Reitoria

Ideias vencedoras do Inova Criciúma recebem primeira parcela dos recursos do projeto

Ideias vencedoras do Inova Criciúma recebem primeira parcela dos recursos do projeto
Cinco das empresas selecionadas no programa municipal serão assistidas pela Unesc ao longo dos trabalhos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Inova Criciúma, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso, chegou nesta sexta-feira (29/11) a sua quarta etapa. Após seu lançamento, a seleção das ideias e divulgação dos vencedores, nesta data foi realizada a assinatura do Termo de Outorga e a liberação da primeira, das três parcelas de recursos. A Unesc, como grande apoiadora do projeto, esteve na solenidade que marcou esta etapa no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal.

Com a entrega dos recursos foi dada a largada para a execução e aperfeiçoamento das dez ideias vencedores do processo seletivo. O propósito do projeto é que, utilizando do recurso financeiro disponibilizado e com apoio de instituições de ensino, sejam realizadas a implantação, expansão e a reativação de empreendimentos ou projetos empresariais, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do município.

Dentre a dezena de propostas aprovadas, cinco serão incubadas na Unesc, ou seja, assistidas pela instituição ao longo de um ano, tempo de duração do Inova Criciúma. Entre os grupos felizardos por contarem com a estrutura da Universidade em prol dos seus negócios está a Regenere Feridas, empresa criada pelos sócios Paulo Silveira, Tiago Silveira e Felipe Bagio. Formados nas áreas de Fisioterapia e Educação Física, os profissionais vislumbraram, no problema da dificuldade no tratamento de feridas, a possibilidade de um novo negócio.

Conforme Paulo, que é pesquisador da área de feridas, este é um dos problemas que mais atinge a população, em especial a mais carente. “Desta forma criamos um protocolo de atendimento que tem como diferencial a participação do fisioterapeuta no tratamento. Nosso objetivo é fazer com que esse serviço possa ser oferecido pelas prefeituras, por meio do Sistema Único de Saúde para levar a nossa solução para cada vez mais pacientes”, explica.

Para tornar a ideia cada vez mais acessível para a comunidade o grupo trabalhará ao longo do próximo ano com a mentoria da Unesc. “Para nós esse apoio vai ser tudo. Temos a experiência na área da saúde, mas a administração ou a publicidade do negócio, por exemplo, nós não dominamos. Podemos dizer que estar encubado na Unesc não será um ‘empurrãozinho’, mas, sim, o ‘empurrãozão’ de que precisávamos”, garante.

Grandes expectativas

Um dos profissionais que acompanhará de perto as empresas encubadas na Universidade é o assessor de inovação da Instituição, Paulo Priante. Para Paulo, a noite desta sexta-feira marca um momento e tanto para os empreendedores envolvidos, para a cidade e para a região de forma geral. “Com essa rede de apoio a cidade vem se construindo para o futuro. Essas ideias apoiadas hoje servirão para avançar e conectar todo esse ecossistema de inovação, que vai transformar o que virá pela frente”, comentou.

O gerente do Escritório de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit, também marcou presença no evento que, conforme ele, reforça o compromisso da Universidade no cenário de inovação. “Nós temos uma presença forte nesse cenário e mais uma vez fazemos parte de um grande projeto. A Universidade utilizará sua expertise em prol dessas ideias. Temos a convicção de que a mentoria oferecida oferecerá a qualificação necessária para transformar as ideias em soluções e negócios”, acrescentou.

Conheça as empresas que serão assistidas pela Unesc:

KLS
Idebando
Dotfile
Marcos&Willian
Regenere

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2019 às 22:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário