Reitoria

Unesc reúne professores para palestra âncora na programação de Formação Permanente de Docentes

Unesc reúne professores para palestra âncora na programação de Formação Permanente de Docentes
Professores participam de intensa agenda de encontros para troca de experiências e qualificação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Confira:

https://noticias.unesc.net/geral/2023/07/18/unesc-reune-professores-para-palestra-ancora-na-programacao-de-formacao-permanente-de-docentes/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de julho de 2023 às 22:30
Compartilhar Comente

Unesc realiza formação continuada de professores de Osório

Unesc realiza formação continuada de professores de Osório
Primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira (28/4) na Unesc (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

Diretores, supervisores, orientadores e professores da Rede de Educação Básica do município de Osório se permitiram viver novas experiências. A partir desta quinta-feira (28/4) eles iniciaram a Formação Continuada. A jornada, proporcionada pela Unesc em parceria com o Município gaúcho, vai permitir novas vivências, novos olhares e ampliação de horizontes em relação aos alunos e a si mesmos. O primeiro encontro, que contou com a participação da reitora Luciane Bisognin Ceretta, do prefeito da cidade Roger Caputi, e do secretário de Educação Dilson Maciel da Silva, ocorreu no Bloco P da Universidade e contou ainda com a palestra da coordenadora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo, que trouxe o tema “Relações Interpessoais no Contexto Escolar”. Após o encontro o grupo seguiu para visitas no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) e conheceu demais espaços do campus.

Em seu discurso de boas-vindas logo nas primeiras horas da manhã, Luciane enalteceu a felicidade em tê-los na Unesc e a participação dessa atividade que é tão importante no processo de ensino e aprendizagem. “Que honra tê-los conosco. Me produz profunda satisfação participar de um momento como esse em que vejo a gestão pública de um município valorizar e respeitar aqueles que conduzem a área mais importante de qualquer cidade: a educação e, sobretudo, a educação básica. Nós discutimos e dialogamos que o aprendizado se dá, especialmente, nesses tempos atuais e vindouros, pela experiência. Essa experiência que nos toca, nos modifica e nos transforma e é isso que queremos promover”, enfatizou Luciane.

Para a reitora, o fato de contar com uma equipe de educadores em movimento na busca da ampliação de seus olhares para promover a integração entre uns e outros mostra um grande passo sendo dado. “Ter a equipe gestora, mobilizadora desses processos de produção de conhecimento e da experiência vivida aqui, tem especial valor, é uma riqueza e que pode transformar os dias vindouros da nossa educação brasileira”, sublinhou.

Luciane destacou também os mais de 50 cursos de graduação ofertados em todas as áreas do conhecimento. Um deles, a graduação em Pedagogia, que existe há 52 anos, o primeiro a ser implantado pela então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), abrindo caminho para a transformação em Unesc, muitos anos depois. Hoje o curso é referência no estado e país na formação de professores.

Referência

Para oferecer uma formação de qualidade aos educadores, o prefeito salientou que, antes de tudo, foi em busca de uma instituição de renome e encontrou na Unesc o caminho certo para o salto na qualidade do ensino. “A nossa intenção foi buscar uma instituição de renome, reconhecida e que nos apresentasse uma estrutura e formação de profissionais capazes de elevar o nível da nossa educação da cidade. Identificamos aqui esse potencial que será fundamental, já que viemos de uma pandemia, de um processo de aula remota que fez com que perdêssemos essa oportunidade da condição, da formação, da qualificação, do contato mais próximo com o aluno. Tenho certeza de que sairemos com professores formados e melhor qualificados”, sublinhou.

A cidade de Osório conta com cerca de cinco mil alunos e quase 700 profissionais da área da educação. A Formação contará com encontros presenciais na cidade gaúcha e outros virtuais. “Acho importante que os profissionais que administram nossas escolas olhem de fora o seu espaço escolar e conheçam todo esse espaço privilegiado que a Unesc tem a oferecer, além de seus profissionais qualificados. Essa troca será muito importante para uma educação de qualidade”, finalizou o secretário de Educação.

Além da cidade de Osório, a Formação Continuada ocorreu em Capão da Canoa e Três Cachoeiras e em diversos municípios catarinenses.

Também participaram desse primeiro encontro a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e o coordenador da área de Humanidades, Ciências e Educação, Ismael Gonçalves Alves.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2022 às 17:48
Compartilhar Comente

Formação Continuada: Professores trocam experiências com especialista em aulas criativas

Formação Continuada: Professores trocam experiências com especialista em aulas criativas
Emilly Fidelix comanda atividades nesta sexta-feira (14/2) nos períodos matutino e vespertino no último dia da Formação Continuada de Docentes da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O último dia de Formação Continuada de Docentes da Unesc está rendendo intenso aprendizado aos professores participantes. Nesta sexta-feira (14/2) a Universidade recebe a doutoranda em História Cultural e criadora do projeto @SeLigaProf, Emilly Fidelix. Especialista em aulas criativas, Emilly está dividindo com os colegas professores ensinamentos e provocações sobre o novo formato necessário para a educação dos tempos atuais. As atividades da Formação Continuada de Docentes seguem até a noite desta sexta-feira, quando serão encerradas com encontro por áreas, recebendo profissionais das Ciências Sociais Aplicadas no Miniauditório do Bloco S.

Para Emilly o feedback recebido já no início das atividades demonstra o real interesse do corpo docente da Unesc em evoluir e tornar o conteúdo cada vez mais atrativo. “Hoje os alunos não querem mais só aquela aula expositiva. Eles querem participar e ser protagonistas desse processo. Para que esse processo seja cada vez mais assertivo é necessário repensar algumas questões e estar atualizado, assim como estamos fazendo hoje”, acrescenta.

Ainda nos períodos matutino e vespertino estão sendo realizadas também as sessões da atividade “Biblioteca: um espaço de aprendizagem”, ministradas pela coordenadora da Biblioteca Professor Eurico Back, Elisangela Just Steiner.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 12:10
Compartilhar Comente

Presidente do Conselho Nacional de Educação leva reflexões à Formação Continuada da Unesc

Presidente do Conselho Nacional de Educação leva reflexões à Formação Continuada da Unesc
Corpo docente da Universidade lotou o auditório Ruy Hülse para palestra de Luiz Roberto Curi (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O cenário nacional no que diz respeito à educação sob os mais variados aspectos foi assunto, na noite desta terça-feira (11/2), no evento que abriu oficialmente as atividades de Formação Continuada da Unesc. O tema foi abordado pelo Presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Curi, palestrante da noite, diante do auditório Ruy Hülse lotado pelo corpo docente da Universidade. A ação oficializou o início de uma série de atividades a serem realizadas ao longo da semana com foco na formação dos professores.

Ao levantar dados e comparações sobre diferentes temáticas, Curi salientou a necessidade da mudança não só no ensino, mas também nas suas formas de avaliação. “É fundamental que os indicadores regulatórios sejam completamente transformados em indicadores avaliativos de estímulo institucional. É imprescindível que a política regulatória dê margem à política institucional e que esta coloque como fator essencial em seu processo a transformação da sociedade a inclusão do cidadão e a geração de emprego”, salientou o presidente.

A oportunidade de estar entre uma plateia de professores e poder conhecer de perto a Unesc, conforme Curi, lhe oportunizou uma visão ainda mais positiva da Instituição. “Nós já conhecíamos a boa reputação da Universidade e pude vivenciar essa reputação hoje, conhecer melhor e qualificar a expressão ‘comunitária’. De fato, a Unesc tem um exemplo muito grande a dar para a região Sul e para o país. Vocês devem sentir orgulho de integrar uma Instituição como essa”, pontuou ainda.

Motivação e compromisso

Convocando o corpo docente da Universidade a encarar com todo o ânimo e dedicação mais um ano de grandes desafios, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de destacar o papel especial da Universidade por seu caráter comunitário, evidenciado pelo palestrante. “Vocês estão convidados a seguir conosco nesse processo de iniciar, no dia 26 de fevereiro, todos os nossos cursos operando na sua melhor capacidade. A nós, muito mais do que apenas ensinar, cabe a responsabilidade de formar, transformar e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental da nossa região”, enfatizou Luciane.

A mensagem deixada pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, foi de que o corpo docente participe cada vez mais ativamente do processo de formação continuada, inclusive sugerindo temáticas dos encontros que acontecem ao longo de todo o ano. “A formação permanente é elemento crucial para que possamos repensar as práticas, os currículos, transformá-los, a medida que escolhemos as mudanças que faremos, e efetivá-los. Peço que, sobretudo, as suas salas de aula sejam transformadoras para os alunos que vem até aqui em busca de concretizar seus projetos de vida”, destacou.

O encontro, para a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, marcou oficialmente o início de um ano de muitos desafios, entre os o de “desacomodar”. “É o momento de olharmos para a prática e pensar, juntos, de que forma é possível fazer com que a Instituição Comunitária seja cada vez mais e melhor. Fica o nosso pedido de que cada um de nós, enquanto professores, estejamos preocupados com a qualidade da aplicação da atividade profissional. Que possamos ter clareza do projeto pedagógico do curso no qual estamos inseridos, de como esse projeto conversa com o Plano de Desenvolvimento Institucional e com a missão da Universidade, além de como o nosso próprio fazer docente se relaciona com todo esse cenário”, apontou.

A mesa de autoridades do evento contou ainda com a presença do vice-reitor Daniel Ribeiro Preve, da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, e da gerente regional de Educação, Ronisi Cristina Agostinho Silva Guimarães.

Programação

As atividades do Programa de Formação Continuada da Unesc seguem até sexta-feira abordando assuntos como universidade saudável, curricularização da extensão, comunicação corporativa, uso de tecnologia em sala de aula para aprendizagem efetiva, interação e mediação docente nas disciplinas a distância, aprendizagem baseada em problemas e baseada em projetos, entre outros. Confira aqui a programação completa. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de fevereiro de 2020 às 23:39
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente