imagem do site

Sala de Leitura

Na última quinta-feira (5/12), o projeto de extensão “Sala de Leitura Itinerante: Formando leitores literários e transformadores” encerrou as atividades de 2019 na Escola de Educação Básica Ignácio Stakowski, com os alunos do Ensino Fundamental I – 5º ano (501).

As bolsistas do curso de Letras desenvolveram atividades de leitura e de reflexão de obras literárias. Leram a obra “O incrível menino devorador de livros”, de Oliver Jeffers, e, a partir daí as crianças interagiram com as bolsistas, pensando a respeito do texto, de forma dinâmica e com muito interesse.

A coordenadora do projeto, Daniela Arns Silveira conta que após a leitura, os alunos foram desafiados a ler um miniconto e, depois, representar o entendimento da leitura, por meio de um desenho. Eles ainda foram convidados a socializar suas obras para toda a turma, o que proporcionou ao grupo um momento de descontração e reflexão dos textos lidos. Além da atividade, vários alunos deixaram dicas de livros lidos na Árvore Literária, revelando que mantêm contato constante com textos literários.

“O trabalho com a leitura literária no espaço escolar é de suma importância na constituição de um indivíduo reflexivo, crítico e capaz de pensar a respeito do que acontece no(s) espaço(s) do qual faz parte, posicionando-se com autonomia sobre as questões relacionadas a esse(s) espaço(s). E os projetos de extensão permitem que nossos estudantes universitários, no caso das licenciaturas, futuros professores e futuras professoras, pensem sobre seu papel nesse lugar de formação”, afirma.

09 de dezembro de 2019 às 16:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário