Coronavírus

Conselho Universitário da Unesc suspende aulas presenciais e outras atividades acadêmicas a partir desta terça-feira

Conselho Universitário da Unesc suspende aulas presenciais e outras atividades acadêmicas a partir desta terça-feira
Mais imagens

Atenta à evolução do Covid-19 (coronavírus) no Brasil e, em especial, na região Sul de Santa Catarina, o Conselho Universitário da Unesc aprovou, por unanimidade, a suspensão temporária das aulas presenciais na universidade a partir desta terça-feira (17/3), por quinze dias (até 31/3), com reposição já prevista em calendário acadêmico. Em reunião nesta segunda-feira (16/3), que contou com a presença do Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e do Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, a instituição definiu outras normativas como o afastamento de colaboradores com mais de 60 anos, além de profissionais com doenças autoimunes, doenças crônicas pulmonares, cardíacas e diabetes. A universidade colocará ainda à disposição de alunos e colaboradores o SOS Unesc Covid-19, um ponto de apoio para informações e encaminhamentos.

“A Unesc acompanha todas as instruções do Ministério da Saúde, secretarias estadual e municipal de saúde e fará o que for necessário para preservar o bem-estar e garantir a segurança das comunidades interna e externa. Da mesma forma, colocaremos toda a nossa expertise, tecnologia e inovação em prática para que nossos alunos não sejam prejudicados pela suspensão das aulas presenciais e para que a medida não comprometa o calendário acadêmico”, explica a reitora da Unesc, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta.

Afastamento de colaboradores em grupos de risco

A Unesc determina que, a partir desta segunda-feira, (16/3), todos os colaboradores acima de 60 anos e profissionais com doenças autoimunes, doenças crônicas pulmonares, cardíacas e diabetes, ou que estejam no grupo de risco sejam afastados das atividades pelo período de 15 dias. Também estão suspensos todos os estágios obrigatórios, inclusive nas Clínicas Integradas de Saúde e nas Casas da Cidadania, até 31 de março. Já as atividades administrativas seguem normalmente. Funcionários e estagiários, com bolsa de estágio interno, também continuam em suas atividades.

Serviços suspensos na universidade

Os eventos, workshops, palestras, formaturas, projetos de extensão e ações comunitárias já haviam sido cancelados na última sexta-feira (13/3). Os atendimentos nas Casas da Cidadania estão suspensos.

Serviços mantidos


A partir desta terça-feira (17/3), permanecem abertos e em atendimento os serviços conveniados das Clínicas Integradas de Saúde: ambulatório de feridas; Centro Especializado em Reabilitação (CER); Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pang); Farmácia Escola; Vacinas; Ambulatório de Estomias; Suporte Básico de Vida em Saúde (SOS Unesc).

Todos os serviços administrativos e setores da universidade se mantém abertos e em atendimento.

SOS Unesc Covid-19 - Ponto de apoio para comunidade interna


A universidade colocará à disposição exclusiva de alunos e colaboradores um ponto de apoio interno para informações e encaminhamentos sobre o Covid-19. “Estamos em época de comuns resfriados ou problemas respiratórios, o que gera muita dúvida. Estaremos com uma equipe preparada e capacitada para acolher estes alunos e colaboradores e dar os devidos encaminhamentos em casos suspeitos”, explica a reitora.

Colégio Unesc também suspende atividades

Assim como a universidade, o Colégio Unesc também suspende as atividades a partir desta terça-feira (17/3).

A Unesc informa que segue monitorando a situação da pandemia por meio de sua Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção e que atualizará a comunidade acadêmica com informações diárias a respeito da propagação do coronavírus e dos procedimentos necessários. A reitoria informa ainda que, a qualquer momento, a universidade poderá prestar novas orientações.

Paula Darós - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

16 de março de 2020 às 17:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito