Colégio Unesc

Arriamento da bandeira encerra Semana da Pátria no Colégio Unesc

Arriamento da bandeira encerra Semana da Pátria no Colégio Unesc
Atividades teóricas, práticas e debates sobre civismo fizeram parte do cronograma dos estudantes Mais imagens

Comemorada neste sábado (7), a Independência do Brasil foi tema de estudos durante a última semana no Colégio Unesc. Em meio a debates em sala e atividades de campo, os alunos do Colégio aprenderam mais sobre cidadania durante a Semana da Pátria, encerrada nesta sexta-feira (06), com o arriamento da bandeira nacional.

Durante o evento, as turmas do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental apresentaram o resultado dos projetos realizados em sala de aula ao longo da semana. O segundo ano, por exemplo, abordou as responsabilidades de cada cidadão para com o meio ambiente. “Atualmente, temos muitas preocupações com o meio ambiente. Nosso país é privilegiado, mas precisa de ações efetivas de responsabilidade socioambiental”, explicou Ana Karen Rosado, professora da turma.

Eles apresentaram nove conceitos relacionados a consciência ambiental e reflexão sobre as próprias atitudes para auxiliar a preservação da natureza brasileira. São os nove ‘erres’. “Aprendemos em sala que devemos refletir, respeitar, reutilizar, recusar, repensar, reciclar, reduzir, repassar e responsabilizar-se diante de nossa interação com o meio ambiente, recursos naturais e itens de consumo”, elencou a docente.

Também teve saída de campo

Mas nem só de conteúdo visto em sala foi a Semana da Pátria no Colégio Unesc. Os estudantes de todas as turmas do Colégio refletiram, também, sobre o papel de cada um dentro do ambiente escolar e universitário, dentro da Unesc, onde se encontra o Colégio Unesc.

As novas bicicletas compartilhadas da Unesc auxiliaram na atividade, uma vez que os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio puderam acelerar o passeio pelo campus, conhecendo mais ambientes e refletindo em meio ao passeio. "Essa foi uma semana intensa. Refletimos e provocamos ao desafio das 'pedaladas'. Após a reflexão feita em cada turma, realizamos em cada dia da semana um passeio ciclístico pela ciclovia da Unesc, utilizando as bikes, chamando também a atenção dos nossos alunos para a importância  de serem multiplicadores do que aprendem e também a importância dessas bikes, porquê nos permitem mobilidade, a criatividade, a conscientização, a sustentabilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e espacial e o trabalho em equipe", enfatizou a professora de História do Colégio, Wânia Ramos. Os estudantes refletiram sobre o tema  "De quem é a bola? Ela é nossa!! A Responsabilidade é de cada um de nós".

O foco é proporcionar aos alunos a oportunidade para que cresçam com o compromisso de serem cidadãos conscientes e multiplicadores do que aprendem.“Foi uma semana de muito aprendizado, voltada ao conhecimento sobre o nosso país, nossa pátria, independência, enfim, toda a história por trás destes assuntos”, comentou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

Ela também enfatizou a importância de se discutir os direitos e deveres cívicos de cada cidadão. “Abordamos não só o teórico, o histórico, mas sim buscamos uma reflexão que incentive o pensamento crítico sobre os assuntos que a Semana da Pátria e o 7 de setembro levantam”, finalizou Marlene.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de setembro de 2019 às 22:15
Compartilhar Comente

Deixe um comentário