Coronavírus

Unesc 52 anos: meio ambiente em evidência no último evento da noite

Unesc 52 anos: meio ambiente em evidência no último evento da noite
Webinar foi transmitido ao vivo pela Unesc TV (Imagem: reproduçãoYouTube) Mais imagens

As relações entre a pandemia e o meio ambiente foram abordadas no último evento desta quinta-feira (25/6), quarto dia de comemorações pelos 52 anos da Unesc. O professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos e pesquisador do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Universidade, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, recebeu o doutor em Ciências Ambientais, Zeca Virtuoso; a técnica em recursos hídricos da Aguar (Recursos Hídricos da Associação de Proteção da Bacia do rio Araranguá), Rose Adami, e o professor da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Claudio Di Mauro.

Menezes iniciou o diálogo lembrando que o coronavírus apresentou incontáveis problemas à sociedade, incluindo ao meio ambiente, que por muitas vezes acaba ficando de lado no dia a dia. Entre os pontos, a crise hídrica foi apontada como o problema mais constante. “Estamos vivenciando dificuldades gravíssimas com relação ao tratamento da água, em nossa região e no Brasil. São pontos de atenção desde gestão dos recursos, estiagem e poluição”, afirmou.

Ao trazer o assunto para o Sul do país, Di Mauro apontou que as preocupações são ainda mais alarmantes, sem perspectivas de melhora a curto prazo. “São muitos meses sem a quantidade de água necessária para alimentar os rios, e consequentemente chegar aos setores de saneamento básico, rural e industrial e até a casa das pessoas. A situação é de risco. Já são três anos nessa situação, e a tendência é que as coisas sigam piorando”, apontou.

Ao longo do webinar, os palestrantes apontaram outros pontos de atenção e medidas que poderiam contribuir para a recuperação ambiental, como investimentos em gestão, tecnologia e conscientização da população. Cada um dos especialistas apresentou seus olhares durante 15 minutos. Após as falas, o diálogo foi aberto a questionamentos da transmissão e pontos de discussão sugeridos pelo público.

Unesc 52 anos


Ao longo da semana, a Universidade propôs diversos assuntos de relevância social. Nesta sexta-feira (26/6), novos temas estarão em debate. Todos os eventos são gratuitos e podem ser assistidos no canal da Unesc TV no YouTube. Clique aqui para acessar a programação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de junho de 2020 às 21:04
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: saúde emocional em debate no quarto dia de comemorações

Unesc 52 anos: saúde emocional em debate no quarto dia de comemorações
Foram dois momentos com a presença de professores e profissionais com expertise sobre o assunto (Fotos: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

A saúde emocional mais do que nunca tem pautado discussões e assumido um importante papel na sociedade durante a pandemia. Em isolamento social, questionamentos sobre a vida e as relações passam a ser constantes, e um atenção especial a autorreflexão e cuidados com o próximo se fazem valores necessários. Para abordar o assunto, a Unesc reuniu profissionais com expertise acadêmica e no mercado de trabalho. Foram dois momentos nesta quinta-feira (25/6), quarto dia de comemorações pelos seus 52 anos.

Na primeira oportunidade, a partir das 16h30, professores da Universidade protagonizaram um diálogo com o tema “Impactos da pandemia na saúde emocional”. Estiveram presentes a coordenadora adjunta do curso de Psicologia, Graziela Amboni; o coordenador do Programa Acolher, Zolnei Vargas; o psicólogo João André Rodrigues, e a assessora de gabinete, Tatiane Macarini, que conduziu a conversa.

Posteriormente, a partir das 18 horas, a temática “A esperança e a solidariedade como o novo essencial no comportamento humano em tempos de pandemia” foi a ferramenta do diálogo, com a presença dos representantes da Unesc Edson Carlos Rodrigues e Geraldo milioli e da representante do Bairro da Juventudo, Silva Zanette.

Mediador deste segundo momento, o coordenador do Programa Âmago, professor João Alberto Batanolli, lembrou das ações da Universidade sobre o assunto saúde mental, em busca de zelar pela qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade. “Reunimos um seleto grupo para falar deste assunto que tem tudo a ver com a história da nossa Instituição e sua identidade, que se construiu a partir de um ato comunitário”, frisou. O docente também colocou em evidência a missão da Unesc, de “Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida”, conectando-a ao assunto em debate.

A necessidade de se abordar o tema saúde mental foi trazida no primeiro momento, pela coordenadora adjunta do curso de Psicologia, Graziela Amboni. Segundo a profissional, são dias de reflexão e decisões significativas. “Muitos de nós estão fazendo escolhas de como viver esta quarentena. Alguns estão dentro de casa resmungando, esbravejando e dizendo que o tempo não passa. Enquanto muitos estão aproveitando de diversas formas. Uns arrumando seu lar, alguns colocando a leitura em dia e outros se aproximando da família. É claro que não é fácil, que não gostaríamos de estar vivendo este momento e tendo prejuízo, mas temos de fazer escolhas frente às dificuldades, e podemos optar pelas coisas boas em situações ruins”, afirmou.

Durante os dois eventos, cada um dos palestrantes teve seu momento reservado para apresentar suas reflexões. Posteriormente, espaços para participação do público, com perguntas e pontos de debates, foram abertos.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de junho de 2020 às 19:46
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: webinar propõe diálogos sobre o futuro da sociedade e a importância das Universidades

Unesc 52 anos: webinar propõe diálogos sobre o futuro da sociedade e a importância das Universidades
Evento teve como convidado o professor doutor Luiz Miguel Oosterbeek, de Portugal (Imagem: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

Na busca por projetar o futuro do Brasil pós-pandemia e evidenciar a importância das Universidades neste processo, a Unesc convidou o professor doutor Luiz Miguel Oosterbeek, de Portugal, para traçar um paralelo com situações encontradas nos países em franca recuperação. O momento, realizado nesta quarta-feira (24/6), fez parte das comemorações de 52 anos da Unesc, e teve como tema “O cenário europeu pós-pandemia”.

Os aspectos, trazidos para o diálogo, tem embasamento em pesquisas realizadas pela União Europeia, Unesco e pelo próprio professor convidado. Com temas relacionados às relações humanas, bem-estar e mudanças na sociedade, Oosterbeek afirma que existem muito mais dúvidas do que respostas. “A análise do futuro pós-pandemia é muito rápida, precisa e clara: não se sabe. E acredito que aqueles que acham que sabem estão errados”, evidenciou.

O pesquisador também chamou atenção para as ações diferentes tomadas pelo poder público em todo o mundo, destacando que as pessoas estão assumindo o protagonismo na transformação social e reafirmando sua colocação de um futuro em incógnita. “Para chegar em uma resposta, devemos perceber que nada será como antes. E as pessoas já estão fazendo isso ao optarem pela vida. Outro ponto importante é o valor à dignidade humana. A população do mundo, independente da crença, já passaram a dar uma resposta a este aspecto, e começaram a construir o futuro”, explicou.  

O mediador da noite, vice-reitor Daniel Prevê, lembra que no Brasil o número de morte já ultrapassou mais de 50 mil pessoas, um dado que se soma aos impactos nas mais diversas áreas. São mais de um milhão e 500 mil infectados e apartir dos primeiros casos publicizados foram constatados fatores negativos que estão para além das questões epidemiológicas e sanitárias, atingindo o âmbito social, econômico e político, reafirmando a importância de colocarmos este assunto em diálogo.

Conectando as falas dos dois palestrantes, as rupturas de comportamento foram lembradas como o início das maiores transformações na sociedade. Desta vez, as Universidade deverão ser protagonistas nestes movimentos. Após o diálogo entre os palestrantes, o evento foi aberto aos espectadores da transmissão, que sugeriram pontos de debate e fizeram questionamentos.

Luiz Miguel Oosterbeek


O professor doutor Luiz Miguel Oosterbeek é membro do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas da Unesco; coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, de Portugal; coordenador do curso de Doutoramento em Quaternário, Materiais e Culturas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, também de Portugal, e professor convidado de diversas outras universidades da Europa e do Brasil.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 22:47
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: conheça as ações da Universidade para o enfrentamento do coronavírus

Unesc 52 anos: conheça as ações da Universidade para o enfrentamento do coronavírus
São mais de 20 iniciativas de atuação direta e de suporte ao poder público e outras organizações (Imagem: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

A Unesc, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, assumiu o protagonismo no suporte regional e combate à Covid-19. Na tarde desta quarta-feira (24/6), durante o terceiro dia de comemorações pelos 52 anos da Instituição, a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, acompanhada dos pesquisadores doutores Felipe Dal Pizzol, Gislaine Zilli Réus e Criastiane Tomase, apresentou as ações concretizadas nestes mais de 90 dias de enfrentamento ao coronavírus.

Dentre as áreas de saúde, economia, educação e inclusão, a Unesc propôs medidas diretas e indiretas, como o auxílio ao poder público e a outras organizações do Sul de Santa Catarina. “Como Universidade comunitária, somos um polo de pesquisa e ciência, sobretudo na área da saúde. Nestes quase cem dias, direcionamos nossos pensamentos a oferecer soluções, que venham a contribuir com toda a sociedade de nossa região. É um momento delicado e de desafios, que respondemos com mais de 20 projetos de grande amplitude, nos posicionando à frente”, enalteceu Luciane.

Durante sua fala, Felipe Dal Pizzol também apresentou a situação da pandemia em Criciúma e região, fazendo considerações sobre cada aspecto vivido em uma linha do tempo, incluindo chegada, isolamento social, abertura do comercio, pico, contágio, testes e combate ao vírus.

Atuação da Unesc

Os trabalhos mais recentes desenvolvidos pela Universidade usam da informação como ferramenta de combate ao coronavírus, pensando no cenário de agora e do futuro. O Comitê de Analise e Gestão Covid-19 disponibiliza dados em tempo real da situação na região, Brasil e mundo. Já os eventos da proposta “O Sul do Estado Pós-Pandemia” coloca as situações em diálogo, com a presença de especialistas em saúde e de políticas públicas. 

Conheça iniciativas anteriores:


SOS Unesc Covid-19

Serviço de teletriagem referenciada para evitar que pessoas com sintomas da doença saiam de casa. O funcionamento da inciativa permite uma pré-consulta, feita por profissionais da saúde, com orientações e informações à sociedade. Todos os atendimentos são realizados por WhatsApp.

Saiba mais 

 
Acolher Unesc Covid-19

A saúde mental é um termo de importante atenção durante a pandemia. O serviço online gratuito de atendimento e apoio psicológico à população é oferecido pela Unesc como uma resposta aos estresses e dificuldades do isolamento social. Todo o processo é realizado por ferramentas tecnológicas, com acompanhamento de profissionais de psicologia.

Saiba mais 


Produção e distribuição de álcool em gel

Milhares de litros de álcool em gel já foram produzidos e distribuídos para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, além de Hospitais e Unidades Básicas de Saúde da Região.

Saiba mais 


Produção de máscaras para profissionais da saúde

As equipes do Iparque (Parque Científico e Tecnológico) já produziram e distribuíram mais de 800 máscaras com maior vedação e proteção para profissionais da saúde que atuam no SAMU, Hospitais e nas Clínicas Integradas Unesc.

Saiba mais


Drive Thru de vacinação contra a H1N1

Fomos pioneiros no sistema de DriveThru na campanha de vacinação contra a H1N1 para idosos e profissionais da saúde. A ação garantiu mais segurança e assertividade à campanha de vacinação, diante de que o público alvo está dentro do grupo de risco.

Saiba mais 


Cartilhas informativas

A Unesc criou cartilhas informativas para a população sobre os cuidados essenciais contra a Covid-19, importância da alimentação saudável e do uso correto de medicamentos

Saiba mais 


Comitê de apoio aos trabalhadores

A Unesc criou um comitê para auxiliar e orientar profissionais de empresas da região

Saiba mais


Parceria com a Prefeitura de Criciúma

A Unesc sedia a Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha o avanço da doença

Saiba mais 


Projeto Ozônio

A Unesc desenvolveu o primeiro projeto de desinfecção com o uso o ozônio no Sul do Brasil. Os equipamentos produzidos estão sendo utilizados em espaços de combate à pandemia e garantindo um retorno seguro para a Universidade. O gás do ozônio é de cem vezes mais potente do que os desinfetantes comuns e age 3.200 vezes mais rápido.

Saiba mais 


Participação de residentes da Unesc em diversas ações

Mais de 150 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da Unesc atuam como residentes ou estagiários, em ações de combate ao coronavírus. As áreas de atuação vão desde o teleatendimento da Prefeitura, quanto Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e Farmácias.

Saiba mais 


Comitê de Análise e Gestão Covid-19

A Universidade montou um comitê junto dos municípios da região para criar estratégias que impeçam o avanço da contaminação

Saiba mais


Projetos para fabricação de respiradores

Nossos professores estão projetando respiradores para serem fabricados e ajudarem no atendimento de pessoas com sintomas graves

Saiba mais 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 17:53
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: evento coloca em evidência as transformações sociais construídas pela extensão universitária

Unesc 52 anos: evento coloca em evidência as transformações sociais construídas pela extensão universitária
Na Unesc, as ações comunitárias são desenvolvidas em mais de 30 municípios (Fotos: ReproduçãoYouTube) Mais imagens

O conhecimento construído dentro da Unesc vai para além dos muros do mundo acadêmico e impacta diretamente a vida de 215 mil pessoas. Este processo é chamado de Extensão, um dos pilares de atuação das Universidades comunitárias e que nesta terça-feira (23/6) foi colocado em evidência. O evento fez parte do segundo dia de comemorações dos 52 anos da Unesc.

A reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, enalteceu este processo, que dá vida ao conhecimento, e reafirmou a importância de se dialogar sobre o assunto. “Desde que a Universidade nasceu, a Extensão faz parte de seu DNA. Junto ao Ensino e a Pesquisa, é o mecanismo universitário responsável por transformar vidas, colocando diariamente um pedacinho da nossa Instituição na comunidade”, afirmou.

Para falar sobre a Extensão, a Unesc convidou a doutora Simone Imperatore, da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), e a reitora da UPF (Universidade de Passo Fundo), doutora Bernadete Dalmolin. O diálogo foi transmitido ao vivo pela Unesc TV, via YouTube.

Em destaque na fala das duas palestrantes, a Extensão universitária passou por uma transformação e transformou vidas aos longos dos anos. Conforme Simone, iniciativas comunitárias muitas vezes eram confundidas com horas complementares, e não tinham um objetivo social. “Era quase como algo eventual, caracterizado como cursos ou capacitações, e não projetos de médio e longo prezo com uma finalidade voltada à comunidade. Simplesmente algo mecânico e informativo, que invadia a cultura daqueles que estavam fora da instituição”, contou.


Após o desafio da ressignificação deste processo, o ponto de transformação da Extensão foi unificar seu conceito e sua linguagem. Esta reafirmação do papel social também foi trazida por Bernadete, que evidenciou a atuação conjunta não só de professores e extencionistas, mas das instituições. “Foi por meio da construção coletiva que fortalecemos nossas Universidades comunitárias e, principalmente, suas regiões, com melhorias na qualidade de vida e um contato mais direto entre o ensino e as pessoas”, afirmou.

Na Unesc as ações comunitárias são desenvolvidas pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, coordenada pela professora Fernanda Sonego, e chega em mais de 30 municípios catarinenses e do Norte do Rio Grande do Sul. Elas podem ser percebidas nas modalidades:

Universitária: Projetos que o estudante é levado à experiência real e direta na comunidade.
Prestação de serviços: Ações comunitárias de saúde, direitos e outras assistências pessoais e sociais.
Cultura: Atividades de ensino e promoção da arte.

Além de contribuir para o desenvolvimento da região, ainda são concedidas bolsas de estudos para acadêmicos da Unesc por meio dos projetos. Após a abordagem, a equipe da Diretoria e a reitora da Unesc traçaram uma linha do tempo sobre a inserção universitária na comunidade, e as ações em atuação no Sul de Santa Catarina. “Na Unesc a Extensão é assumida como a dimensão que proporciona o contato com a realidade social, favorecendo a articulação do ensino e da pesquisa. Pode ser entendida como ações e serviços que a Universidade presta à sociedade, que atenha as necessidades da população”, destacou Fernanda.

Universidade Comunitária

Com 52 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui reconhecimento excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 5 – de um máximo de 5. Contando atualmente com 13 mil alunos e 1,5 mil professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 15 mil pessoas que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de junho de 2020 às 20:40
Compartilhar Comente