Reitoria

Futuro do trabalho, inovação e empreendedorismo dão o tom do primeiro dia da ExpoMais

Futuro do trabalho, inovação e empreendedorismo dão o tom do primeiro dia da ExpoMais
CEO da Printi, Hugo Rodrigues, apresentou modelo que favorece pequeno e médio empreendedor (Fotos: Assessoria ExpoMais) Mais imagens

A 4ª ExpoMais teve o primeiro dia com uma programação extensa, com palestras, painéis e compartilhamento de informações com profissionais de empresas que atuam no mercado nacional, lideranças da economia e profissionais da região Sul catarinense. Futuro do trabalho, inovação, empreendedorismo, tecnologia, e-commerce, gestão e atendimento ao cliente foram alguns dos pontos trabalhados ao longo da extensa programação desta quarta-feira (25/9), que começou com a abertura oficial do evento, com a presença de representantes dos cocriadores da ExpoMais, como a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O evento é fruto da cocriação entre instituições de ensino e entidades empresariais e teve a primeira edição em 2016. O foco dela é abordar temas atuais e relevantes, a partir dos eixos: Marketing, Administração, Inovação e Sinergia.

Entre os palestrantes desta quarta-feira à noite, chamou a atenção um tema em comum: como a tecnologia pode ajudar a vencer a “dor”, no caso, as dificuldades que os clientes enfrentam, e como as empresas podem levá-los a vencer esses obstáculos com práticas inovadoras.

Na primeira palestra da noite, o diretor de Inovação da Duratex, Daniel Franco, falou também sobre os erros e acertos da empresa que atua no mercado de pisos laminados, painéis em madeira, revestimentos cerâmicos, louças, metais sanitários e duchas e torneiras, durante a palestra “O que aprendemos com as startups”.

Ao abordar a experiência da Duratex na aproximação com as startups, por meio de programas como o Garagem Duratex, Franco lembrou que a realidade de cada empresa é diferente, ressaltando que é preciso analisar para onde o esforço deve ser canalizado. Mas nem sempre há tempo para isso e nesse cenário, aparecem as startups, que com o uso da tecnologia podem, por exemplo, criar soluções para o maior problema do setor de construção: os transtornos trazidos por uma obra. “E aqui na região de Criciúma, encontramos empresas fantásticas, como a Ceusa, em Urussanga, e a Portinari (marcas e plantas adquiridas pela Duratex), com inovações incríveis, muitas delas através de startups”, comenta.

Já o CEO da Printí, Hugo Rodrigues, encerrou a noite apresentando as experiências da filial da empresa montada em 2012 no Brasil e como ela se posicionou no mercado para ir além de uma gráfica online e passar a ser uma plataforma de online de serviços de impressão, pensada especialmente para atender a micro e pequenos empreendedores. Na palestra “Um novo modelo de negócio a favor do empreendedor brasileiro”, Rodrigues contou a história da Printi, que decidiu aplicar tecnologia própria para oferecer do e-commerce à produção, um custo unitário menor e preços competitivos para pequenas tiragens.

Essas características levaram a empresa à marca de 2 mil pedidos por dia. “Aumentamos o portfólio e fomos pioneiros no Web2Pack (pedidos de embalagens). Assim, conseguimos ajudar os empreendedores a se profissionalizar, através da personalização”.

O CEO da Printi ainda respondeu perguntas da plateia, falou sobre logística de entrega e da importância do atendimento ao cliente também no pós-venda. “Quando você trabalha com personalização, cria uma expectativa grande no cliente e por isso, a Printi atua com três grandes times: comercial, produção e de relacionamento. Temos um SAC próprio e utilizamos algumas ferramentas de comunicação entre o pós-venda e a produção. Investimentos bastante no time de pós-vendas, porque o que funciona para nós é a recorrência. Se o cliente não volta mais é muito ruim, porque trabalhamos com um ticket médio pequeno. Investimentos em pós-vendas, atendimento de mídias, monitoria de outros canais e eu, como diretor, acompanho diariamente como estamos atendendo o cliente”, revela.

Programação recheada de conhecimento

No primeiro dia de atividades, passaram pela ExpoMais nomes como o CEO da Exboss, Alexandre Pellaes, para abordar o “Futuro do Trabalho”; o Founder & Chairman da Wine.com.br, Rogério Salume, para apresentar o “Case WINE, inovando no e-commerce” e o Conselheiro do CRA/SC e proprietário da VIOS Tecnologia, João Alfredo Campos Junior, para tratar sobre “Administração da Inovação”.

A programação desta quarta-feira ainda contou com painéis com troca de ideias e experiências sobre “Inovação aberta nas organizações”, com a participação do diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco, com o líder de inovação do laboratório de P&D da SAP Labs Latin America, Matheus Souza, com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo e com a fundadora da Modify Inovação Corporativa, Evelin Bicca.

O painel sobre “Transformação Digital” teve a participação do diretor técnico Sebrar/SC, Luciano Pinheiro, do professor doutor em Educação do Senac/RS, Augusto Niche, do Consultor nas áreas de Gestão da Inovação, Criatividade e Design de Futuros no IEL/RS, Cristiano Borges Franco e da especialista Digital do Sicredi, Camila Luconi Viana.

Confira a programação desta quinta na Expomais

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing da Unesc, com colaboração de Andréia Limas, da Assessoria de Imprensa da ExpoMais

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de setembro de 2019 às 10:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário