Coronavírus

Estudantes da Unesc são desafiados a usar da criatividade na luta contra o coronavírus

Estudantes da Unesc são desafiados a usar da criatividade na luta contra o coronavírus
Proposta do curso de Design - ênfase em projetos de produtos tem foco em potencialidades presentes na rotina da pandemia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes da Unesc estão sendo desafiados a usar o potencial criativo na busca por soluções diante do cenário imposto pelo coronavírus. Intitulado “O Design na pandemia”, o desafio propõe a resolução de problemas reais nos níveis formal, funcional, técnico, estético e operativo, no que se refere às mudanças de hábitos e a não contaminação entre as pessoas. A inscrição e entrega do projeto devem ser realizadas até o dia 31 de maio, no e-mail design@unesc.net.

A proposta, idealizada pelo Colegiado do Curso de Design - ênfase em projetos de produtos, com apoio da Pró-reitora Acadêmica e da empresa Ostec - segurança digital de resultados, coloca o Design e a tecnologia presentes na Instituição como aliados da área médica e de valorosa contribuição no combate às doenças infectocontagiosas. 

Segundo o coordenador do curso, João Luis Rieth, “O Design na pandemia” foi construído por professores da graduação, diante de exemplos já concretizados, como a impressão 3D, usada para criação de próteses personalizadas e acessíveis; impressão de ferramentas cirúrgicas; personalização de pílulas, e outros trabalhos.

Para contribuir com ideias criativas, participando do desafio, o estudante deve estar com matrícula ativa em qualquer curso da Universidade. A participação pede que ao menos um dos integrantes do grupo seja aluno do curso propositor. “O objetivo é pensar o problema sob vários ângulos diferentes, para estimular novas ideias e aproximar a cultura do Design dos demais cursos da Universidade”, afirma Rieth.

As criações serão avaliadas por um júri constituído por quatro professores da Instituição e um representante da empresa Ostec. Após o desafio, existe a possibilidade dos projetos participantes comportem uma exposição no campus, e até serem levados às escolas de Criciúma e região Sul de Santa Catarina, como forma de difundir os resultados e o potencial evidenciado. 

Todos os participantes receberão certificados de participação. Para saber mais acesse o edital. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de maio de 2020 às 16:21
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade
Conteúdo ficará disponível a partir de segunda-feira (4/5) Mais imagens

O Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc tem novidade. Na segunda-feira (4/5), durante a Semana da Extensão, o projeto virtual “Visitando o Muzoo” será disponibilizado de forma gratuita, proporcionando visitas guiadas, contando a história do local e apresentando iniciativas educacionais sobre o meio ambiente. 

Podcast |


O novo projeto terá o formato de uma série em documentário e, segundo a coordenadora do espaço, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, tem o objetivo de chegar às escolas da região por meio de ferramentas tecnológicas.  “O projeto virtual se constitui em uma coletânea de vídeos, que apresentarão o espaço em um sequência de episódios. A ideia prevê também a distribuição das criações infantis do Museu, agora apresentadas com recursos audiovisuais e com uma experiência muito mais encantadora”, conta Morgana. 

No quesito educação, a equipe do Museu vai disponibilizar vídeo aulas com momentos fiéis a uma visita presencial à Universidade. “O objetivo desta ação é dar suporte ao ensino formal, oferecer ferramentas aos professores, em todas as áreas de ensino, e possibilitar o início ou continuidade de projetos de educação ambiental na escola”, completa a coordenadora. 

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, a ação é assertiva e necessária, se destacando frente aos desafios vivenciados atualmente. “Mais do que nunca o momento pede sensibilidade, para entendermos o cenário, incentivo, para superarmos as dificuldades, e inovação para seguirmos nossa missão de contribuir com a educação e a qualidade de vida das pessoas. O projeto “Visitando o Muzoo” foi recebido com muito orgulho e alegria, pois reúne todos estes elementos. Vale destacar também que sua atuação contempla todas as idades, formando pessoas conscientes de seu ambiente de vida e transformando aqueles que buscam saber mais sobre o que nos cerca”, enaltece.

O conteúdo será disponibilizado em http://museudezoologia.unesc.net/. Saiba mais sobre a Semana da Extensão clicando aqui.

Conheça o Museu 

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi fundado em 2002, com o objetivo de ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural. O Museu, vinculado a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, constitui-se em um espaço interdisciplinar que tem o compromisso de desenvolver ações de extensão junto à comunidade.

Mensalmente, o espaço recebe 1.500 crianças, vindas de municípios do Sul catarinense e do Norte do Rio Grande do Sul. Este número soma-se aos vísitantes diários da Universidade, já que os espaços do Museu são abertos ao público e se misturam com a estrutura da Instituição.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2020 às 17:26
Compartilhar Comente

🎧 Podcast | Alunos da Unesc terão 30 dias de aulas adicionais

🎧 Podcast | Pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, reafirma a importância da ampliação do semestre, agregando momentos de práticas formativas e garantindo um ensino de excelência frente ao momento de desafios.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2020 às 14:51
Compartilhar Comente

Últimos ajustes para o início das aulas mediadas por tecnologias na Unesc

Últimos ajustes para o início das aulas mediadas por tecnologias na Unesc
Reitoria e coordenadores de cursos estiveram em teleconferência na manhã desta segunda-feira (30/3) Mais imagens

Após 13 dias de aulas suspensas por conta da quarentena em prevenção ao coronavírus, a Unesc se prepara para iniciar as aulas mediadas por tecnologias digitais nesta quarta-feira (1º/3). Na manhã desta segunda-feira (30/3) reitoria e coordenadores de cursos estiveram reunidos em teleconferência para o ajuste dos últimos detalhes.

Para garantir a excelência do ensino ofertado pela instituição, que é reconhecida com conceito máximo do MEC (Ministério da Educação), a Unesc ampliou os investimentos em tecnologias digitais, bem como em assessoria pedagógica para apoio e suporte aos estudantes neste período de distanciamento.

As aulas em ambiente virtual serão síncronas e assíncronas. Síncrona é quando a atividade acontece online e em tempo real, com professores e estudantes conectados simultaneamente. Já assíncrona significa que pode ser realizada em qualquer tempo e em qualquer lugar.

“O Ambiente de AVA (Aprendizagem Virtual) está preparado para receber nossos alunos. Nele os professores vão disponibilizar planos de estudo, com conteúdos; materiais de leitura; vídeos; atividades semanais; bem como links e orientações para o acesso às aulas ao vivo”, explica a Pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Coordenadores e professores estão preparados para tirar todas as dúvidas dos estudantes, que poderão contar ainda com uma ampla equipe de suporte pelo email: suporteonline@unesc.net e WhatsApp 99644-1887.

“A tecnologia e a inovação estão presentes em todas as áreas do conhecimento. Esta é uma grande oportunidade para nossos docentes e alunos vivenciarem uma nova experiência formativa. Peço aos alunos resiliência, pois, juntos, iremos transpor as dificuldades impostas pela pandemia”, motiva a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Canal de comunicação exclusivo para alunos

Para reforçar a comunicação entre gestão e estudantes neste período de pandemia, a Unesc lança um novo canal informativo. Na página unesc.net/covid19estudantes serão concentradas todas as informações relevantes direcionadas aos alunos. Além de textos e fotos, vídeos e seção de perguntas e respostas estarão disponíveis.

Reposição de aulas

Vale lembrar que as aulas do período de suspensão das atividades, entre 17 e 31 de março, serão repostas entre 13 e 27 de julho. Por conta disso, o recesso previsto para o mês será reduzido para adequação do calendário acadêmico.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 15:42
Compartilhar Comente