Departamento de Tecnologia da Informação

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Novos gestores da Universidade são empossados

Novos gestores da Universidade são empossados
Portarias foram entregues nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Reitoria da Unesc empossou na tarde desta segunda-feira (3/7) os novos gestores da Instituição. A solenidade teve a participação de funcionários e professores e marcou o início das atividades da nova gestão, que tomou posse na última sexta-feira (30/7) e ficará à frente da Universidade nos próximos quatro anos.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, lembrou que neste início de um novo ciclo há muito desafios e que contará com a colaboração de todos. “É preciso lealdade à Instituição e gratidão às pessoas. Ter respeito às opiniões diferentes, à diversidade, à cultura, à arte e ao conhecimento. A Unesc que a gente quer está na mão de cada um de nós”, afirmou Luciane.

O vice-reitor, Daniel Preve, agradeceu aos empossados pelo aceite ao convite e chamou a atenção para o cenário atual, que pediria novas condutas, mas sem perder o principal norteador das atividades da Unesc, que é o ser comunitária. “Trabalho, democracia, diálogo e transparência são alguns dos principais pontos para fortalecermos ainda mais a nossa Universidade”.

Durante a solenidade, a reitora convidou os colaboradores para participar nesta quarta-feira (5/7), às 9 horas, no Auditório Ruy Hülse, de uma reunião na qual será apresentada e discutida a proposta de reformulação administrativa da Instituição.

Na cerimônia, a professora Indianara Becker, que assumiu a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, falou em nome dos pró-reitores empossados. Já o professor Marcelo Feldhaus, diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), representou os diretores das UNAs e a professora Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor de Arte e Cultura, falou em nome dos gestores de setores da Instituição.

A cerimônia desta segunda-feira teve ainda a presença do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Marcos Machado e do diretor da UCE (União Catarinense dos Estudantes), Lucene Magnus.

Empossados:

Indianara Reynaud Toreti Becker – Pró-Reitora de Ensino de Graduação;
Oscar Rubem Klegues Montedo – Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
Thiago Rocha Fabris – Pró-Reitor de Administração e Finanças;
Gisele Silveira Coelho Lopes – Chefe de Gabinete da Reitoria;
Valdemira Santina Dagostin – Diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde);
Miguelangelo Gianezini – Diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas);
Evanio Ramos Nicoleit – Diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologia);
Marcelo Feldhaus – Diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação);
João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior – Procurador Jurídico;
Patricia Luciano Maria – Ouvidora;
Lorete Tasca Marcos – Secretária Acadêmica;
Elenice Padoin Juliani Engel – Coordenadora do Setor de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão;
Graziela Fátima Giacomazzo – Coordenadora do Setor de Educação a Distância;
Thiago Henrique Almino Francisco – Coordenador do Setor de Avaliação Institucional;
Janaina Damasio Vitório – Coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante);
Amalhene Baesso Reddig – Coordenadora do Setor de Arte e Cultura;
Camila Milioli Casagrande Preve – Coordenadora do Setor de Estágio e Empregabilidade;
Elisângela Justi Steiner – Coordenadora da Biblioteca Central Professor Eurico Back;
Daiana Silveira Colombo Dieter – Coordenadora do Colégio Unesc;
Dimas de Oliveira Estevam – Coordenador da Editora Unesc/Editor Chefe/Presidente do Conselho Editorial;
Rogério Antônio Casagrande – Gerente do Departamento de Tecnologia da Informação;
Hélio da Silva – Gerente do Departamento de Patrimônio e Suprimentos;
Grasiela de Espíndola Goulart Nuernberg – Gerente do Departamento de Projetos e Infraestrutura;
Janir de Quadra Paim – Gerente do Departamento de Finanças e Contabilidade;
André Pais Topanotti – Gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano;
Morgana Cirimbelli Gaidzinski – Coordenadora do Museu de Zoologia;
Édina Regina Baumer   - Coordenadora do Museu da Infância;
Lisiane Tuon Generoso Bitencourt – Coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação);
Valéria de Araujo – Coordenadora do Escritório de Processos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de julho de 2017 às 18:58
Compartilhar Comente

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Estudo foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey Mais imagens

Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora

Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.

Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas

Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Como foi feito o estudo

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.

A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).

Saiba mais sobre o Índice

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 06 de dezembro de 2016 às 10:57
Compartilhar Comente (2)

Capacitação reforça o bom atendimento no campus

Capacitação reforça o bom atendimento no campus
Funcionários participarão de quatro encontros este mês (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O mês de novembro será dedicado a capacitações com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento aos estudantes da Universidade. De 10 a 28 de novembro, serão realizados quatro encontros da Formação Continuada sobre os Processos de Matrícula e Atendimento Acadêmico 2016/2, com o objetivo de proporcionar informações relevantes sobre o processo de matrícula e oportunizar a integração e a troca de informações entre os funcionários dos setores envolvidos.

No primeiro módulo, “O autoconhecimento te leva além” foi o tema abordado pela personal e executive coach Milani Del Priore. Já nesta quinta-feira (17/11), foi realizado o “Game de Matrícula – conhecimento, colaboração e diversão”, pela coordenadora do Secom (Setor de Comunicação Integrada da Unesc), Lúcia Búrigo.

O terceiro módulo terá como tema “Café com Informação” e será comandado por profissionais da Secretaria Acadêmica, CPAE, Centac, DTI e Secom. O encontro ocorre na próxima terça-feira (22/11), das 15 às 17 horas, na sala 10 do Bloco XXI-B. O último modulo, “Desatando nós, criando laços”, ocorre em 28 de novembro, das 14 às 16 horas, na Sala de Dança 2 e será ministrada pelo gestor do Ânima, João Batanolli.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de novembro de 2016 às 20:21
Compartilhar Comente

Unesc doa computadores para Associação dos Aposentados de Içara

Unesc doa computadores para Associação dos Aposentados de Içara
Vinte máquinas foram entregues nesta terça (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

A Unesc entregou 20 computadores à Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Município de Içara nesta terça-feira (5/5). O presidente da entidade, Antonio Novelli, recebeu os equipamentos do reitor Gildo Volpato. “Queremos montar uma escolinha para os nossos idosos, que é uma das maneiras deles não ficarem doentes”, explica Novelli.

O reitor destacou que essa doação faz parte do que a Unesc é, uma Universidade Comunitária, e lembrou que o trabalho da Associação é muito importante.

O DTI (Departamento de Tecnologia de Informação da Unesc) foi o responsável pela análise, formatação e limpeza dos computadores. A supervisora de Help Desk, Luciani Búrigo Boeira, representou o setor no ato de doação.

Também participaram do ato a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato; o chefe de gabinete Ricardo Pieri, e o aposentado Vanildo Warmling.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 05 de maio de 2015 às 15:56
Compartilhar Comente (1)

Estrutura da Unesc é apresentada em workshop na UFSC

A Universidade foi apresentada hoje (8/10), no Workshop de Tecnologia de Redes promovido pela RNP (Rede Nacional de Pesquisa) em Santa Catarina. O evento ocorre até sexta-feira (10/10) na UFSC e conta com a participação de gestores de TI de instituições de ensino de todo Estado. A Unesc foi representada pelo analista de rede do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Adjano Scarmagnani.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2014 às 18:24
Compartilhar Comente