Observatório Socioeconômico

Sul de Santa Catarina segue em retomada econômica com números positivos na geração de empregos

Sul de Santa Catarina segue em retomada econômica com números positivos na geração de empregos
Mais imagens

A empregabilidade no Sul de Santa Catarina teve bons números nos primeiros três meses de 2021, dando continuidade à retomada da economia. Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), o município de Criciúma teve a maior geração de novos postos de trabalho, 2.194. Os números colocam a cidade do carvão na 8ª posição do ranking estadual. Os dados são compilados pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.

O padrão da Amrec se repete nas outras regiões do Sul, com o maior e mais numeroso dos municípios sendo o principal responsável pela geração de empregos. Na Associação dos Municípios Região de Laguna (Amurel), Tubarão criou 1.734 e na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense  (Amesc), Araranguá teve saldo de 965.

Com 46% da criação de novas vagas, o setor da Indústria da Transformação é o que mais contribuiu para a retomada, seguido do Comércio com 10%. Em sequência, Transporte, Saúde, Atividades Administrativas e Educação compõem os maiores dados. 

Dos novos trabalhadores formais do mercado, 66% têm Ensino Médio completo e 10,5% não concluíram a última fase escolar. Enquanto 7,2% têm diploma Ensino Superior, abaixo da média nacional de 21%.

O cenário positivo na criação de empregos se repete para todo o Estado, com o Norte e o Oeste catarinense pontuando entre os principais geradores. Joinville e Blumenau foram os maiores responsáveis em Santa Catarina, com 8.455 e 7.166 respectivamente.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de abril de 2021 às 18:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário