Alumni

Cerimônia de colação de grau virtual dá início oficial à carreira de 81 novos profissionais juristas formados pela Unesc

Cerimônia de colação de grau virtual dá início oficial à carreira de 81 novos profissionais juristas formados pela Unesc
Evento concluiu semana que celebrou a conquista de mais de 170 graduandos da Universidade (Fotos: Milena Nandi/Mayara Cardoso) Mais imagens

Entre as lembranças do mês de setembro de 2020, em meio a pandemia de Covid-19, 81 bacharéis em Direito terão uma mais que especial: sua noite de formatura. Diferente daquilo que foi sonhado há cinco anos, quando iniciaram o curso, a colação de grau foi realizada de forma virtual, mas não sem emoção e brilho. A recordação será datada, mais especificamente, de 4 de setembro de 2020, a partir das 19h. Esse foi horário de início da celebração conduzida pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, responsável por outorgar o grau a cada um dos acadêmicos que, a partir do encontro virtual, tornaram-se oficialmente bacharéis.

Foram 81 sonhos realizados, ou ainda mais, se multiplicados os sonhos de familiares, companheiros e amigos que se realizaram junto à colação de grau de seus entes queridos. Entre esses sonhos estava o do mais novo jurista Aguinaldo Luiz Fernandes. Ele é um dos exemplos de quem compartilhou em casa o desejo de estudar, de conhecer mais sobre o mundo e sobre sua história, escolhendo o curso de Direito para essa trajetória.

O início, conforme ele, foi desafiador e longe de poder ser chamado de fácil. Os desafios e as partes tortuosas no caminho, no entanto, não foram capazes de o fazer desistir do desejo de conhecer mais sobre suas origens e poder colocar seu conhecimento à serviço da sociedade. “A Universidade, para mim, era um sonho muito distante. Fiquei muitos anos fora da sala de aula e quando retornei percebi as dificuldades de iniciar nesse universo, mas não me deixei esmorecer. Após esses anos, chegar até aqui é uma emoção imensurável. É algo que só quem vivencia sabe como é e como deve valorizar. É gratificante”, destacou orgulhoso.

As curiosidades e as dúvidas que trouxe na mochila lá no início, conforme Aguinaldo, foram mais que sanadas e plantaram ainda mais fundo a semente do gosto pelo conhecimento. “Sempre quis conquistas, sempre fui adepto ao estudo e ao conhecimento. É por meio dele que podemos buscar sentido nas coisas. Posso dizer que eu aprendi sobre a minha origem, associando a área jurídica, sabendo que o Direito fez lá atrás pelos meus ancestrais, principalmente para mim como descendente de escravizados”, completou.

Aguinaldo e os colegas viveram momentos de emoção, cada um em sua casa, mas guardaram na memória o dia em que o sonho se tornou real. “A conquista para o formando chegou. O sucesso que ele almejou, chegou, seja de forma virtual ou não”, garantiu.

Dedicação acompanhada de perto

O empenho nos estudos, a angústia pela incerteza ao longo do último semestre e a dedicação à vida acadêmica de Aguinaldo e de cada um dos graduandos da noite foram acompanhados e incentivados pela coordenação do curso, pela gestão da Universidade e pelos colegas.

Na noite de celebração, portanto, a turma contou, como não poderia deixar de ser, com a presença do coordenador e um dos professores homenageados, João Carlos Medeiros Júnior, acompanhado dos colegas também escolhidos para receberem homenagens, Andréia Dota Vieira, Diogo Lentz Meller, Rosângela Del Moro, Débora Ferraszzo, Marcus Vinícius Almada Fernandes, do patrono Marcílio Bittencourt e da paraninfa e coordenadora-adjunta do curso, Márcia Piazza.

O orgulho ao observar, mesmo que pela tela do computador, os semblantes emocionados dos alunos que agora tornam-se profissionais, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é tão grande quanto a emoção de fazer parte deste marco em suas vidas. “Esse é um momento solene em que a nossa Unesc retorna à sociedade não só novos bacharéis em Direito, mas melhores cidadãos. Estes, que lutarão pela justiça e pela vida. Lutarão pelo o que é correto, ouvindo sempre o contraditório. Que exercício responsável!”, exaltou.

O papel do profissional formado nesta área, diante de tamanhas turbulências vividas na atualidade, conforme Luciane, é ainda mais fundamental. “Em um mundo onde os valores são cada vez mais substituídos pela predominância do patrimonialismo, pela ambição pessoal desmedida, muitas vezes pelo exacerbado desejo de acumular, em detrimento do ser, estou certa de que a formação familiar que tiveram, associada à formação na nossa Unesc, farão com que adotem o compromisso com os valores de uma sociedade justa”, pontuou.

A emoção da noite, acentuada pelo caloroso discurso das oradoras da turma, Anna Carolina de Souza Fernandes e Nátali Luciano, também foi sentida pelo coordenador do curso, João Carlos Medeiros Júnior. O dia que, conforme ele, é considerado de júbilo para a história do curso de Direito e da Unesc, marca a realização de cada um, o momento idealizado por pelo menos cinco anos.

“Não tenham dúvidas de que a conquista de vocês também é nossa conquista. Obrigada por terem construído suas histórias conosco. Estaremos sempre com as portas abertas para acolhe-los. O sonho que vocês sonharam pela carreira jurídica e concretizaram por meio da Unesc começa a se concretizar a partir de agora, por isso se justifica o choro, a emoção, por tamanha realização”, destacou.

Aos novos colegas, a paraninfa da turma, professora Márcia Piazza, também deixou sua mensagem. O início da nova fase, assim como a carreira jurídica, conforme ela, não é simples, porém será encarada com profissionalismo pelos novos bacharéis. “Direito não é um caminho fácil, vocês já devem ter percebido, mas não se deixem abater. Logo vocês serão responsáveis por suas vitórias e elas são sempre bem-vindas. Mas haverá também momento de derrotas e é necessário saber lidar. Não é necessário vencer sempre, mas lutar sempre”, acrescentou à noite de emoções.

A cerimônia foi acompanhada ao vivo por centenas de pessoas e pode ser acessada a qualquer tempo no canal da Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de setembro de 2020 às 21:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito