Colégio Unesc

Colégio Unesc presente na legislatura 2020 do projeto Câmara Mirim

Colégio Unesc presente na legislatura 2020 do projeto Câmara Mirim
Miguel Ferreira Damazio foi o vereador mirim eleito pelo Colégio (Foto: Fagner Santos) Mais imagens

O Colégio Unesc terá representantes na próxima legislatura da Câmara Mirim. O estudante do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio, Miguel Ferreira Damazio, está entre os 17 vereadores mirins eleitos nesta sexta-feira (08), após três dias de votação em 14 dos 15 colégios participantes. O segundo candidato do Colégio Unesc, Luiz Eduardo Ferreira Damázio foi eleito suplente para a legislatura de 2020.

E os estudantes do Colégio mostraram que estão interessados em ajudar a moldar o futuro. Quase 95% dos alunos aptos a votar compareceram às urnas. Ao todo, foram 186 votos válidos, um voto nulo e um voto em branco.  

Para Miguel, o empenho dos colegas na votação é motivo de agradecimentos. “Eu sou pequeno, mas meu coração é grande pela educação e por nossa cidade”, comentou o vereador mirim eleito.

Ele acredita que o cargo vai contribuir com o bem-estar da comunidade escolar do Colégio Unesc e de todo o Município de Criciúma. “Quero poder contribuir junto dos outros vereadores para melhorar a educação, saúde e segurança”, ressaltou Miguel.

Participação política que gera conhecimento

O objetivo do projeto Câmara Mirim é trabalhar a cidadania dos estudantes participantes. “Podem se candidatar alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas interessadas”, explicou a responsável pela Câmara Mirim e Escola do Legislativo, Gizella Fabíola Peruchi.

Após a eleição, os vereadores embarcam em uma rotina de sessões da câmara, incluindo requerimentos e propostas feitas pelos próprios estudantes. “Também focamos na oratória, para que as crianças aprendam a se comunidar melhor e expressarem seus sentimentos, além de dar voz para os ambientes nos quais estão inseridos”, pontuou Gizella.

A coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas, acredita que o projeto Câmara Mirim é importante para o desenvolvimento das crianças. “Faz com que nossos alunos conheçam e participem do mundo político, estudam e propõem ações que atendam necessidades que eles percebem na escola, no bairro”, disse. “Estamos felizes com o resultado e esperamos que nosso vereador eleito consiga executar suas propostas e ajude a desenvolver o Colégio e a nossa cidade”, completou Carina.

A coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires, aproveitou para agradecer ao vereador Tita Belolli e toda a Câmara de Vereadores de Criciúma pela oportunidade. “Nossos parabéns à coordenação da Câmara Mirim por proporcionar aos estudantes esta chance de conhecerem como funciona a Câmara de Vereadores, de participarem do processo”, colocou Marlene.

Ela também parabenizou o vereador eleito do Colégio Unesc. “Parabenizamos ao Miguel pela conquista e desejamos que esta experiência lhe proporcione conhecimento. O Colégio Unesc está disposto a auxiliá-lo no que for preciso para que exerça seu mandato de maneira correta e consciente”, finalizou Marlene.

As propostas iniciais de Miguel incluem:

- Contribuir para melhorar a educação;

- Melhorar os bairros e parques para as pessoas praticarem atividades físicas, passearem com seus filhos e familiares;

- Possibilitar a prática de jogos entre as escolas do município.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de novembro de 2019 às 06:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário