Coronavírus

Covid-19: Unesc utiliza expertise em diferentes projetos em prol da comunidade

Covid-19: Unesc utiliza expertise em diferentes projetos em prol da comunidade
Novas ações são implementadas com foco no apoio ao enfrentamento à pandemia (Foto: Arquivo) Mais imagens

Das mais diferentes formas e áreas do conhecimento, a Unesc busca, a cada dia, contribuir de novas formas com a comunidade diante do combate à Covid-19. Desde a chegada da pandemia à região, a Universidade, por meio de sua reitoria, seus professores, pesquisadores e colaboradores, trabalha incansavelmente em novos projetos. Ao longo dos dias de isolamento social decretado pelo Governo do Estado já foram implantadas sete ações especiais voltadas à comunidade, além de outras em projeto de execução.

Diante do cenário a Universidade se preocupa e trabalha ainda em prol da volta às atividades acadêmicas, iniciada neste quarta-feira (1/4). Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, além da continuidade do ensino de excelência, faz parte da missão da Instituição oferecer tudo o que for possível como apoio para que a cidade e a região enfrentem a situação da melhor forma possível. 

“O coronavírus chegou ao mundo e até a nossa realidade com uma rapidez e intensidade até então inimagináveis. As medidas de prevenção foram tomadas, as atividades no campus foram suspensas, mas estamos todos trabalhando de forma muito intensa a fim de, muito mais do que seguir com as atividades acadêmicas, oferecer a expertise da Instituição em forma de ações que, de fato, beneficiem a comunidade. Tudo isso com a excelência que a marca da Unesc exige”, salienta.

Conheça as ações criadas pela Unesc:


Página oficial com informações e notícias

A Agência de Comunicação da Unesc trabalha constantemente com publicações nas redes sociais da Universidade e na página unesc.net/coronavirus, criada especialmente para reunir as informações referentes à pandemia e seus reflexos. Matérias em formato multimídia, com vídeos e podcasts, trazem orientações e informações relevantes sob os mais diferentes olhares de profissionais da Universidade.


SOS Unesc Covid-19

A plataforma disponibilizada pela Instituição oferece uma pré-triagem para toda a comunidade. Ao todo, são 72 residentes da área da saúde, 14 professores da Universidade e 24 professores médicos à disposição do programa, que tem foco no atendimento virtual de pacientes com dúvidas sobre sintomas, formas de agir e, sobretudo, selecionar os casos graves para encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde. Para acessar o serviço basta adicionar o contato (48) 9 9183-8663 no celular e iniciar uma conversa no aplicativo Whatsapp, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

Acolher Unesc Covid-19

Também por meio da ferramenta Whatsapp o serviço Acolher Unesc Covid-19 tem o propósito de oferecer, por meio de atendimento psicológico, alívio da angústia, assim como encorajar ao indivíduo para que lide com a situação enfrentada da melhor forma possível. O interessado em receber o atendimento precisa apenas adicionar o número (48) 99644-1887 e iniciar uma conversa por meio do aplicativo. O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com atuação de 36 profissionais da Universidade.

Drive Thru de vacinação H1N1

De forma a auxiliar o Município na campanha de vacinação contra a gripe H1N1, a Unesc montou, no dia 23 de março, um posto de vacinação no sistema drive thru. Sem precisar sair do carro, pacientes idosos e profissionais da saúde foram vacinados pela equipe da Universidade em posto montado no portão de acesso à Universidade ao lado do Terminal Rodoviário do bairro Pinheirinho. A ação poderá ser continuada assim que forem disponibilizadas novas doses da vacina.

Produção de álcool em gel

Em mais uma ação de combate ao coronavírus a Universidade utiliza a expertise do curso de Farmácia para a produção de álcool gel 70% para distribuição entre a comunidade. Ao longo dos últimos dias já foram produzidos e distribuídos mais de dois mil litros do produto para a região.

Produção de máscaras para profissionais da saúde

Liderado pelo curso de Design de Produto, o projeto da Unesc desenvolveu um protetor facial com suporte de testa para os atendimentos em saúde. Os importantes protetores faciais são desenvolvidos no próprio laboratório do curso com o uso de impressoras 3D. O intuito é oferecer a ferramenta aos alunos da Universidades que estiverem em atuação e aos profissionais que trabalham nos serviços de saúde dos hospitais e unidades de saúde.

Projetos para fabricação de respiradores

Em ação realizada em conjunto pelo curso de Engenharia Mecânica, reitoria da Universidade e Mestrado em Saúde Coletiva, a Unesc trabalha em projetos para a fabricação de respiradores. Em etapa de aprimoramento, estão sendo avaliados dois modelos para produção, sendo um deles seguindo a ideia proposta em projeto aberto pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e o outro pensado pelo grupo da Instituição. A expectativa é que os itens possam ser entregues em 15 dias, em conformidade com a disponibilidade de peças.

Uso do Ozônio no combate à pandemia

“O ozônio em alta concentração é o mais potente germicida do que se tem conhecimento. É 100 vezes mais potente do que o cloro e 3.120 vezes mais rápido, além de sua alta capacidade oxidante”. É assim que o professor pesquisador da Universidade, Elídio Angioletto, apresenta mais uma alternativa buscada pela Instituição para contribuir no combate à pandemia. No Iparque (Parque Científico e Tecnológico), um grupo de pesquisadores faz adaptações em equipamentos de laboratório para utilizá-los na desinfecção de espaços pontuais a. A previsão para a ação ter sua forma concretizada é esta terça-feira (6/4), quando os profissionais concluirão a instalação dos equipamentos e iniciaram testem. 

Uma Universidade atuante


Somadas às ações, a Instituição também atua na estruturação das informações entregues à sociedade. Seus profissionais, em home office, dedicam-se na construção de materiais e iniciativas.

  • Cartilhas informativas sobre uso de medicamentos no Covid - 19
  • Cartilhas informativas sobre alimentação e nutrição no Covid - 19
  • Cartilhas informativas sobre Cuidados essenciais no Covid - 19
  • Criação do Comitê de Estratégias de gestão e estudos epidemiológicos para os municípios no Covid - 19
  • Criação do Comitê de apoio aos Asilos para prevenção ao Covid - 19
  • Criação do Comitê de apoio e orientação para a saúde do trabalhador das empresas 
  • implantação do SOS Covid - 19 negócios para apoio e orientação às pequenas empresas
  • Participação dos residentes em saúde coletiva no teleatendimento 24 hs da Prefeitura Municipal de Criciúma 
  • Participação dos residentes farmacêuticos nas farmácias de Criciúma
  • Programa de palestras informativas on-line para a população 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de abril de 2020 às 11:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito