imagem do site

Colégio Unesc ganha “Jardim da Gratidão” feito de modo colaborativo entre os alunos

Colégio Unesc ganha “Jardim da Gratidão” feito de modo colaborativo entre os alunos
Projeto conta com árvore de ovos pintados à mão e cheios de significado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Quem chega no Colégio Unesc já percebe uma recepção diferente. Logo na entrada da escola está a “Árvore de Páscoa” ou Osterbaum, tradição de origem alemã adotada como forma de celebração da data, mas com muitos outros significados criados na escola. Cheia de ovinhos coloridos e até mensagens espalhadas entre os galhos secos, a árvore está sendo montada no chamado Jardim da Gratidão, projeto realizado de forma colaborativa entre todos os alunos e alunas.

Direção, coordenações, equipe pedagógica e os professores da disciplina de Artes do Colégio Unesc, Gabriel Valga e Juliana Pereira Guimarães trouxeram a proposta de montar uma árvore. Conforme Gabriel, a dupla se uniu para idealizar um projeto que trouxesse significado aos alunos. “A partir de uma chuva de ideias buscamos promover uma ação que reverberasse em todas as turmas e que pudesse dialogar com as outras disciplinas. Foi aí que surgiu a ideia de destacar a partilha da data, o recomeço que significa”, explica.

Com os alunos de Ensino Fundamental Anos Iniciais, a Árvore de Páscoa foi abordada a partir de uma história lúdica que envolvia um coelho que tinha o sonho de, mais que levar ovos como os outros faziam, levar arte e cor para o mundo. Todo o contexto trabalhado com os alunos em sala de aula, de acordo com a professora Juliana, fez com que as turmas mergulhassem no projeto.

"O retorno para o Colégio representa um novo ciclo para as crianças. É visível o entusiasmo e o brilho do olhar dos pequenos no espaço escolar. A proposta com o tema ‘Jardim da Gratidão’ provocou discussões com as crianças sobre o verdadeiro sentido da vida, e do ovo como símbolo de renovação”, acrescenta.

A pequena Julia Ficher Costa, do quarto ano, deixou também sua marca na árvore especial. Ela, que chegou em 2021 no Colégio Unesc, se mostrou empolgada com o projeto proposto e deu o seu melhor na pintura para que contribuísse na missão de levar mais cor à ação e ao mundo ao lado dos novos amigos que já fez.

Conforme a professora da turma de Julia, Daiane Niquele, foi lindo ver como cada um colocou suas características na pintura e contribuiu com a vivência diferente sobre a Páscoa. "Alguns mais delicados, outros fazem mais rápido, enquanto ainda alguns pedem para pintar outro e caprichar mais, ou seja, é uma forma lúdica e com a qual eles também se divertem aprendendo", acrescentou.

Além dos ovos pintados à mão na sala de aula ou em casa, no caso dos alunos que estão assistindo as aulas de forma remota, o chão em torno da árvore está sendo decorado em giz com palavras escolhidas pelos alunos após uma dinâmica. “Eles vendaram os olhos e ouviram uma música inspiradora, prestando atenção na letra e na melodia, e depois apontaram palavras que lhes chamaram a atenção. A partir disso foi proposto que eles pensassem em o que gostariam de plantar no nosso Jardim da Gratidão. E assim surgiram novas reflexões”, explica.

Os alunos e alunas do Integral com imersão bilíngue também puderam participar, criando plaquinhas para pendurar na árvore, com os seus desejos de partilha, na língua inglesa.

Conforme a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos, escola é lugar de construção, de transformação, espaço de vida, de partilha, de vivências e sentimentos e, embalados por esse entendimento, os professores propuseram aos estudantes momentos de reflexões. “Isso tem fortalecido a união de todos em torno da esperança, do respeito, do carinho, do zelo, do amor ao próximo, da compreensão, da gentileza, da paz, da gratidão e da partilha. Por meio dessas reflexões os desejos de cada um foram registrados no nosso ‘Jardim da Gratidão’, completa.

A proposta em questão, de acordo com Wânia, segue com seu significado após a passagem da Páscoa. “Seguimos nosso 2021 com força, coragem, humildade e perseverança, que nosso jardim continue florescendo a cada dia, celebrando e valorizando a vida”, acrescenta.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2021 às 21:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário