Coronavírus

Unesc modifica calendário acadêmico e inclui reposição adicional de um mês de aulas presenciais

Unesc modifica calendário acadêmico e inclui reposição adicional de um mês de aulas presenciais
Primeiro semestre de 2020 terá 22 semanas de aula em vez das 18 previstas inicialmente (Foto: Arquivo) Mais imagens

Após a divulgação no sábado (11/4) do decreto nº 554 do Governo do Estado, que entre outas definições, prorrogou a suspensão das aulas presenciais até 31 de maio, a Unesc reuniu a sua equipe para elaborar um novo calendário acadêmico, divulgado domingo (12/4). Pensando especialmente em seu estudante, a gestão da Universidade decidiu adicionar um mês de aulas presenciais, a serem repostas ao final do semestre. Desta maneira, o primeiro semestre letivo de 2020, que teria 18 semanas, passará a ter 22.

A medida foi pensada para garantir a continuidade do processo formativo dos alunos dos mais de 40 cursos de graduação presenciais da Unesc, que desde 1º de abril, estão tendo aulas mediadas por tecnologias digitais, com encontros ao vivo com os professores das diversas disciplinas e realização de variadas atividades. Além do suporte dos docentes, há uma assessoria pedagógica e diversos setores da Unesc, cujos funcionários estão realizando atividades na Unesc e em home office. Tudo isso, para proteger e dar segurança às pessoas sem prejuízo nas atividades acadêmicas.

A proposta contempla a continuidade do vínculo acadêmico, sem a interrupção do percurso formativo do estudante, entendendo a formação como processo, além da preocupação da Unesc com a formação continuada do estudante.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, ressalta que a Universidade está muito organizada e segura para a oferta com qualidade, dos percursos formativos pera os estudantes. “O novo calendário apresenta a continuidade das experiências formativas por aulas mediadas por tecnologias, mas propõem quatro semanais adicionais de formação complementar em agosto. Este período, além de permitir um importante aprofundamento nos conteúdos, revisões e continuidade do aprendizado, também poderá converter ao estudante um certificado de formação complementar de 160 horas que pode, inclusive, ser aproveitado para Atividades Curriculares Complementares, além de agregar importante valor a sua trajetória profissional. Este período também será fundamental às atividades práticas que, obrigatoriamente, precisam ser presenciais.” afirma.

Calendário acadêmico

26/2 a 16/3 – aulas de modo presencial;

17 a 31/3 – aulas foram suspensas, com reposição programada para o período de 11 a 21/6/2020;

1º/4 a 30/5 – aulas realizadas de modo remoto, com aulas mediadas por tecnologias que compreendem: aulas ao vivo (síncronas); fóruns; videoaulas; reuniões online; envio e recebimento de exercícios; vídeos e áudios, entre outros);

1/6 a 19/8 – aulas de modo presencial;

24/8 – início projetado do segundo semestre letivo;

22/12 – término projetado do segundo semestre.

As aulas práticas e estágios serão realizados nos meses de junho, julho e agosto, assim que as atividades presenciais possam ocorrer. Cada curso organizará seu calendário para a reposição.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de abril de 2020 às 16:20
Compartilhar Comente