NUPAC-ST

[Infográfico] Uso correto de máscara: desafio para a proteção coletiva

[Infográfico] Uso correto de máscara: desafio para a proteção coletiva
Dispositivo precisa ser utilizado da forma orientada por profissionais para que seja eficaz contra o contágio da Covid-19 (Foto: Aicom Unesc) Mais imagens

Que o uso de máscara nas ruas e estabelecimentos é obrigatório, a maioria das pessoas já entendeu. O que ainda parece não estar claro, no entanto, é a importância de utilizá-las da forma correta conforme orientado pelos profissionais de saúde. Ao andar pelas ruas é possível perceber diferentes formas encontradas para burlar as orientações. Colocar a máscara de forma errada, utilizá-la pendurada, deixar o nariz desprotegido, encostar no tecido ou retirá-las por algum tempo, por exemplo, são ações que fazem com que a eficácia da medida de proteção seja perdida.

Conforme o professor e pesquisador da Unesc, Willians Longen, da mesma forma que o cuidado na escolha da máscara de modelo e tamanho correto é imprescindível, é essencial também que ela seja usada por todo o tempo em que as pessoas estiverem expostas, ou seja, fora de casa, e da maneira correta, cobrindo nariz, boca e queixo.

De acordo com Willians, as máscaras utilizadas por todos representam uma medida de autocuidado com desdobramentos na saúde coletiva na proteção das individualidades e dos coletivos. “A máscara foi proposta para servir ao seu papel fundamental de representar uma barreira atenuadora do risco de contágio. Muito mais do que uma exigência das autoridades sanitárias, devem ser instituídas no imaginário das pessoas como um hábito essencial do cuidado. Neste sentido uma diferenciação entre o que é uma obrigação por determinante legal ou senso comum e o que de fato se apresenta como uma forte demanda de saúde pública de fato, deve ser explicitada pelo adequado, zeloso e sensato uso desta forma de proteção”, explica.

Confira abaixo o infográfico produzido pela Unesc para explicar de forma clara o que é correto e incorreto na hora de utilizar as máscaras na proteção à Covid-19.

Descarte correto

Na mesma linha dos cuidados com relação ao uso correto do dispositivo, de acordo com Willians, o descarte do material também precisa ser feito com atenção. “É preciso seguir instruções também para retirar e guardar para lavar e reutilizar ou jogar fora as máscaras após seu uso. Isso também faz total diferença na prevenção”, acrescenta.

O Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador da Unesc (Nupac-ST), por meio de seus acadêmicos bolsistas e professores, criou um vídeo explicando de forma prática a forma correta de manuseio. Confira:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de maio de 2020 às 17:31
Compartilhar Comente

Confira os alimentos que podem ajudar a prevenir e/ou controlar a Diabetes

Doenças crônicas como a Diabetes tendem a potencializar os efeitos causados pelo coronavírus. Você é portador de Diabetes ou conhece alguém que seja? Confira o material produzido pelo NUPAC-ST e compartilhe com as pessoas que você se preocupa!

Prevenção e informação salvam vidas! Maiores dúvidas entre em contato conosco!

Confira o material clincando em "mais imagens"!

Entre em contato com o NUPAC-ST:

- Nos comentários da notícia;

- No e-mail do NUPAC-ST: agendanupacst@gmail.com

- No telefone: 48 3431-2651

- No Intagram: @nupacst

14 de maio de 2020 às 14:22
Compartilhar Comente

Orientações sobre a higienização dos alimentos

A higienização correta dos alimentos é um procedimento importantíssimo para evitar possíveis contaminações! Esse é um assunto que vem sendo ressaltado no momento em função da pandemia, porém é uma prática que deve ser mantida, porque além de reduzir riscos de surgimento de doenças, também previne quadros de intoxicação alimentar.
.
Confira o material postado em "mais imagens" e se surgirem dúvidas, fique a vontade para perguntar! 

Entre em contato com o NUPAC-ST:

- Nos comentários da notícia;

- No e-mail do NUPAC-ST: agendanupacst@gmail.com

- No telefone: 48 3431-2651

- No Intagram: @nupacst

14 de maio de 2020 às 14:18
Compartilhar Comente

Orientações sobre a Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. É possível identificar se o seu corpo está sinalizando um esgotamento psíquico e assim prevenir o adoecimento. Por isso, o Serviço de Psicologia do NUPAC-ST mostra didaticamente como identificar e como encontrar soluções! 

Maiores dúvidas entre em contato conosco!

Confira o material clincando em "mais imagens"!

Entre em contato com o NUPAC-ST:

- Nos comentários da notícia;

- No e-mail do NUPAC-ST: agendanupacst@gmail.com

- No telefone: 48 3431-2651

- No Intagram: @nupacst

04 de maio de 2020 às 11:35
Compartilhar Comente

1º de Maio: Dia do Trabalhador

Parabéns a todos, nessa data tão especial e significativa!

Uma homenagem do NUPAC-ST em parceria com a Rádio Cruz de Malta 89,9 FM e com o comunicador Erick Souza! @cruzdemaltafm @ericksouzalocutor

Assista nosso vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Qf8rlkNFmp4&feature=youtu.be

04 de maio de 2020 às 11:31
Compartilhar Comente