PDI

Propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional recebem atenção especial

Propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional recebem atenção especial
Foram mais de 34 mil ideias levantadas desde 2018 (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os professores, funcionários e gestores da Unesc estão engajados para lapidar as propostas elaboradas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). A atividade dá continuidade aos encontros do dia 18 e 20 de novembro, quando equipes envolvidas com o projeto iniciaram as análises das mais de 34 mil ideias com foco nos próximos cinco anos da Universidade. Nesta segunda-feira (25/11), os líderes de cada eixo trabalhado  uniram-se para qualificar os resultados.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destaca o processo coletivo de construção da Universidade do amanhã. Segundo ela, uma Instituição ainda mais consolidada poderá se fazer ainda mais presente na comunidade onde está inserida. “Ao pensar na Unesc do amanhã também estamos cuidando de quem está ao nosso redor. As ações evidenciadas para elevar a excelência de nossa Universidade refletem para além de nossos muros, no ensino de qualidade para formar grandes profissionais, na extensão para proporcionar qualidade no ambiente de vida e na pesquisa, que tanto contribui com o desenvolvimento e com a inovação nas diversas áreas do conhecimento”, pontuou.

Processo de qualificação das ideias

A coordenadora do Seplan (Setor de Planejamento Institucional), Almerinda Tereza Bianca Bez Batti, explica que o objetivo do encontro foi organizar as propostas, oportunizando um entendimento mais simples e uma filtragem mais detalhada. “O Plano de Desenvolvimento Institucional recebeu inúmeras contribuições, da comunidade interna e externa. A proposta deste momento é simplificar o conteúdo produzido. Isso possibilitará elaborar e apresentar projetos mais assertivos em 2020”, afirma.

 A aplicação do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) iniciou em 2018, por iniciativa da Reitoria da Universidade, com o objetivo de promover     diálogos sobre o futuro da Unesc. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos   para debate e fomento de ideias. A partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados.

O resultado do Plano foi concretizado na última semana, diante de 18 mil fortalezas e 5 mil possibilidades identificadas nos eixos: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação; internacionalização, meio ambiente e valores humanos; extensão; avaliação institucional; inovação; responsabilidade social; gestão; infraestrutura; sustentabilidade financeira e captação de recursos; políticas de atenção ao estudante, e educação inclusiva.

Agora, com eixos, objetivos e metas definidas, a Unesc está elaborando as ações e prazos para concluir o PDI. A ação desta tarde propôs cinco passos:

  • Avaliar e organizar as ideias por temática.
  • Analisar a temporariedade de cada proposta.
  • Unir ações pertencentes ao mesmo grupo e que atendam os mesmos objetivos.
  • Segmentar macro ações e ações.
  • Se possível, propor metas de cumprimento.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2019 às 01:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário