Coronavírus

Unesc lança site sobre Covid-19 para colaborar com gestores de saúde e informar a população

Unesc lança site sobre Covid-19 para colaborar com gestores de saúde e informar a população
Ferramenta traz dados da realidade da doença também no Sul e Extremo Sul catarinense (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc segue com o desenvolvimento de ações para colaborar por meio de sua expertise com a comunidade neste momento de pandemia de coronavírus. Nesta sexta-feira (29/5), às 19 horas, a Universidade vai realizar um evento online para abordar o “Panorama da Pandemia” e lançar o site de acompanhamento da Covid-19. O encontro virtual será transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube.

O evento online terá a participação da reitora, Luciane Bisognin Ceretta, que vai abordar a Unesc e o enfrentamento da Covid-19, da coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e responsável pelo Comitê de Análise e Gestão Covid-19, Cristiane Damiani Tomasi e do professor do PPGSCol e responsável pelo Observatório Epidemiológico Covid-19, Antônio Augusto Schafer.

O site é uma realização do Comitê de Análise e Gestão Covid-19, do PPGSCol e da Unesc. O Comitê foi criado para, entre outras ações, dar suporte aos municípios, auxiliar na tomada de decisão referente a pandemia e aos pós-Covid-19 nas mais diversas áreas e disponibilizar materiais informativos produzidos pela Unesc.

Segundo Cristiane, com a pandemia, o PPGSCol viu a necessidade de criação do Comitê, pensando em todas as ações que o corpo docente pode auxiliar, tanto no serviço de saúde quanto nas indústrias (na área de saúde do trabalhador). E o site, é uma maneira de facilitar o acesso tanto dos gestores quanto dos profissionais de saúde e da comunidade em geral às informações. “O Comitê conta com uma forte parceria do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc para o site, que possui inclusive, links para outras universidades. Este é um momento de solidariedade e queremos especialmente ofertar informações confiáveis da nossa e de outras instituições de ensino, criando um lugar que tenha informações seguras sobre a Covid-19”.

Dentro do Comitê, há o Observatório Epidemiológico Covid-19, que levanta dados do mundo, Brasil, Santa Catarina, Amurel, Amrec e Amesc que também são disponibilizados à população pelo site.

Segundo Antônio, as informações são captadas de diferentes bases de dados nacionais e internacionais. “Uma das situações que mais estávamos sentindo falta era de dados de credibilidade para a população e para os gestores da nossa região. O Observatório tem dados amplos, mas também traz informações da realidade de cada região próxima à Universidade e isso estará à disposição no site, assim como dados do Conselho Federal de Enfermagem. Traremos também coeficiente de incidência dos casos e gráficos”, comenta o responsável pelo Observatório Epidemiológico Covid-19. 

O site traz também informações sobre todas as ações da Unesc no enfrentamento da pandemia e uma calculadora que colabora com os gestores de saúde para a definição da quantidade de equipamentos de proteção individual necessários para os profissionais de saúde do município.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de maio de 2020 às 16:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário