Reitoria

Expomais 2019 é oficialmente aberta com a presença de autoridades

Expomais 2019 é oficialmente aberta com a presença de autoridades
Atividades seguem até esta quinta-feira (26/9) com extensa programação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A edição de 2019 da Expomais já começou em ritmo acelerado. Com abertura realizada no início da tarde desta quarta-feira (25/9), a programação iniciou com a palestra “Futuro do Trabalho”, ministrada pelo CEO da Exboos, Alexandre Pellaes. A cerimônia de abertura das atividades contou com a presença de representantes das instituições cocriadoras e apoiadoras do evento, entre elas a Unesc, representada pela reitora Luciane Bisognin Ceretta.

A Expomais chega em sua quarta edição reunindo profissionais dos mais variados segmentos em busca de conhecimento nas temáticas Marketing, Administração, Inovação e Sinergia por meio de palestras, painéis, cases e labs. Os ingressos para o evento foram comercializados ao longo dos últimos meses e se esgotaram no início da semana.

“Futuro do Trabalho”,

A primeira palestra da programação da Edição de 2019, conduzida por Alexandre Pellaes, deixou os participantes pensativos do início ao fim. Fazendo a diferenciação do significado de “trabalho” e “emprego”, Pellaes destacou a importância do entendimento da real diferença entre os termos. “Isso é o que de principal quero vocês levem desse nosso encontro. Nós precisamos fazer a separação do que é emprego e do que é trabalho para que possamos decidir o que vamos fazer de cada uma dessas situações por nós”, destacou.

De acordo com Alexandre, o trabalho significa a relação com o mundo por meio da ação incerta, imprevisível, complexa e realmente produtiva. Já o emprego, de acordo com o palestrante, trata-se de relação com um empregador ou líder hierárquico, algo linear, previsível, simplificado e falsamente produtivo.

“Desde pequenos somos ensinados a entender essa questão de maneira distorcida. Nós costumamos conversar sobre emprego, mas não sobre o trabalho em si. A gente separou as duas coisas, mas agora precisa viver um pouco o trabalho de verdade. Tem muita gente que vive isso só fora da sua rotina, em casa, fazendo jardinagem ou algo que goste e passe horas produzindo. Quando você sentiu isso no seu ambiente de trabalho?”, questionou.

Os impactos do trabalho, conforme destacou, vão muito além do sustento. “Esses reflexos são financeiros, sociais e psicológicos. Se não focarmos neste último, nossa rotina será focada no dinheiro e na chegada do dia da aposentadoria. Hoje temos que ver essa relação menos com o papel de sobrevivência e mais como expressão e contribuição”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2019 às 18:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário