Reitoria

Comunidade acadêmica se reúne para Fórum de Debate para o PDI 2019-2023

Comunidade acadêmica se reúne para Fórum de Debate para o PDI 2019-2023
Encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (22/10) e dividiu grupo em 10 equipes para discussão de diferentes temáticas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Gestores, colaboradores e alunos da Unesc estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (22/11) para unir esforços em prol do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) 2019-2023 da Universidade. O encontro, realizado no Auditório Edson Rodrigues, Bloco P sala 19, sob comando do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, reuniu dezenas de profissionais interessados em colaborar com o projeto. Os presentes foram divididos em dez grupos, sendo cada um responsável pelo debate e por apontamentos de diagnósticos dos pontos fracos e fortes em cada temática, além da proposição de melhorias para cada um dos temas.

Os assuntos elencados para o trabalho foram: Internacionalização e mobilidade acadêmica na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu; Acessibilidade e inclusão na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu; Atenção ao estudante; Inserção social pela graduação e pós-graduação lato e stricto sensu ; Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão e currículo disruptivo (infraestrutura física, tecnológica, etc); Perfil e ações para os egressos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu;  Inovação: pesquisa, ensino, desenvolvimento e prestação de serviços; Fontes/possibilidades de captação de recursos: cultura, esporte, museu, pesquisa, prestação de serviços, etc; Práticas de desenvolvimento humano: gestores, docentes e técnicos; Estrutura acadêmica e administrativa, Comunicação interna e externa e Planejamento e Avaliação Institucional.

O vice-reitor, Daniel Preve, agradeceu a presença significativa de colaboradores e gestores das mais variadas áreas e salientou a importância da realização das atividades com seriedade e foco. “Para termos uma Universidade participativa, inclusiva, que garanta a sociabilidade e a participação da gestão, nós contamos com vocês nesse processo. Desejo que façamos um trabalho muito sério, dedicado e envolvido em prol de um resultado positivo para todos. Sabemos que o período de final de semestre é mais complicado, mas esse é um trabalho que necessita ser feito e por isso agradeço o esforço de estarem presentes”, comentou.

A realização de cada uma das etapas da construção do Plano com extremo afinco e responsabilidade, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é primordial para que o documento deixe de ser algo burocrático e passe a ser colocado cada vez mais em prática. “Este precisa ser um documento que de fato expresse as nossas intenções a partir de uma leitura de cenário externo e interno, das dificuldades e potencialidades que temos em cada área, no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão e em tantas outras. Que tenhamos um trabalho muito rico e possamos, de fato, perceber o documento construído por todos como uma representação de cada um e de todos”, completou Luciane.

O PDI será formado ao longo de seis encontros. A próxima atividade será realizada no dia 28 de novembro e tem o objetivo de reunir novamente todos os participantes, desta vez, para a validação das proposições de ações. A previsão é de que a divulgação do Plano, última etapa do trabalho, seja realizada em maio de 2019.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2018 às 14:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário