Reitoria

Escuta qualificada aos alunos encerra dias de PDI na Unesc

Escuta qualificada aos alunos encerra dias de PDI na Unesc
Ao longo de três dias a Universidade voltou suas atenções ao planejamento para os próximos cinco anos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Compartilhamento de ideias, debate de opiniões, levantamentos de possibilidades e muitas mentes pensando em prol de um grande objetivo: o planejamento para a evolução da Unesc. Assim foram os últimos dias, segunda, terça e quarta-feira (18 a 20/11), no campus da Universidade, que pulsa a palavra planejamento. Os três dias foram estipulados pela gestão da Unesc para que o foco das atenções se voltasse completamente para o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Finalizando as dezenas de atividades realizadas no período, na noite desta quarta-feira centenas de alunos participaram dos debates nos diferentes eixos e deixaram suas valiosas contribuições para a definição dos caminhos a trilhar no futuro próximo.

Inicialmente recepcionados no Auditório Ruy Hülse para apresentação de números das participações no projeto e orientações sobre as atividades da noite, os acadêmicos foram direcionados para salas de aula e dividiram-se em 12 eixos estratégicos elencados ao longo do ano: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva.

Assim como nas atividades da tarde, em cada uma das salas, distribuídas de forma aleatória para que alunos de diferentes áreas do conhecimento pudessem dialogar e opinar sobre as mais variadas temáticas, as discussões foram orientadas por um professor e registradas por um relator escolhido entre os participantes.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ao finalizar o processo de construção coletiva de planejamento estratégico e observar a incrível participação da comunidade acadêmica, o sentimento é de certeza de que a Universidade terá um ciclo de próximos cinco e dez anos muito intensos em realizações. “As ações estratégicas apontadas qualificarão ainda mais os aspectos acadêmicos, as políticas de gestão e os resultados institucionais em todas as esferas. Ver estudantes ao lado de professores e funcionários, construindo estratégias para a excelência, confere legitimidade a todo o processo colaborativo e inovador”, aponta.

Pós-graduação

Na manhã desta quarta-feira, professores e coordenadores dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc também estiveram reunidos para mais uma etapa do planejamento da pós-graduação na Universidade. Após mais um encontro dos grupos de discussão, houve a socialização das ideias e sugestões. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de novembro de 2019 às 22:05
Compartilhar Comente

Professores e técnicos-administrativos participam da etapa de definição de ações do PDI

Professores e técnicos-administrativos participam da etapa de definição de ações do PDI
Reuniões ocorreram com grupos nos períodos vespertino e noturno (Fotos: Mayara Cardoso e Milena Nandi) Mais imagens

Os debates e reflexões sobre a Unesc do amanhã continuam em plena atividade. Durante a tarde e a noite desta segunda-feira (18/11), professores, gestores e técnicos-administrativos estiveram reunidos para mais uma etapa do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Desta vez, o foco foi a socialização dos resultados do diagnóstico e o levantamento de ações para os 12 eixos estratégicos elencados durante os encontros do PDI que envolveram professores, funcionários, estudantes do Colégio Unesc e dos cursos de graduação, de Mestrado e Doutorado e a comunidade externa.

O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional). Iniciado de 2018, promove diálogos sobre o futuro da Universidade, com um planejamento a ser traçado até 2023. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos para debate e fomento de ideias. A partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados e nesta segunda e quarta-feira (18 e 20/11) serão o foco dos trabalhos que terão, além dos colaboradores, a participação de acadêmicos (de maneira presencial e online, na quarta-feira).

Os eixos trabalhados pelo PDI nesta semana tratam dos assuntos: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva. A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a Unesc passará a elaborar as ações e prazos para que eles sejam atingidos.

Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, este é um momento de reflexão e ressignificação do trabalho desenvolvido. “Vocês estão aqui para ajudar a nossa Universidade a definir as ações que ela precisa adotar nos próximos cinco anos para que continue sendo a referência que ela é, tendo a possibilidade de ampliar o seu escopo e as contribuições tão significativas para o desenvolvimento da nossa região em todas as áreas do conhecimento. Todos, independentemente da função que exercem, podem e devem se posicionar para contribuir com a nossa Unesc. Cada um de nós constrói todos os dias a Universidade que queremos”, afirmou a reitora, agradecendo pela colaboração dos professores e técnicos-administrativos.

Posteriormente, Luciane socializou os resultados do diagnóstico do PDI e revelou que os professores também poderão se manifestar nos eixos que não participaram por meio dos grupos, deixando as contribuições por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O vice-reitor, Daniel Preve, destacou que a gestão universitária optou por um PDI participativo por entender que é a melhor maneira de construir um projeto para a Instituição “O PDI poderia ter várias metodologias para ser desenvolvido, mas optamos por esta que inclui todos os integrantes da comunidade acadêmica. É um desafio, mas sabemos que dar oportunidade para que todos participem dos debates é o melhor caminho para definirmos os rumos da nossa Universidade”.

Após o encontro com a Reitoria da Unesc, no Auditório Ruy Hülse, os colaboradores se dividiram em 12 grupos, coordenados por professores e gestores das áreas relacionadas aos temas. Nesta segunda-feira, os trabalhos ocorreram em salas de aula dos blocos R1 e R2 e todas as ações propostas foram cadastradas em um template.

Ensino de graduação e pós em debate

As atividades do PDI ocorrem durante o recesso acadêmico de três dias, e incluirão ainda a análise e discussão nesta terça e quarta (19 e 20/11), do ensino de graduação e pós-graduação.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, salientou a importância do recesso acadêmico para o alinhamento de ações para o desenvolvimento da Instituição. “Além de todo o movimento provocado pelo PDI, pensamos em uma programação voltada para as questões de ensino e para a pós-graduação. Todos os pesquisadores e coordenadores dos PPGs têm um encontro terça e quarta pela manhã pensando no planejamento da pós-graduação. Para os demais professores, terça à tarde e à noite, haverá uma programação voltada para o Programa de Inovação Curricular e Pedagógica e para o Projeto Pedagógico Institucional”, comenta.

Nesta terça-feira durante o período vespertino, os professores participarão de um painel de socialização e aprofundamento da discussão sobre inovação curricular e pedagógica e sobre o momento atual e direcionamento futuro.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de novembro de 2019 às 22:17
Compartilhar Comente

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc

Reitoria dá posse a novos integrantes do Conselho Universitário da Unesc
Mais imagens

A Reitoria da Unesc realizou na tarde desta segunda-feira, 28/10, reunião do Conselho Universitário, Consu. Na reunião foram empossados pela Reitora Luciane Bisognin Ceretta os novos conselheiros do Consu, eleitos por seus pares para um mandato de dois anos, foram empossados e, na sequência, já participaram da primeira reunião.

Os conselheiros empossados têm mandato de dois anos e representam as quatro áreas do conhecimento: ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, engenharias e tecnologias e humanidades, ciências e educação.

A reitora da UNESC entregou a casa conselheiro uma cópia de suas atribuições e, salientou a importância deste órgão colegiado para o processo decisório de uma universidade comunitária.

O Conselho Universitário é o órgão máximo da Unesc. Presidido pela reitora é composto por trinta membros da comunidade acadêmica, representantes dos estudantes, UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma) e Associação dos professores e funcionários, Aprofucri.

Ao conselho universitário compete a deliberação sobre todos os processos acadêmicos da universidade, criação de novos cursos, processos de formação docente e, ainda, análise do balanço financeiro e orçamento da universidade, bem como análise e aprovação do relatório anual de atividades institucionais.

Aurélia Regina de Souza Honorato

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de outubro de 2019 às 00:03
Compartilhar Comente

PDI da Unesc recebe contribuições da comunidade externa

PDI da Unesc recebe contribuições da comunidade externa
Evento voltado ao debate dos eixos principais do planejamento foi realizado na noite desta quarta-feira (17/7) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse foi, na noite desta quarta-feira (17/7), mais uma vez palco de grandes discussões acerca do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Unesc. Desta vez o protagonismo do debate ficou com a comunidade externa. Estiveram representadas na ação as mais diversas organizações e categorias, além de participantes de forma geral que ouviram o chamado da Universidade nos meios de comunicação e fizeram questão de participar do debate sobre o futuro da Instituição.

O encontro teve o professor Igor Drudi como mediador das discussões, embasadas nos eixos ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo; parcerias entre Unesc e empresas, órgãos públicos, comunidade e demais instituições; desenvolvimento regional; cultura de paz e meio ambiente, arte e cultura. Além daqueles que estiveram no auditório, quem acompanhou o evento ao vivo pela transmissão da TV Unesc também pôde opinar e mandar suas considerações através do canal aberto por meio do Whatsapp.

Todas as participações compartilhadas no evento ou enviadas por meio de mensagens foram registradas e farão parte do conteúdo analisado nas próximas etapas do Plano. Conforme os gráficos mostrados já ao fim do evento, as principais sugestões e colocações da noite se direcionaram aos eixos de parcerias entre Unesc e outras organizações, com 40% das participações, seguida de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, com 17%, e desenvolvimento regional, com 16%.

Ao final do encontro foram sorteadas bolsas de 50% nos cursos de graduação na modalidade EaD nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Pedagogia, Marketing, Gestão Financeira e Logística, e três para Gestão de Turismo, além de uma bolsa de 100% para um curso de pós-graduação lato sensu a escolher.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que comanda o processo do PDI, esse foi mais um momento em que a Universidade abriu suas portas para aproximar cada vez mais a comunidade externa da realidade da Instituição. “Queremos ouvi-los cada vez mais e tudo o que pudermos fazer para o desenvolvimento das pessoas e da nossa região, nós faremos. A Unesc, como costumo dizer, é um patrimônio e é de cada um de vocês. Nada mais justo do que estarmos alinhados as suas demandas para planejar também nossos rumos”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de julho de 2019 às 23:29
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica se reúne para Fórum de Debate para o PDI 2019-2023

Comunidade acadêmica se reúne para Fórum de Debate para o PDI 2019-2023
Encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (22/10) e dividiu grupo em 10 equipes para discussão de diferentes temáticas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Gestores, colaboradores e alunos da Unesc estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (22/11) para unir esforços em prol do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) 2019-2023 da Universidade. O encontro, realizado no Auditório Edson Rodrigues, Bloco P sala 19, sob comando do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, reuniu dezenas de profissionais interessados em colaborar com o projeto. Os presentes foram divididos em dez grupos, sendo cada um responsável pelo debate e por apontamentos de diagnósticos dos pontos fracos e fortes em cada temática, além da proposição de melhorias para cada um dos temas.

Os assuntos elencados para o trabalho foram: Internacionalização e mobilidade acadêmica na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu; Acessibilidade e inclusão na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu; Atenção ao estudante; Inserção social pela graduação e pós-graduação lato e stricto sensu ; Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão e currículo disruptivo (infraestrutura física, tecnológica, etc); Perfil e ações para os egressos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu;  Inovação: pesquisa, ensino, desenvolvimento e prestação de serviços; Fontes/possibilidades de captação de recursos: cultura, esporte, museu, pesquisa, prestação de serviços, etc; Práticas de desenvolvimento humano: gestores, docentes e técnicos; Estrutura acadêmica e administrativa, Comunicação interna e externa e Planejamento e Avaliação Institucional.

O vice-reitor, Daniel Preve, agradeceu a presença significativa de colaboradores e gestores das mais variadas áreas e salientou a importância da realização das atividades com seriedade e foco. “Para termos uma Universidade participativa, inclusiva, que garanta a sociabilidade e a participação da gestão, nós contamos com vocês nesse processo. Desejo que façamos um trabalho muito sério, dedicado e envolvido em prol de um resultado positivo para todos. Sabemos que o período de final de semestre é mais complicado, mas esse é um trabalho que necessita ser feito e por isso agradeço o esforço de estarem presentes”, comentou.

A realização de cada uma das etapas da construção do Plano com extremo afinco e responsabilidade, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é primordial para que o documento deixe de ser algo burocrático e passe a ser colocado cada vez mais em prática. “Este precisa ser um documento que de fato expresse as nossas intenções a partir de uma leitura de cenário externo e interno, das dificuldades e potencialidades que temos em cada área, no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão e em tantas outras. Que tenhamos um trabalho muito rico e possamos, de fato, perceber o documento construído por todos como uma representação de cada um e de todos”, completou Luciane.

O PDI será formado ao longo de seis encontros. A próxima atividade será realizada no dia 28 de novembro e tem o objetivo de reunir novamente todos os participantes, desta vez, para a validação das proposições de ações. A previsão é de que a divulgação do Plano, última etapa do trabalho, seja realizada em maio de 2019.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de novembro de 2018 às 14:25
Compartilhar Comente