imagem do site

Orientações aos expositores

  • 1. Poderão participar da Feira de Ciências da UNESC toda a comunidade escolar (estudantes e professores) do Ensino Fundamental (5ª ao 9º anos) das Escolas do Município de Criciúma e região.

  • 2. Cada escola poderá participar da seguinte forma: Cada trabalho deve ser inscrito tendo para cada um seu título, resumo e a composição da equipe de autores que deve ser composta por (2) professores e no máximo (6) estudantes. Esta equipe irá escolher um tema relacionado com as áreas de Ciências (biologia, geografia, matemática, física, química) e a sua exposição em espaços de 2m x 2m previamente reservados pela organização contendo: 1 Mesa plástica redonda e 8 cadeiras plásticas. O espaço em que será realizado o evento dispõe de pia e banheiro. Está permitido a esta escola inscrever mais equipes, sendo necessário que para cada trabalho deva ser preenchido o seu formulário de inscrição contendo título, membros da equipe, resumo, etc.

  • 3. O resumo a ser enviado deverá conter: título do trabalho, nomes completos dos alunos e dos orientadores, série, nome da escola, município e resumo da exposição (texto único com tamanho máximo de 1.000 caracteres com espaços). É muito importante que você também envie imagem (foto) ou representação gráfica no sentido de elucidar seu trabalho.

  • 4. Seleção dos trabalhos:
    A seleção dos trabalhos a serem apresentados na IV Feira de Ciências da UNESC será realizada por membros da comissão avaliadora; esta será composta por professores(as)/pesquisadores(as) da Universidade e por avaliadores convidados. Temos uma novidade para essa segunda edição. Os trabalhos selecionados serão publicados em um número da revista - Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC. Para isto, é necessário que o professor oriente seus alunos para o envio do Termo de autorização para publicação de artigos. - Anais da Semana de Ciência e Tecnologia divulgados.

  • 5. Orientações para a preparação dos trabalhos:
    O trabalho deverá ser apresentado em formato livre (brinquedo, maquete, experimento, demonstração, jogos) por parte da equipe tendo a possibilidade de fixação de cartaz ou pôster para dar suporte didático e visibilidade. Quanto à apresentação do trabalho é necessária a fixação no local de exposição, de forma visível, as seguintes informações: Título da pesquisa; estudantes (em ordem alfabética) e professor(a) orientador(a), série ou fase escolar dos participantes, nome da escola e o município. Podem ser colocados gráficos, tabelas, fotos, desenhos ou outras formas de exposição no espaço destinado que ilustração no trabalho. A confecção de outros materiais para apresentação dos trabalhos é de responsabilidade dos expositores.

  • 6. Avaliação:
    Os trabalhos apresentados durante a IV Feira de Ciências da UNESC edição 2018, serão avaliados por membros da comissão avaliadora. Os membros da comissão avaliadora, após lerem o resumo e observarem in loco a exposição do trabalho, atribuirão notas de 0 a 10 para cada um dos critérios considerados na ficha de avaliação. Os avaliadores observarão os seguintes critérios: Conhecimento científico; Domínio do conteúdo; Criatividade e Inovação; Participação dos componentes da equipe; Qualidade da apresentação; Qualidade do trabalho; Organização geral (inclusive a limpeza e a organização do local da exposição).

  • 7. Certificação e premiação:
    Cada grupo receberá 01 (um) certificado de participação emitido pela UNESC. O certificado de participação será emitido conforme os dados que constarem na inscrição, cujo preenchimento é de responsabilidade dos(as) estudantes e do(a) orientador(a). Dentre os trabalhos apresentados serão escolhidos aqueles que receberão menção honrosa e certificação de destaque da IV Feira de Ciências da UNESC. A data e o horário de exposição serão publicados no site do evento após a publicação dos trabalhos selecionados.