NUPAC-ST

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

2º Encontro: Ciclo de Debates para criação da Rede Catarinense de Reabilitação em Saúde do Trabalhador

2º Encontro: Ciclo de Debates para criação da Rede Catarinense de Reabilitação em Saúde do Trabalhador
Mais imagens

No dia 09/07/2018 em Florianópolis/SC, o coordenador do NUPAC-ST Prof. Dr. Willians Longen esteve presente no 2º encontro sobre a criação da rede catarinense de reabilitação em saúde do trabalhador.

Neste dia, o grupo composto por vários profissionais da área de diversas regiões do estado, tais como, Andrea Luiza da Silveira – UNOCHAPECO, Andrea B. de Almeira Medicina do Trabalho – UFSC, Diogo Cunha dos Reis - Engenharia de Produção – UFSC, Fabricio A. Menegon - Departamento de Saúde Pública/ Saúde do trabalhador – UFSC, Junior Vicente O. Franken - Reabilitação INSS Florianópolis, Roberto Cruz (representado por Pedro Carlotto) - Psicologia do Trabalho – UFSC, Roberto Ruiz - Medicina do Trabalho – UFSC, Sandroval Francisco Torres – UDESC e o Willians Cassiano Longen – UNESC destacaram dois objetivos principais:

a) Formação de uma rede estadual de reabilitação em saúde do trabalhador, com articulação dos serviços e atores sociais desta área em Santa Catarina, potencializando a atuação local;

b) Formação de uma rede de pesquisadores em saúde do trabalhador / reabilitação em saúde do trabalhador, propiciando um ambiente de integração, estimulando os pesquisadores das universidades a se aprofundarem nestes temas, a partir da criação de um cenário mais favorável a pesquisa, inclusive com a possibilidade de articulação entre os pesquisadores de diferentes instituições.

Na reunião, destacou-se que como o tema é a reabilitação, é fundamental inserir os serviços que prestam serviços nesta área. Lembrou-se ainda que existem temas relevantes a serem estudados, como por exemplo, maior incidência de aborto entre trabalhadoras da agroindústria, sendo fundamental pensar em ciência como espaço de geração de conhecimento que contribua para o progresso da humanidade. 

Por fim, foi realizado um check list de metas a serem estudadas e colocadas em práticas, por exemplo:

1. Realizar um evento em 2020 (congresso/seminário) que possa integrar os atores sociais que trabalham com a área de reabilitação em saúde do trabalhador, como marco da criação da Rede Estadual de Reabilitação em Saúde do Trabalhador;

2. Levantar quais são os trabalhos possíveis de serem publicados conjuntamente a partir da integração de pesquisadores das instituições participantes, e verificar a possibilidade de publicar uma edição especial de um periódico com estes trabalhos;

3. Avaliar a possibilidade de preparar um conteúdo específico sobre reabilitação em saúde do trabalhador, e oferecer este conteúdo aos programas de residências multiprofissional;

4. Próximo encontro deste ciclo, deverá ser um dia de seminário, onde se convide alguns pesquisadores que defenderam dissertações de mestrado ou tese de doutorado sobre o tema da reabilitação em um período do dia e no outro período, articulado com a possibilidade da vinda do Professor Dejours, que estará em São Paulo no final de agosto.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 16 de julho de 2018 às 13:22
Compartilhar Comente

Equipe do NEPST apresenta trabalhos no XI Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia

A equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador - NEPST e do Laboratório de Biomecânica - LABIOMEC, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PPGSCol da UNESC está apresentando 16 trabalhos científicos que foram aprovados para o XI Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia e III Jornada Gaúcha da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica nestes dias 28, 29 e 30 de junho em Gramado-RS. Site do evento: http://cgot.com.br/

Através do Grupo de Pesquisa (GP) e do LABIOMEC a UNESC é a instituição com maior número de trabalhos aprovados no evento. Os trabalhos do grupo envolvem várias temáticas referentes aos transtornos musculoesqueléticos no âmbito da promoção da saúde, prevenção, tratamento e recuperação da saúde funcional. 

Alguns dos trabalhos apresentados são: "Atividade Física Comunitária: Efeitos Sobre a Funcionalidade na Lombalgia Crônica";  "O Uso Prático da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde".; "Avaliação da Condição Musculoesquelética e da Qualidade de Vida de Trabalhadores de Indústrias Cerâmicas da Região Carbonífera", entre outros.

Os trabalhos do NEPST e o LABIOMEC foram desenvolvidos e apresentados por bolsistas de graduação e de Mestrado do PPGSCol orientados pelo professor Willians Longen que é um dos orientadores do referido PPG.
 

Por: Leticia Salvaro Fernandes 01 de julho de 2018 às 19:18
Compartilhar Comente

IV Ciclo de Capacitação do NUPAC-ST com Dr. Roberto Carlos Ruiz

Hoje, dia 14/06/18, aconteceu o IV Ciclo de Aperfeiçoamento em Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador: Ênfase nos transtornos músculos esqueléticos com o Dr. Roberto Ruiz. Nesta capacitação, o tema principal foi LER/DORT e também foi discutido sobre os direitos dos trabalhadores, a importância da equipe multidisciplinar para a reabilitação do paciente, a importância dos sindicatos dos trabalhadores e melhorias para o NUPAC-ST. A equipe do NUPAC-ST estava presente juntamente com alguns acadêmicos da área da saúde.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 14 de junho de 2018 às 15:35
Compartilhar Comente

Encontro - Integralidade do cuidado: O olhar do profissional de saúde em formação

No dia 07/06/18, ocorreu um encontro com a assistente social Patrícia Pilatti e a psicóloga Stephane Catharine Zavadil - ambas profissionais do NUPAC-ST - com os acadêmicos a partir da 7ª fase, para discutir e estudar assuntos relacionados entre aluno e paciente, visando um olhar ampliado.

Foi abordado temas, como por exemplo, saúde mental, vulnerabilidade social e direitos dos pacientes perante a política de saúde, ou seja, envolveu a integralidade da saúde, escuta qualificada, trabalho multi e interdisciplinar e trabalho em rede assistencial.

O encontro foi dividido em parte teórica e prática, na qual ocorreu o saneamento de dúvidas, discussão de estudo de caso e discussão em grande grupo. É necessário que a integralidade do cuidado e a escuta qualificada, esteja presente em todos os profissionais da saúde, independentemente de da sua área de atuação.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 11 de junho de 2018 às 15:37
Compartilhar Comente

Entrevista sobre Ergonomia e Saúde do Trabalhador na Rádio Fundação Marconi AM 780 de Urussanga-SC

Dia 11/06/18, segunda-feira, o Prof. Dr. Willians Longen, coordenador do NUPAC-ST, participou de uma entrevista realizada na Rádio Fundação Marconi AM 780 de Urussanga/SC, com a temática ergonomia e saúde do trabalhador em âmbito geral.

A Ergonomia é o estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a segurança e eficiência do modo com que ambos interagem entre si e com o meio. Trata-se de uma importante ferramenta que influencia diretamente na capacidade produtiva e na saúde do trabalhador.

Por: Leticia Salvaro Fernandes 11 de junho de 2018 às 14:55
Compartilhar Comente