Escola de Gestores

Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação de Gestores inicia na Unesc

A Unesc iniciou, na tarde desta sexta-feira (3/5), mais uma capacitação que promete auxiliar os colaboradores da Universidade nos processos de gestão acadêmica. O lançamento do “Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação de Gestores”, que tem o apoio da Escola de Gestores da Unesc, lotou a sala 1 do bloco O para a sua primeira atividade, reunindo professores, gestores e colaboradores.

O curso tem o objetivo de qualificar as ações dos gestores da Universidade, de forma continuada e vinculada ao planejamento institucional, correspondendo às necessidades dos gestores dos cursos de graduação e dos setores. Além disso, contribuir com a sua realização pessoal e profissional no cumprimento de suas funções.

De acordo com a coordenadora da Escola de Gestores, Maria Aparecida da Silva Mello, o curso tem o intuito de capacitar os gestores utilizando assuntos práticos e do cotidiano. “Buscamos a qualidade nos processos da Universidade e essa capacitação deve ser realizada em conjunto, de forma colaborativa, constante e permanente, pois os processos mudam cotidianamente e precisamos estar preparados para isso”, explicou.

Conforme a coordenadora, quatro pontos norteiam o Programa: planejar, executar, avaliar e agir. “Planejar as ações administrativas, executar o funcionamento dos processos, avaliar se esses processos estão funcionando e agir corrigindo as falhas”, comentou.

Para o vice-reitor, Daniel Preve, a capacitação busca qualificar e melhorar o serviço oferecido. “O programa tem a temática de uniformizar e qualificar os processos da Universidade, pois esse é o nosso maior compromisso, de prestar o melhor serviço para a comunidade”, enfatizou.

Segundo o pró-reitor de Planejamento Institucional, Thiago Fabris, o programa tende a conhecer os processos que envolvem a gestão da Instituição. “Vamos abordar todo o sistema burocrático da Universidade e convergir juntos para uma Unesc cada vez maior e mais forte”, disse. “A Universidade se faz com a participação e colaboração de todos para juntos trabalharmos e consolidarmos este projeto”, observou a professora Andreia Rabelo, representando a assessoria pedagógica e a diretoria de Ensino de Graduação.

Cronograma da capacitação

O Programa conta com temáticas que envolvam a Universidade, com demandas apontadas pelos principais setores da Instituição que tem contato direto com a comunidade. Além disso, os módulos também serão ministrados por colaboradores da Universidade, respondendo pelos setores que se relacionam.

No primeiro dia de atividades, o Módulo 1 contou com a temática “Gestão dos Processos Acadêmicos – Parte I”, ministrado pela secretária acadêmica, Lorete Tasca,  que abordou os processos de matrículas e o ingresso na Universidade.

Os próximos módulos seguem até novembro, com extensa agenda na Universidade.

Acompanhe o cronograma:

20/5 – Módulo 1 – Gestão dos Processos Acadêmicos – Parte II;

12/6 – Módulo 2 – Gestão Financeira e Orçamentária;

25/6 – Módulo 3 – Gestão dos Processos Jurídicos;

16/7 – Módulo 4 – Gestão de Pessoas;

14/8 – Módulo 5 – Gestão da Avaliação Institucional;

9/9 – Módulo 6 – Planejamento Estratégico;

23/9 – Módulo 7 – Gestão de Comunicação e Marketing;

29/10 – Módulo 8 – Gestão da Educação Inclusiva;

19/11 – Módulo 9 – Projeto (Há) Gente da Cultura de Paz.

03 de maio de 2019 às 13:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário