Coronavírus

Professor da Unesc colabora na elaboração das Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19, do Ministério da Saúde

Professor da Unesc colabora na elaboração das Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19, do Ministério da Saúde
Pesquisador Felipe Dal Pizzol também participa de grupo de pesquisa nacional sobre o uso da cloroquina em pacientes com coronavírus (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (7/4), as “Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19”, elaboradas por pesquisadores brasileiros. Na equipe composta por 10 profissionais, está o médico e professor doutor da Unesc, Felipe Dal Pizzol. O documento, com quase 400 páginas, é um manual pensado para colaborar com os profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia no país.

Segundo Dal Pizzol, a publicação é fruto de três semanas de trabalho em equipe, e traz, entre outras recomendações, a forma de atendimento às pessoas que chegam nas unidades de saúde e hospitais, o manejo dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e até o que fazer com os casos em que não há recursos para o atendimento. “Foi feita uma varredura no que está sendo pesquisado no Brasil e no mundo e elaborado um material a partir do zero. Ele será atualizado periodicamente e dará um norte para os profissionais de saúde, que assim como a população em geral, estão vivendo esta situação pela primeira vez”, comenta.

As Diretrizes publicadas pelo Ministério da Saúde são o resultado da parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do SUS. O trabalho conta com a colaboração dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio Libanês e do Hospital Moinhos de Vento e apoio da Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).

No manual do Ministério da Saúde, o professor da Unesc representou a Amib. Anteriormente à publicação do Ministério, a Amib havia publicado o documento chamado “Recomendações da Associação de Medicina Intensiva Brasileira para a abordagem da Covid-19 em medicina intensiva”, no qual o professor da Universidade foi o coordenador.

Para Dal Pizzol, é um privilégio poder participar de estudos que tragam informações relevantes para os profissionais de saúde e colaborem no enfrentamento da pandemia. Ele afirma que isso foi possível por fazer parte da Amib, na qual está representando a Unesc. Na Universidade, Dal Pizol ainda coordena o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), um dos poucos programas nota 6 (de um máximo de 7) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Coalizão Covid Brasil  


A Unesc ainda está sendo representada por Dal Pizzol na Coalizão Covid Brasil, um grupo de profissionais que realiza pesquisas para avaliar a eficácia e segurança de medicamentos para pacientes com infecção pelo coronavírus.

Formada pelos hospitais Israelita Albert Einstein, do Coração (SP), Sírio Libanês, Moinhos de Vento, Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva e Ministério da Saúde, a Coalizão Covid Brasil conta com o apoio da empresa farmacêutica EMS fornecendo os medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina. Ao todo, nove estudos estão em curso, envolvendo entre 40 e 60 hospitais brasileiros – incluindo o São José, em Criciúma.

A previsão é a de que as pesquisas envolvam até 1 mil pessoas. Dal Pizzol participa de três estudos. Um deles ocorre no Hospital São José, onde quatro pacientes diagnosticados com coronavírus com quadro moderado a grave participam das avaliações sobre o uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19. “A pesquisa ainda não é conclusiva e tudo está sendo feito com cautela. Ainda não sabemos os reais efeitos da cloraquina no tratamento nestes pacientes. Imaginamos que nas próximas três semanas devemos ter avanços a respeito”, afirma o professor. A pesquisa avalia a eficácia da hidroxicloroquina na melhora do quadro respiratório dos pacientes com o vírus.

Milena Nandi – Agência de Notícias

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de abril de 2020 às 19:08
Compartilhar Comente