Reitoria

Presidente do Conselho Nacional de Educação leva reflexões à Formação Continuada da Unesc

Presidente do Conselho Nacional de Educação leva reflexões à Formação Continuada da Unesc
Corpo docente da Universidade lotou o auditório Ruy Hülse para palestra de Luiz Roberto Curi (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O cenário nacional no que diz respeito à educação sob os mais variados aspectos foi assunto, na noite desta terça-feira (11/2), no evento que abriu oficialmente as atividades de Formação Continuada da Unesc. O tema foi abordado pelo Presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Curi, palestrante da noite, diante do auditório Ruy Hülse lotado pelo corpo docente da Universidade. A ação oficializou o início de uma série de atividades a serem realizadas ao longo da semana com foco na formação dos professores.

Ao levantar dados e comparações sobre diferentes temáticas, Curi salientou a necessidade da mudança não só no ensino, mas também nas suas formas de avaliação. “É fundamental que os indicadores regulatórios sejam completamente transformados em indicadores avaliativos de estímulo institucional. É imprescindível que a política regulatória dê margem à política institucional e que esta coloque como fator essencial em seu processo a transformação da sociedade a inclusão do cidadão e a geração de emprego”, salientou o presidente.

A oportunidade de estar entre uma plateia de professores e poder conhecer de perto a Unesc, conforme Curi, lhe oportunizou uma visão ainda mais positiva da Instituição. “Nós já conhecíamos a boa reputação da Universidade e pude vivenciar essa reputação hoje, conhecer melhor e qualificar a expressão ‘comunitária’. De fato, a Unesc tem um exemplo muito grande a dar para a região Sul e para o país. Vocês devem sentir orgulho de integrar uma Instituição como essa”, pontuou ainda.

Motivação e compromisso

Convocando o corpo docente da Universidade a encarar com todo o ânimo e dedicação mais um ano de grandes desafios, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de destacar o papel especial da Universidade por seu caráter comunitário, evidenciado pelo palestrante. “Vocês estão convidados a seguir conosco nesse processo de iniciar, no dia 26 de fevereiro, todos os nossos cursos operando na sua melhor capacidade. A nós, muito mais do que apenas ensinar, cabe a responsabilidade de formar, transformar e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental da nossa região”, enfatizou Luciane.

A mensagem deixada pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, foi de que o corpo docente participe cada vez mais ativamente do processo de formação continuada, inclusive sugerindo temáticas dos encontros que acontecem ao longo de todo o ano. “A formação permanente é elemento crucial para que possamos repensar as práticas, os currículos, transformá-los, a medida que escolhemos as mudanças que faremos, e efetivá-los. Peço que, sobretudo, as suas salas de aula sejam transformadoras para os alunos que vem até aqui em busca de concretizar seus projetos de vida”, destacou.

O encontro, para a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, marcou oficialmente o início de um ano de muitos desafios, entre os o de “desacomodar”. “É o momento de olharmos para a prática e pensar, juntos, de que forma é possível fazer com que a Instituição Comunitária seja cada vez mais e melhor. Fica o nosso pedido de que cada um de nós, enquanto professores, estejamos preocupados com a qualidade da aplicação da atividade profissional. Que possamos ter clareza do projeto pedagógico do curso no qual estamos inseridos, de como esse projeto conversa com o Plano de Desenvolvimento Institucional e com a missão da Universidade, além de como o nosso próprio fazer docente se relaciona com todo esse cenário”, apontou.

A mesa de autoridades do evento contou ainda com a presença do vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, e da gerente regional de Educação, Ronisi Cristina Agostinho Silva Guimarães.

Programação

As atividades do Programa de Formação Continuada da Unesc seguem até sexta-feira abordando assuntos como universidade saudável, curricularização da extensão, comunicação corporativa, uso de tecnologia em sala de aula para aprendizagem efetiva, interação e mediação docente nas disciplinas a distância, aprendizagem baseada em problemas e baseada em projetos, entre outros. Confira aqui a programação completa. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de fevereiro de 2020 às 23:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário