Reitoria

Evento marca lançamento de documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”

Evento marca lançamento de documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”
Atividade realizada na Unesc fez parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Emoção, compartilhamento de experiências e sentimentos e muito engajamento. Assim foi a noite desta quarta-feira (27/11) no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, no evento que marcou o encerramento das atividades alusivas à passagem do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Levantando o tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”, o evento, organizado pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias) e pela Secretaria de Diversidades e Ações de Políticas Afirmativas, contou com extensa programação ao longo de todo o dia, sendo encerrado com o lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze” seguido de uma roda de conversa sobre “Protagonismo Negro”. A abertura das atividades ficou por conta de uma apresentação de dança das crianças do segundo ano do Colégio Unesc.

O material lançado oficialmente nesta noite é fruto da dedicação e do envolvimento de dezenas de pessoas ao longo dos últimos meses e em breve estará disponível no site da Universidade. Ele foi construído com o envolvimento da Unesc TV, do Neab, da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e da Ong Voz do Gueto e tem o objetivo de mostrar a história contemporânea dos negros brasileiros e suscitar a reflexão sobre desigualdade e direitos humanos. Ao final da exibição nos telões a público presente aplaudiu de pé ao que assistiu.

Para a integrante Neab, Janaina Damásio Vitório, a noite serviu um divisor de águas no entendimento das pessoas que estão inseridas e pretendem se inserir na luta antirracista. “O vídeoclipe e documentário trouxeram elementos para os negros e não negros poderem reavivar e compreender em uma nova perspectiva o real significado do Racismo Estrutural. Se nós compartilhamos ali nossas lutas, mesmo sendo algo que mexe com o nosso íntimo, é porque é dessa forma que vamos conseguir conscientizar e fazer, iniciando por nós mesmos, a diferença nesse cenário”, salientou.

Compartilhamento e união

Integraram o grupo de convidados especiais para o debate da noite o repórter EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias. Com espaços para suas ponderações e compartilhamento de experiências, cada um, diante do cenário em que vive, destacou opiniões e informações importantes em prol da luta conjunta.

Conforme Edsol, é emocionante participar de um encontro como esse. “Quando nós decidimos unir forças para ainda mais estarmos juntos na luta incansável por aquilo que merecemos, assim como hoje, percebemos ainda mais o quanto somos fortes. O atleta corre tanto atrás do ouro que acaba esquecendo que o bronze também é tão nobre, rico, como o negro, que tem muito valor”, comentou.

Após as falas dos convidados a plateia também pôde deixar sua mensagem e avaliação do encontro. Na oportunidade, a professora Emili Deisi dos Passos Simão, compartilhou com o grupo o sentimento de motivação ao assistir o documentário tão bem produzido e estar entre o debate da noite. “Diante de tudo isso hoje eu vi que não posso parar. Eu me sinto cansada, mas tenho filhos que estão aí e não devem passar o mesmo. Nós, mães, somos guerreiras de bronze e somos a base. Precisamos lutar para os nossos filhos e sermos exemplo. Eu digo para eles que não somos mesmo iguais. Somos diferentes e cada um tem a sua luta. Essa é a nossa”, destacou.

De acordo com a enfermeira do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, Maria Madalena Santiago, que também fez questão de acompanhar o lançamento, a oportunidade também ascendeu em seu coração o desejo de buscar ir além no que diz respeito à conquista de espaços. “Não tem como nós não nos emocionarmos e nos identificarmos com muitos desses relatos ouvidos hoje. Mesmo diante de tantas batalhas enfrentadas, tenho muito orgulho de estar aqui e presenciar cada fala feita com o coração. Isso fez com que a partir de hoje tenha nascido uma vontade ainda maior de me posicionar como mulher negra e lutar pelos nossos espaços”, compartilhou com os presentes.

Emocionada, a representante da reitoria da Unesc, assessora do gabinete Tatiane Macarini, agradeceu o envolvimento e a presença de cada uma das pessoas que esteve no auditório. “Esse momento tem muito valor. Ver tudo isso me dá a vontade de criar um mundo novo. Juntar as pessoas que não aguentam mais ver e sentir essa intolerância, esse preconceito e todos os sentidos”, comentou. Mesmo sendo considerada esperançosa demais, conforme Tatiane, seu sonho é ver um cenário diferente muito em breve. “Eu tenho de verdade esse sonho e tenho a certeza de que todos nós podemos contribuir para que se torne realidade. Precisamos começar dentro das nossas coisas, nas coisas mais simples, e levarmos adiante em cada ambiente em que estivermos. Estamos juntos sempre e esse luta é nossa”, destacou.

União de esforços

O evento teve a organização do Neab e da Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, com o apoio do Colégio Unesc, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação), dos cursos de Ciências Contábeis, de Administração, de Pedagogia, de História, de Geografia, de Biomedicina e de Engenharia Química, da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, do Setor de Eventos, do Setor de Arte e Cultura, do Colégio Unesc e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos.

A música

A canção “Guerreiros de Bronze” que ganhou versão em vídeoclipe aborda pautas e o cotidiano de pessoas descriminalizadas pela sociedade e que lutam pelo seu espaço e lugar de fala.

A música é de autoria de Alex Gabriel Rodrigues e Rinaldo Emílio de Andrade. A iniciativa para a participação da Unesc no projeto partiu de Rodrigues, que por sua atuação como educador social e participante da ONG Voz do Gueto, conhecia o trabalho da Secretaria de Diversidades e procurou nela o apoio para a produção.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2019 às 23:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário