Coronavírus

Estudantes da Unesc são desafiados a usar da criatividade na luta contra o coronavírus

Estudantes da Unesc são desafiados a usar da criatividade na luta contra o coronavírus
Proposta do curso de Design - ênfase em projetos de produtos tem foco em potencialidades presentes na rotina da pandemia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes da Unesc estão sendo desafiados a usar o potencial criativo na busca por soluções diante do cenário imposto pelo coronavírus. Intitulado “O Design na pandemia”, o desafio propõe a resolução de problemas reais nos níveis formal, funcional, técnico, estético e operativo, no que se refere às mudanças de hábitos e a não contaminação entre as pessoas. A inscrição e entrega do projeto devem ser realizadas até o dia 31 de maio, no e-mail design@unesc.net.

A proposta, idealizada pelo Colegiado do Curso de Design - ênfase em projetos de produtos, com apoio da Pró-reitora Acadêmica e da empresa Ostec - segurança digital de resultados, coloca o Design e a tecnologia presentes na Instituição como aliados da área médica e de valorosa contribuição no combate às doenças infectocontagiosas. 

Segundo o coordenador do curso, João Luis Rieth, “O Design na pandemia” foi construído por professores da graduação, diante de exemplos já concretizados, como a impressão 3D, usada para criação de próteses personalizadas e acessíveis; impressão de ferramentas cirúrgicas; personalização de pílulas, e outros trabalhos.

Para contribuir com ideias criativas, participando do desafio, o estudante deve estar com matrícula ativa em qualquer curso da Universidade. A participação pede que ao menos um dos integrantes do grupo seja aluno do curso propositor. “O objetivo é pensar o problema sob vários ângulos diferentes, para estimular novas ideias e aproximar a cultura do Design dos demais cursos da Universidade”, afirma Rieth.

As criações serão avaliadas por um júri constituído por quatro professores da Instituição e um representante da empresa Ostec. Após o desafio, existe a possibilidade dos projetos participantes comportem uma exposição no campus, e até serem levados às escolas de Criciúma e região Sul de Santa Catarina, como forma de difundir os resultados e o potencial evidenciado. 

Todos os participantes receberão certificados de participação. Para saber mais acesse o edital. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de maio de 2020 às 16:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário