Reitoria

Unesc forma nova turma de médicos para o mercado

Unesc forma nova turma de médicos para o mercado
Cerimônia especial na noite desta sexta-feira (19/07) marcou conquista de 36 formandos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Diante dos olhos atentos e emocionados de pais, familiares e amigos, 36 acadêmicos da Unesc tornaram-se oficialmente médicos na noite desta sexta-feira (19/07). O momento que entrou para história de cada um dos presentes foi realizado no Centro de Eventos Flor de Liz. Sob comando da reitora Luciane Bisognin Ceretta, cada um dos formandos teve o juramento aceito e o grau concedido para o exercício da profissão.

A caminhada da turma que encerrou a primeira etapa da vida acadêmica nesta noite foi iniciada no dia 1º de agosto de 2013. De lá para cá foram seis anos de empenho e dedicação de famílias inteiras em prol da realização dos sonhos que agora são realidade.

Na mensagem deixada à turma de formandos a paraninfa Andressa Biscaro destacou o empenho e a seriedade de todos em busca do aprendizado, tornando-os especiais em sua trajetória. Além de parabeniza-los, Andressa deixou a reflexão sobre o futuro na profissão. “Pensem no estilo de vida que querem ter. Vocês escolheram uma profissão extremamente gratificante, mas também muito desafiadora. Diante da imagem de que o médico sempre trabalha muito, lembrem-se do equilíbrio da vida pessoal e profissional. Acreditem que isso é possível”, comentou a paraninfa, que ainda os advertiu ainda sobre a humildade necessária na caminhada.

Destacando a estrutura existente e o que em breve estará disponível aos acadêmicos do curso para oferecer suporte aos médicos em formação, a reitora da Universidade, fez questão de salientar a atenção voltada ao ensino de excelência. “Nossa preocupação, nossa centralidade é com a formação médica de excelência. É com isso que nos preocupamos, é por isso que lutamos e nos pautamos sempre. Temos a convicção, desta forma, de que hoje mais uma vez entregamos ao mercado profissionais preparados nas questões científicas e humanísticas”, destacou Luciane.

A noite contou ainda com o belo discurso das oradoras escolhidas pela turma, com homenagens emocionadas aos pais dos formandos e aos professores homenageados, com a entrega da premiação de melhor desempenho para a graduanda Ariana Custódio Vieira e com as palavras do representante dos acadêmicos da Unesc, o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de julho de 2019 às 00:32
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos na Unesc

Noite de realização de sonhos na Unesc
Colação de grau em gabinete reuniu formandos de sete cursos nesta quinta-feira (18/7) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O jovem Robson de Andrade vai ter na lembrança ao longo de toda a sua vida o dia 18 de julho de 2019 como uma data especial. Isso porque ele foi um dos quase 100 graduandos da Unesc na noite desta quinta-feira (18/7). Colaram grau em cerimônia especial no Auditório Ruy Hülse concluintes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Pela primeira vez Robson e os colegas irão deixar o campus já com o título das profissões que escolheram. Emocionado, ele recebeu teve seu capelo colocado pela pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toretti, e seu diploma entregue pelas mãos do coordenador do curso de Odontologia, Renan Antônio Ceretta. Para ele, a cena será inesquecível. “Ainda não caiu minha ficha. Ainda parece que vou ter que voltar no próximo semestre para estudar. Foi uma luta vencida”, comentou.

Nas palavras direcionadas aos formandos e convidados que lotaram o auditório, a pró-reitora destacou a importância do caminho que será trilhado deste dia em diante e da necessidade de percorrê-lo com comprometimento. “A formação técnica e humana são a condição que lhes permite exercer a profissão, mas o êxito só será alcançado com muita dedicação e compromisso. Sejam profissionais dedicados e competentes em tudo o que fizeram e jamais esqueçam que a Unesc será sempre a Universidade de vocês”, salientou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de julho de 2019 às 21:48
Compartilhar Comente

Sala dos Municípios recebe programa João Paulo Messer

Sala dos Municípios recebe programa João Paulo Messer
Espaço é a nova porta de entrada da comunidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O primeiro dia da Sala dos Municípios Maria Julita Volpato Gomes foi especial. Na manhã desta quinta-feira (18/7), um dia após sua reinauguração oficial, o espaço recebeu autoridades da Universidade e do Sul catarinense para um bate papo no programa João Paulo Messer, da Eldorado, transmitido ao vivo do local.

A reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, participou das conversas e destacou o caráter comunitário da Sala. “Aqui a comunidade e as lideranças podem depositar suas demandas. A Unesc tem lugar para todos e sua expertise pode contribuir ainda mais para elevar a qualidade de vida na nossa região. Nossas portas estão abertas, para um espaço de criação e desenvolvimento”, afirma.

Os valores da Universidade também foram destacados pelo diretor executivo da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Lei Alexandre. Para ele, a Instituição é parte fundamental do Sul de Santa Catarina. “O papel que a Unesc desempenha é único e importante. Agora, com este espaço, será mais do que nunca uma ferramenta de transformação”, ressalta.

A Sala dos Municípios

Moderna, aconchegante e de portas abertas para todos, o espaço tem o propósito de ser a porta de entrada das demandas de todos os municípios das regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) na Universidade. “É nossa missão, se envolver e com as pessoas e transformar a realidade onde estamos inseridos”, afirma o vice-reitor, Daniel Preve.

Segundo a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza, os trabalhos iniciaram ainda antes da reinauguração, em diálogos com autoridades do Sul. “Estamos ouvindo, falando e mostrando o que a Unesc pode oferecer. Juntos vamos reconhecer o que nossa região precisa e contribuir para buscar soluções”, frisa.

Também estiveram no programa as representantes da secretária de educação do Balneário Rincão, Jucilene Fernandes e Graziela Giacomazzo; a coordenadora do curso de Educação à Distância da Universidade, Graziela Giacomazzo; o secretário de Turismo do Balneário Rincão, Fernando Casagrande, o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luís da Silva; a gerente de Atenção ao estudante, Mira Dagostin, e a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de julho de 2019 às 12:58
Compartilhar Comente

PDI da Unesc recebe contribuições da comunidade externa

PDI da Unesc recebe contribuições da comunidade externa
Evento voltado ao debate dos eixos principais do planejamento foi realizado na noite desta quarta-feira (17/7) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse foi, na noite desta quarta-feira (17/7), mais uma vez palco de grandes discussões acerca do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Unesc. Desta vez o protagonismo do debate ficou com a comunidade externa. Estiveram representadas na ação as mais diversas organizações e categorias, além de participantes de forma geral que ouviram o chamado da Universidade nos meios de comunicação e fizeram questão de participar do debate sobre o futuro da Instituição.

O encontro teve o professor Igor Drudi como mediador das discussões, embasadas nos eixos ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo; parcerias entre Unesc e empresas, órgãos públicos, comunidade e demais instituições; desenvolvimento regional; cultura de paz e meio ambiente, arte e cultura. Além daqueles que estiveram no auditório, quem acompanhou o evento ao vivo pela transmissão da TV Unesc também pôde opinar e mandar suas considerações através do canal aberto por meio do Whatsapp.

Todas as participações compartilhadas no evento ou enviadas por meio de mensagens foram registradas e farão parte do conteúdo analisado nas próximas etapas do Plano. Conforme os gráficos mostrados já ao fim do evento, as principais sugestões e colocações da noite se direcionaram aos eixos de parcerias entre Unesc e outras organizações, com 40% das participações, seguida de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, com 17%, e desenvolvimento regional, com 16%.

Ao final do encontro foram sorteadas bolsas de 50% nos cursos de graduação na modalidade EaD nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Pedagogia, Marketing, Gestão Financeira e Logística, e três para Gestão de Turismo, além de uma bolsa de 100% para um curso de pós-graduação lato sensu a escolher.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que comanda o processo do PDI, esse foi mais um momento em que a Universidade abriu suas portas para aproximar cada vez mais a comunidade externa da realidade da Instituição. “Queremos ouvi-los cada vez mais e tudo o que pudermos fazer para o desenvolvimento das pessoas e da nossa região, nós faremos. A Unesc, como costumo dizer, é um patrimônio e é de cada um de vocês. Nada mais justo do que estarmos alinhados as suas demandas para planejar também nossos rumos”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de julho de 2019 às 23:29
Compartilhar Comente

Sala dos Municípios Economista Maria Julita Volpato Gomes é inaugurada com emoção na Unesc

Sala dos Municípios Economista Maria Julita Volpato Gomes é inaugurada com emoção na Unesc
Setor passa a levar o nome da colaboradora que criou o projeto, em 2009 (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Quem chega na Unesc percebe mudanças significativas em sua estrutura. Além de todas as reformas e manutenções realizadas no campus em 2019, uma obra em especial chama a atenção por sua beleza e localização privilegiada. Trata-se da nova Sala dos Municípios, no hall administrativo. O setor, repaginado e ressignificado, ganhou novo espaço, inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (17/7). Além da emoção de receber convidados e a comunidade interna para celebrar a inauguração, o dia contou ainda com a emoção de homenagear a fundadora do setor, a economista Maria Julita Volpato Gomes, ex-colaboradora da Universidade, que agora empresta o nome à Sala.

A Sala dos Municípios tem o propósito de ser a porta de entrada das demandas de todos os municípios das regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) na Universidade. Por intermédio dela, a intenção é unir cada vez mais a região com todo o potencial disposto na Instituição.

De acordo com a coordenadora do setor, Izabel Regina de Souza, o trabalho de aproximação cada vez maior com os municípios já foi iniciado nos últimos meses e muitas oportunidades especiais estão se fortalecendo. “Agradeço a confiança da equipe da reitoria que me presenteou com essa missão de coordenar a nova fase da Sala dos Municípios e garanto a vocês que estamos dispostos a levar o cabedal de possibilidades da Unesc para as suas cidades em prol do desenvolvimento de cada uma delas e da nossa região. Estamos inteiramente a disposição para novos contatos e os convido a aproveitar esse espaço para tirarmos incríveis resultados juntos”, salientou.

Conforme a reitora, o cenário tem apontado para a necessidade do compartilhamento cada vez maior do conhecimento. “Ele tem nos mostrado que a palavra da vez, muito mais do que competitividade, é colaboração. Esse momento nos convida a encontrar novas formas de dialogar para fora dos nossos muros e a Sala dos Municípios tem justamente esse objetivo. Com essa repaginação queremos fortalece-la e retomar com força total práticas que deram certo no decorrer da história da Universidade”, destaca Luciane.

A escolha do nome da homenageada, de acordo com a reitora, tornou o momento ainda mais especial, já que Maria Julita foi a fundadora da primeira Sala dos Municípios, ainda em 2009, sendo, inclusive, premiada pela iniciativa inovadora. “Essa é nossa forma de dizer, perante a todos, o nosso muito obrigada por tudo o que ela construiu dentro da nossa Universidade. Nosso agradecimento é eternizando esse nome na Sala dos Municípios. Gratidão é o que nos move nesse momento”, completou

Emocionada, a homenageada agradeceu pela surpresa oferecida e lembrou de todo o aprendizado conquistado ao longo de duas décadas de trabalho na Universidade. “O tempo que estive aqui foi de fundamental importância para o meu crescimento. Fico realmente emocionada e muito feliz pela grata surpresa, algo que não sei nem se mereço e jamais imaginava que um dia poderia acontecer”, declarou Maria Julita, que atualmente é diretora executiva da Acic (Associação Empresarial de Criciúma).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de julho de 2019 às 23:18
Compartilhar Comente