os convênios com Instituições de ensino e organizações estrangeiras, bem como nacionais de fomento à cooperação internacional, as atividades administrativas da Assessoria para Assuntos Internacionais, a divulgação das informações no meio acadêmico em relação aos convênios, intercâmbios, cursos, estágios, bolsas de estudos e programas de Instituições governamentais e não governamentais estrangeiras, e o programa de acomodação de estudantes estrangeiros em casa de família.

Meio Ambiente

A Unesc acredita na correta destinação dos resíduos sólidos nas rotinas universitárias. Para tanto, desenvolve ações de coleta seletiva, compostagem e de reciclagem, por meio do Programa de Educação e Gestão Ambiental - Pega -, e de laboratórios específicos do Ipat. A intenção é cativar a cultura de consciência ambiental de cada cidadão.