Reitoria

Unesc lamenta morte da ex-professora de Matemática, Leonora Petry, a “prefeita do campus”

Profissional atual principalmente no curso de Matemática e em trabalhos administrativos da Universidade

Figura importante nos primeiros passos da Unesc, Leonora Petry faleceu nesta quinta-feira (29/06), aos 86 anos. A professora do curso de Ciências, depois dividido entre Matemática e Biologia, dedicou-se à docência na Unesc por 31 anos. Ela estava internada no Hospital São João Batista, em Criciúma.

Entre os grandes destaques da passagem da profissional pela Universidade esteve o jeito rigoroso e dedicado à causa com que conduzia os alunos e, posteriormente, o campus, do qual foi intitulada “prefeita”.

“Somos imensamente gratos pelos ensinamentos compartilhados, pela dedicação e pelo legado deixado pela professora Leonora. Seu esforço em prol da nossa Universidade jamais será esquecido”, destaca a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O velório e a cerimônia de despedida da ex-professora devem ser realizados no Crematório Millenium, em Içara, na manhã desta sexta-feira (30/06), ainda sem horário confirmado pelos familiares.

A Prefeita do Campus

A posição de liderança com função de cuidar do espaço da Universidade foi conquistada na gestão do então reitor Edson Rodrigues, em 1994, exercendo a função até 2000.

Antes disso, no entanto, Leonora já exercia importantes papeis dentro e fora da sala de aula. Como coordenadora do curso de Matemática, por exemplo, ficou de 1988 a 1993.

Ela, que era membro de família de agricultores, iniciou a trajetória como professora em 1955, em Curitiba. Ingressou no Convento Irmãs da Divina Providência, em Florianópolis, onde permaneceu por 18 anos.

Anos depois, em 1974 chegou em Criciúma e, após deixar o hábito de freira, seguiu dedicando-se ao próximo, dessa vez compartilhando conhecimento, também no Colégio Madre Teresa Michel e na Satc.

O responsável por conceder o título de Prefeita do Campus, o ex-reitor e atual assessor da reitoria, Edson Rodrigues, lembra a referência da colega pelos seus contemporâneos como uma pessoa dedicada e muito comprometida.

"Seu zelo pelo campus era admirável. Sempre preocupada, não tinha horário para trabalhar. Costumávamos dizer que seu prazer era passar 24 horas no campus. Acompanhava todas as obras de perto e mesmo não sendo engenheira, era exigente e observadora e buscava a excelência em tudo o que fazia", afirma.

Para a professora Lorete Tasca, então estagiária de Leonora e depois contratada pela mesma profissional, a lembrança que fica é de uma profissional muito autêntica, correta e que defendia as pessoas que estavam ao seu redor. “Ela foi uma grande incentivadora para a minha vida profissional. Foi quem abriu as portas para mim. Muito devo a ela. Fica a admiração e o ensinamento de ser sempre uma pessoa correta, ajudar os outros, seguir sempre no caminho do bem”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2023 às 17:01
Compartilhar Comente

Comitiva de Honduras visita Museu de Zoologia da Unesc

Comitiva de Honduras visita Museu de Zoologia da Unesc
Grupo de empresários esteve em Criciúma cumprindo agenda para realizar intercâmbio de experiências de gestão Mais imagens

Os núcleos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, na Unesc, estiveram na seleta rota turística de uma comitiva de empresários que saíram de Honduras para conhecer Santa Catarina em busca de troca de conhecimentos e experiências. Recepcionados no Sul de Santa Catarina pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), os empresários visitantes estiveram na Universidade para ver de perto o trabalho realizado pelo Museu.

No último final de semana, ciceroneados pela diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, o grupo conheceu o trabalho realizado pelo Museu com a apresentação da própria idealizadora do projeto, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Os empresários, integrantes da diretoria da Federação das Câmaras de Comércio e Indústrias (Fedecamara), conforme Morgana, adoraram a experiência. “Foi um grande prazer recebe-los. A visita reforça nosso papel como ponto importante na rota turística do Sul do Estado”, apontou.

A visita em Santa Catarina promove o intercâmbio de experiências de gestão e iniciativas em prol do desenvolvimento empresarial. O objetivo é explorar a experiência catarinense para levar inovações para o mercado hondurenho.

Extensa programação

Educação, qualificação profissional, diversificação econômica, inovação, tributação, fortalecimento das organizações foram alguns dos temas discutidos ao longo dos dias em que estiveram em Criciúma. “A Acic elegeu como um de seus oito eixos estratégicos a internacionalização e estreitar as relações com empresários de outros países fomenta o desenvolvimento de negócios e parcerias. Por certo, essa conexão com Honduras não se encerra aqui. Vamos continuar em contato”, projetou o presidente da Associação, Valcir José Zanette,

“O que vimos aqui pode nos ajudar a aumentar a competitividade das empresas associadas, como os serviços que são prestados. Além disso, fortalecer a representatividade na relação com o governo e com a opinião pública”, entende Sergio Moreno, presidente da Câmara de Santa Cruz, que detalhou o trabalho realizado pela Fedecamara.

Roteiro

A comitiva conheceu ainda o Paço Municipal e o Parque Prefeito Altair Guidi, além da Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma, e fez um tour gastronômico em Nova Veneza.

Além do Sul, o grupo foi inicialmente recepcionado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), conheceu a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o Sapiens Parque, além das associações de Tijucas, Imbituba e Florianópolis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2022 às 15:19
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios

Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
Mais imagens

O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.

Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.

“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Como participar

A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.

Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.

Prêmios

Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.

“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2022 às 09:19
Compartilhar Comente

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino

Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino
Mais imagens

Criciúma recebe nesta semana a etapa final do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino. A torcida da região pode acompanhar as partidas presencialmente na Sociedade Recreativa Mampituba ou assistir tudo ao vivo pela Unesc TV, canal da Universidade no Youtube, e também na página do Mampituba. 

Acesse este link para assistir a partida entre Mampituba e Escola do Corpo.

Na disputa, estão os maiores clubes do país como Flamengo, Fluminense, Minas Tênis, Bradesco, Pinheiros, entre outros, além, é claro, do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc. A competição, que iniciou nesta segunda-feira (12/09), segue até sexta-feira (16/09).

O projeto do vôlei do Mampi conta com o patrocínio da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Prefeitura Municipal de Forquilhinha, Empresas Radar, Unesc, Farben, Bistek, MedSul, Cantinho da Massa, Urc, Strike, Levve Ortopedia, Hotel Zata e Hotel Bormom.

A equipe de voleibol feminino da Sociedade Recreativa Mampituba é integrante do projeto de formação de atletas que o Clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Atuais campeãs no Sub-20

O Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc é o atual campeão brasileiro Sub-20 e agora, busca estar no pódio da categoria sub-21. De acordo com o técnico do time, Luciano Iribarrem Carvalho, este é o campeonato mais importante, em uma categoria que já beira o adulto.

“Nossa expectativa é muito grande. É um campeonato muito parelho, são atletas de nível muito alto. Queremos estar entre os três melhores, porque isso é importante não só para nós, como projeto, mas para o Sul catarinense também, que agora conta com um time de voleibol feminino de alto nível de campeonato”, comentou. 

Confira os jogos do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc:

12/09 - segunda-feira: 18h30min - Mampituba x Escola do Corpo 

13/09 - terça-feira: 11h - Mampituba x Fluminense 

13/09 - terça-feira: 18h30min - Mampituba x Minas Tênis Clube

14/09 - quarta-feira: 12h30min - Mampituba x Desportivo Rio Grande do Norte

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de setembro de 2022 às 14:36
Compartilhar Comente