Alumni

Profissionais a postos para cuidar da saúde mental: Unesc forma 26 novos psicólogos

Profissionais a postos para cuidar da saúde mental: Unesc forma 26 novos psicólogos
Turma colou grau em cerimônia especial online nesta quinta-feira (3/9) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os últimos anos da vida da jovem Daniela Cardoso de Oliveira, de 27 anos, foram divididos entre a casa da família, em São João do Sul, e o campus da Unesc. Dedicada nos estudos e engajada também nas atividades fora de sala de aula, Dani, como é conhecida na Universidade, lida com a deficiência visual e foi uma das graduandas desta quinta-feira (3/9) no curso de Psicologia. Ela encerra nesta noite a fase de acadêmica e inicia uma nova história.

Em cerimônia de Colação de Grau Especial realizada de forma online por meio do canal da Unesc TV no YouTube, a agora egressa realizou o sonho de concluir a graduação. A partir desta data ela é oficialmente a psicóloga Daniela Cardoso de Oliveira, pronta para iniciar seu trabalha na área que escolheu por amor à causa.

Além da viagem diária de uma hora e meia para chegar à Universidade, Daniela encarou a deficiência visual como mais um, entre os inúmeros desafios em busca do sonhado diploma. “As adaptações necessárias por conta da deficiência visual não foram motivo para que tivesse menos vontade de estudar. Com apoio da Universidade e do curso, que me acolheu desde o primeiro dia, pudemos adaptar materiais e o que foi necessário para a minha formação”, destaca.

Todo o esforço, conforme ela, se transformou em aprendizado e amadurecimento. “Posso dizer com certeza que existe uma Dani antes de entrar para uma Universidade e outra Dani que sai hoje formada. Acredito que seja assim para todos que vivem a Universidade, pois a graduação é processo transformador na vida das pessoas”, garante.

Designada como oradora da turma de formandos do curso, Daniela finalizou seu discurso nesta noite compartilhando seu sentimento sobre os novos tempos que se iniciam agora. “O caminho a partir daqui talvez nos assuste um pouco, por humanos que somos, mas ele nos acena cheio de possibilidades. Nosso compromisso é dividir com as pessoas nossos conhecimentos adquiridos. É usar eles para promover saúde e mitigar sofrimentos psíquicos e sociais. É fazer da psicologia nossa bandeira na luta por uma sociedade melhor e mais justa. Que o futuro venha como vier. Nós nos lançaremos a ele de braços abertos”

Orgulho e reconhecimento

O discurso de Daniela foi assistido com orgulho pelo diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, que representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta na noite de colação de grau virtual. Voltando-se especialmente à oradora, Marcelo parabenizou a jornada, a conquista e as palavras escolhidas para a noite.

“Lembrei de um autor desconhecido que diz que “O privilégio de uma existência é ser quem você é”. Você tem conduzido nesses cinco anos muitas experiências mostrando justamente isso. Muito obrigado pela sua forma de conduzir, pelos seus exemplos e por hoje representar a sua turma nesse momento de encerramento de ciclos e de aberturas de novas possibilidades”, salientou.

Conforme Feldhaus, neste momento, mais do que nunca a sociedade vive um tempo em que o papel do profissional que ajuda a cuidar da saúde mental das pessoas é fundamental. “Desta forma, desejo que tornem reais seus sonhos e façam acontecer independentemente da área em que forem atuar”, acrescentou aos graduandos da noite.

Citando Charles Chaplin, Marcelo compartilhou com os novos profissionais o ensinamento de acreditar nem seus propósitos. “Chaplin nos disse: ‘Que os nossos esforços desafiem as impossibilidades. Lembrai-vos de que as grandes proezas da história foram conquistas daquilo que parecia impossível.’ Talvez lá em março, quando nos afastamos socialmente, esse final parecia impossível, mas estamos aqui enfrentando de modo colaborativo, de modo a reinventar nossas práticas e concluindo um ciclo”, completou.

A emoção de acompanhar o momento de formatura dos acadêmicos, para a coordenadora adjunta do curso de Psicologia, Graziela Amboni, é sempre muito grande. Para ela, a conquista do diploma de graduação é uma das coisas mais lindas da vida de um cidadão. “É uma conquista única que ninguém mais irá tirar de vocês. Para mim, é difícil não estar emocionada ao ver o rosto de cada um, mesmo que de forma virtual, e perceber cada emoção e imaginar tudo o que isso representa, já que conhecemos muitas das histórias de vida e sabemos quão importante é essa conquista”, salientou.

O desejo para os mais novos colegas, conforme Graziela, é de que sejam muito felizes e de que não esqueçam que a Universidade estará sempre de portas abertas para acolhe-los. “Se vocês alcançaram e chegaram até aqui é porque tinham o desejo de serem psicólogos, de lutarem pela saúde mental das pessoas, pelo que há de mais nobre no ser humano. É isso que vocês vão daqui para frente, cuidar da saúde mental das pessoas, algo tão precioso”, destacou.

A noite de colação de grau contou ainda com a participação da paraninfa da turma, Flávia Karine Rigo, e dos professores homenageados João Luiz Brunel e Nerilza Volpato Beltrame Alberton. A transmissão completa pode ser assistida no Canal da Unesc TV no YouTube. 

🎧 Podcast | Conheça a história da Dani. Formanda de Psicologia, ela enfrentou as dificuldades de frente e se tornou um exemplo dentro da Universidade:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2020 às 21:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário