Reitoria

Mostra Infanto-juvenil e homenagens aos pioneiros da dança marcam o último dia do 20º Unesc em Dança

Mostra Infanto-juvenil e homenagens aos pioneiros da dança marcam o último dia do 20º Unesc em Dança
Evento trouxe mais de 880 bailarinos ao palco do Teatro Elias Angeloni (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 20ª edição do Festival Unesc em Dança encerrou neste domingo (1º/12), após três de uma programação com oficinas, rodas de conversa e palestra com profissionais renomados e apresentação de 60 coreografias nas Mostras Sênior e Infanto-juvenil. O evento, considerado o maior do gênero no Sul de Santa Catarina, levou ao palco do Teatro Elias Angeloni, mais de 880 bailarinos de dez municípios das regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá.

Em 2019, o festival completa 20 anos de história como um incentivador da cultura, do trabalho e do talento dos artistas. O Unesc em Dança não tem caráter competitivo e se preocupa com a difusão da cultura e com a formação pedagógica dos profissionais da dança, além de atuar na formação de plateia.

 

Ao longo de sua história, milhares de pessoas passaram pelo evento para apreciarem as apresentações. Na tarde deste domingo, Adriana Cardoso da Rosa, de Santa Rosa do Sul, veio pela primeira vez ao Unesc em Dança e não escondeu o encanto pelo espetáculo presenciado. “Não imaginava que fosse tão lindo. É um evento grande e está aqui tão pertinho da gente. No ano que vem virei novamente”, comentou. Adriana acompanhou a estreia da filha Manuela, de 11 anos e da neta Amália, de sete anos.

Evento construído coletivamente


A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, salientou o sucesso do evento e a importância da equipe que fica nos bastidores, do público que se fez presente para prestigiar o trabalho e o talento de estudantes de escolas da região e seus professores, além dos profissionais da dança. “Esse 20º Unesc em Dança foi fantástico. Estamos celebrando com muita alegria essa edição histórica, construída com um trabalho coletivo. O sucesso do festival é o resultado de uma Universidade Comunitária forte, que cumpre a sua missão e eleva a cultura e a arte na região”.



A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, também comemorou o sucesso do evento e os seus 20 anos. Segundo ela, o festival é uma das grandes ações da Universidade na região e faz parte do trabalho em prol do desenvolvimento cultural do Sul do Estado. “Vamos continuar incentivando o desenvolvimento dessa potência de transformação da vida e das pessoas”.  

Menções e homenagens


A banca avaliadora do festival foi formada pelos professores de dança Bianca Scliar, de Florianópolis, Susan Bortoluzzi Brogni, de Nova Veneza, Stanley Anacxagoras Carvalho, de Blumenau e Roberto Skiante, de Florianópolis. Eles avaliaram as 46 coreografias apresentadas neste domingo no Teatro Elias Angeloni e definiram os vencedores das menções como Bailarino(a) Destaque, Grupo Revelação e Coreografia Destaque.

No primeiro quesito, Weliton Zuchinalli (Fundação Cultural de Criciúma) e Poliana Ronconi (Studio de Dança Sônia Severo) receberam a menção honrosa. O Grupo Revelação foi o Criarte Espaço de Dança da Escola João Moro. Já a Coreografia Destaque ficou com três das 46 apresentadas: Geração 80, do Studio Sônia Severo; Druidas (Centro Social Urbano Ballet) e Ramayana (Corpo e Movimento).

A bailarina, professora e doutora em Artes e Filosofia, Bianca Scliar, fez parte da banca avaliadora e elogiou o evento e o desempenho dos grupos. Segundo ela, iniciativas como o Unesc em Dança tem um papel importante para a arte e para a cultura e para todos os envolvidos nelas. “Nós não fomos avaliadores, mas apreciadores do trabalho feito nesta região. Hoje, no último dia do evento, gostaria de destacar o que vimos que está sendo feito nas escolas por professores de arte em vários municípios. Isso é de extrema importância para a formação destas crianças e adolescentes”.

Para encerrar a edição de 20 anos do Unesc em Dança, a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, entregou uma homenagem aos profissionais pioneiros da dança na região. Receberam a deferência: Valter Savi (criador do Unesc em Dança); Maxwell Sandeer Flor; Susan Bortoluzzi Brogni; Viviane Candiotto; Anderson Felisberto; Raquel Nunes; Sônia Severo; Mirian Rizzatti; Paula Gregório Gonçalves; Renata Possamai e Sônia Medina.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de dezembro de 2019 às 20:53
Compartilhar Comente

Deixe um comentário