Coronavírus

Aulas dos cursos da área da saúde sobre a Covid-19 serão abertas ao público

Aulas dos cursos da área da saúde sobre a Covid-19 serão abertas ao público
Primeiros dos cinco encontros irão abordar a experiência do sistema de saúde pública no Peru (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc vai oferecer mais uma vez para a população, o acesso a informações de qualidade sobre a Covid-19. A partir desta quarta-feira (6/5), iniciam os encontros promovidos pela disciplina "Interação Comunitária" dos cursos de saúde da Universidade, que trarão professores, pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior para abordar diversos aspectos da doença e do enfrentamento do vírus pelo sistema público de saúde. Serão cinco aulas, sempre nas quartas-feiras às 19h30. Todas serão abertas para a comunidade em geral e transmitidas no canal do YouTube da disciplina.

A aula inaugural será ministrada pela nutricionista que atua no Serviço de Medicina do Adolescente do Instituto Nacional de Saúde Infantil em Lima, no Peru, Marlene Julca Rupay. A profissional irá abordar o tema “Sistema de Saúde no Peru”. Todas as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal e a interação com os convidados poderá ser feita pelo chat no canal.

A disciplina “Interação Comunitária”, ocorre na primeira fase de todos os cursos da área da saúde da Unesc: Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia. “Vários professores ministram esta disciplina e seguem um calendário em conjunto. Ela trata do Sistema Único de Saúde e a interação entre a comunidade e a universidade e vivendo a pandemia do coronavírus, nada melhor que abordar dentro desta disciplina o que está acontecendo. Resolvemos então fazer cinco aulas sobre a Covid19, porque os alunos terão que desenvolver um portfólio da crise. E como o tema das aulas é de interesse público, vamos abrir para que toda a comunidade possa participar”, comenta o professor da Unesc Rafael Amaral.

Os acadêmicos dos oito cursos de saúde da Universidade estão desenvolvendo o portfólio há mais de 30 dias. Ele é alimentado semanalmente com dados da Covid-19 como o número de casos, além de relatos de como os estudantes estão se sentindo em meio à pandemia. A ideia das aulas é auxiliar também os alunos na construção do portfólio da crise.

Nas próximas semanas, as aulas terão a presença de professores e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro e de centros de estudo de Brasília e Manaus.  

Pelo link você poderá acompanhar todas as aulas com os profissionais convidados.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de maio de 2020 às 17:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário