Reitoria

Morro dos Conventos e Balneário Rincão serão palco do Verão Mais Unesc neste final de semana

Morro dos Conventos e Balneário Rincão serão palco do Verão Mais Unesc neste final de semana
Encerrando a programação do projeto, atividades chegam aos dois balneários neste sábado e domingo (25 e 26/1) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O final de semana que promete ser de sol na região Sul de Santa Catarina terá uma atração especial para os veranistas e turistas que estiverem nos balneários Rincão e Morro dos Conventos. O projeto Verão Mais Unesc aterrissa, no sábado e no domingo, nas praias levando informação e diversão para a beira mar das 9h às 14h.

No total são mais de 50 pessoas envolvidas entre integrantes da equipe Unesc, das prefeituras dos municípios e da Weber Empreendimentos com a intenção de oportunizar boas experiências aos visitantes. Entre as atividades preparadas para os dias de evento estão orientações em saúde, avaliação física e brincadeiras com a Palhaça Narizinho, nestes casos apenas para o Balneário Rincão, e, em ambos, recreações com Futebol, Vôlei, Futevôlei e Bocha, além de Circuito Funcional para adultos e crianças e a animação contagiante da aula de Ritmos.

A expectativa para o último final de semana de projeto, conforme a coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, é de muita orientação e diversão. “Queremos que os veranistas aproveitem muito todos os serviços e atividades que levaremos para as praias. Nosso objetivo é receber o maior número possível de pessoas nos nossos espaços para usufruir e conhecer o que a nossa Universidade Comunitária tem a oferecer”, destaca.

A ação Verão Mais Unesc conta ainda com o apoio do Portal 4oito e Rádio Som Maior.

Atividades no Verão Mais Unesc no Balneário Morro dos Conventos – 9h às 14h:

Terapia Manual

Futebol

Vôlei

Futevôlei

Bocha

Circuito Funcional

Circuito Funcional Kids

Ritmos

Atividades no Verão Mais Unesc no Balneário Rincão – 9h às 14h:

Orientações de Saúde

Avaliação Física

Zumba

Terapia Manual

Futebol

Vôlei

Futevôlei

Bocha

Circuito Funcional

Circuito Funcional Kids

Ritmos

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de janeiro de 2020 às 17:03
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc reforça as atividades de lazer à beira mar

O domingo de sol e altas temperaturas no Balneário Rincão levou um grande número de veranistas para a beira mar, onde muitas estiveram na arena do Verão Mais Unesc. Durante todo o final de semana centenas destes veranistas aproveitaram as diversas atividades gratuitas realizadas pela equipe do projeto, que proporciona atividade física e lazer à beira mar.

No palco a atração ficou por conta das aulas de ritmos de dança e a zumba. Na areia a equipe do curso de Educação Física da Unesc realizou circuitos de treinos funcionais para crianças e adultos, enquanto a equipe de recreação promoveu atividades como escultura na areia e jogos com as crianças. Outras equipes ficaram responsáveis pela massagem, bocha e vôlei para quem esteve na arena, montada em frente ao Verdão.

A coordenadora do projeto, Giselle Torri, avalia que o primeiro final de semana foi bastante positivo, com um bom público presente. “No próximo final de semana vamos aumentar as atividades, incluindo um espaço para avaliação física, que tem uma grande demanda do público. Então a expectativa para os próximos finais de semana é de atender ainda mais pessoas”, avalia. A Diretoria de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, avalia que o Verão Mais Unesc vai ao encontro da missão da instituição de levar qualidade de vida às pessoas. “Estamos promovendo várias ações de integração, de exercícios físicos, animação e recreação. Temos a certeza de que na próxima semana a ação será novamente de sucesso e integração com os veranistas”, analisa.

As atividades no sábado e domingo aconteceram das 9 às 14 horas.  O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. O Verão Mais Unesc 2020 reúne acadêmicos e professores da universidade, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, até o final de janeiro.

PROJETO ITINERANTE - Nos dois últimos finais de semana de janeiro a Unesc e Weber Empreendimentos também estarão com o projeto Verão Mais nas praias de Arroio do Silva e Morro dos Conventos, e no primeiro final de semana de fevereiro em Balneário Gaivotas.


Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de janeiro de 2020 às 17:52
Compartilhar Comente

Projeto Viver Sus está com inscrições abertas até sexta-feira

Projeto Viver Sus está com inscrições abertas até sexta-feira
Ação será comemorativa ao aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma nova edição do projeto Viver Sus - Vivências e Experiências na Realidade do Sus da Unesc, está se aproximando. A ação será realizada entre os dias 15 e 19 de julho em sete municípios da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense.) Nesta edição do evento será comemorado o aniversário de 25 anos do programa Estratégia Saúde da Família. As inscrições para estudantes de graduação e pós-graduação interessados em participar da seleção para integrar o projeto seguem até sexta-feira (28/6).

Pautada nos princípios do projeto Ver Sus Brasil, a ação pretende estimular a formação de trabalhadores para o Sus (Sistema único de Saúde), comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Conforme o atual coordenador do projeto, Rafael Amaral, o desejo é que o projeto leve os participantes além dos muros da Instituição. “Queremos oportunizar a vivência e a experiência das realidades do Sistema Único de Saúde, através da extensão universitária, colocando nossos acadêmicos nos cenários e nas realidades de cada um dos municípios”, destaca.

Além disso, conforme Rafael, o Viver Sus atua na provocação de diálogos e contatos entre as diversas áreas do saber em prol do auxílio para as comunidades, assim como na contribuição para a construção da consciência acerca da saúde como direito social e no fortalecimento dos serviços de saúde coletiva dos municípios envolvidos

Podem participar do projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Unesc e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família/Saúde Mental.

Antes de os municípios receberem os visitantes os alunos participarão por capacitação na Unesc, no dia 12 de julho. O edital completo do projeto também pode ser acessado no site da Universidade. O resultado preliminar dos selecionados também será divulgado na página, no dia 04 de julho.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de junho de 2019 às 16:37
Compartilhar Comente

Unesc recebe Troféu Apoio Cultural da Associação Dança Criciúma

Unesc recebe Troféu Apoio Cultural da Associação Dança Criciúma
Universidade já apoiou três edições do Festival Criciumense de Hip Hop (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A reitoria da Unesc recebeu, na tarde desta sexta-feira (17/5), representantes da ASDC (Associação Dança Criciúma) para a entrega do Troféu Apoio Cultural. A homenagem diz respeito ao agradecimento pelo patrocínio do 7° Festival Criciumense de Hip Hop/2018. A entrega foi feita pelo presidente da ASDC, Maxwell Sandeer Flor, acompanhado do Presidente do IHHC (Instituto de Hip Hop Criciumense), Frank dos Passos, à pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Ainda na visita à reitoria, Maxwell e Frank estregaram à Indianara um ofício de pedido formal de apoio para a 8ª edição do Festival, evento que será realizado em setembro de 2019. “A participação da Unesc tem sido fundamental na realização do Festival e queremos pedir esse apoio para mais uma edição. Nossa ideia é promover um Sarau Cultural dentro da programação do evento trazendo música, dança, poesia, literatura e todo tipo de cultura em um espaço democrático e plural na Universidade”, destacou o presidente da Associação.

A homenagem e a proposta de uma nova parceria foram recebidas com carinho pela pró-reitora, que encaminhará as tratativas que possam viabilizar a concretização da ideia. “Fico muito feliz em vê-los batalhando pela arte, pela cultura e levarei todas essas informações para a reitora, Luciane Ceretta, e para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego. Vocês estão de parabéns por enfrentarem essas batalhas e queremos colaborar com tudo o que for possível em lutas sérias como essa”, salientou Indianara.

Conforme Maxwell, a Associação trabalha ainda para inaugurar concomitantemente ao Festival o espaço que se chama Casa do Hip Hop de Criciúma. “É um espaço que nos foi cedido para uso no bairro Paraíso. Estamos reformando o imóvel para fazer daquele local um ponto de ressocialização e disseminação da cultura e cidadania, envolvendo famílias inteiras. Esse será um grande marco do evento deste ano, que terá abertura realizada já na Casa do Hip Hop”, destacou.

Para concluir a reforma necessária no imóvel que servirá como ponto de encontro de cultura no bairro, o grupo está realizando uma campanha no site Vakinha.com.br. “Toda ajuda nesta campanha é muito bem-vinda e servirá para mudar a realidade do bairro. Nós iremos transformar aquele cenário com certeza”, salientou Frank. Além das doações, o grupo também está contando com a ajuda de moradores da comunidade que colaboram com o trabalho na obra no final de semana. “Eles trabalham a semana toda em suas funções e ainda no sábado muitas vezes colaboram com a reforma. É um trabalho coletivo, que está sendo muito bem recebido pela comunidade e promete dar frutos muito positivos”, completa Maxwell.

Os interessados em conhecer melhor o trabalho ou colaborar com o grupo podem acessar o blog , o Facebook ou Instagram da Associação

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de maio de 2019 às 19:25
Compartilhar Comente (2)

Noite em grande estilo para celebrar as ações de Extensão

Noite em grande estilo para celebrar as ações de Extensão
Evento especial marcou o Dia da Extensão nesta quinta-feira (2/5) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite de quinta-feira (2/5) foi de sorrisos e mais sorrisos no Auditório Ruy Hülse. Isso porque o local recebeu um evento especial em alusão ao Dia da Extensão na Unesc. Com apresentações de canto, dança e teatro, os presentes foram agraciados com momentos verdadeiramente especiais e gostosos de serem vividos. O evento contou com a participação de acadêmicos, professores, gestores e da comunidade de forma geral que participa das atividades oferecidas pela Instituição. A noite foi finalizada com um café no qual foram servidos alimentos preparados pelos participantes da Feira Economia Solidária da Unesc.

Ao agradecer a presença de cada uma das pessoas que lotaram o auditório, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, destacou a importância que a Extensão exerce dentro do papel da Universidade, que tem caráter comunitário. “Falar de extensão é falar de um movimento que transforma. Transforma vidas, cenários, práticas, desenvolve uma região. Embora tenhamos esse Dia da Extensão, que também é importante para comemorarmos essas conquistas, para nós a Extensão é cotidiana, é diária. Há 50 anos a Universidade transforma vidas e se ela transforma é porque tem esse pilar tão importante”, salientou.

O momento de tamanha alegria para todos aqueles que diariamente trabalham em prol das atividades, conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, também precisa ser de agradecimento aos profissionais que se dedicam para compartilhar aquilo de melhor que a Universidade tem a oferecer à comunidade. “Essa noite foi preparada com muito carinho como forma da mais profunda gratidão da Unesc por estarem conosco nesses trabalhos. É um momento para agradecer pelo sim de cada um. O sim das comunidades, dos nossos parceiros, dos nossos professores e acadêmicos e da confiança da nossa gestão”, completou.

Ao longo do evento o artista, Ricardo Herok, esteve em frente ao Auditório Ruy Hülse fazendo uma obra em grafite. Ele pintou o rosto de Paulo Freire como homenagem da Universidade ao educador, já que nesta data, há 22 anos, o Brasil o perdia vítima de infarto.

As atrações que encantaram o público no evento foram o Coral Unesc, a Cia de Dança Unesc, o Grupo Stand Bye, o Grupo Cirquinho do Revirado e o Grupo Cirandela Teatro.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de maio de 2019 às 22:33
Compartilhar Comente