Colégio Unesc

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades
Nesta sexta-feira é comemorado o dia de quem busca aprendizado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Ah, aquele frio na barriga que dá no primeiro dia no mercado de trabalho, quando você está prestes a conhecer na prática a profissão que escolheu. O estagiário é muito mais do que buscar café ou fazer cópias. Ele contribui produtivamente em troca de conhecimento, buscando viver da melhor forma possível esta importante experiência. Nesta sexta-feira (18/8) é comemorado o dia dele. Então chama o estagiário para ler esta matéria com você.

Amor pelo que faz

O estagiário do Colégio Unesc Alexandre Pacheco, quer ajudar no aprendizado de outras pessoas e está vivendo um pouco deste sentimento durantes as aulas de Matemática. “Eu busco auxiliar os alunos com deficiência no aprendizado, o que é muito gratificante. Meu desejo é ser professor e estou vivendo aqui um pedacinho da prática, e reafirmando que é o que quero”, comentou o aluno da quarta fase de Licenciatura em Matemática.

Ele conta ainda sobre a satisfação do seu papel junto aos alunos. “Há dois meses estou aqui e trabalho com duas crianças. Ver elas apreendendo é uma grande recompensa, é o que nos move”, destacou.

Crescimento

Muitas vezes conciliar trabalho com a graduação pode ser cansativo, mas a recompensa vem. Os conhecimentos e a socialização com quem entende do assunto se tornam fundamentais para você crescer, na vida pessoal e profissional. Às vezes, as relações extrapolam âmbito profissional e criam-se amizades, uma interação que agrega ao conhecimento e proporciona uma melhor vivência no dia a dia.

A contribuição do estagiário reflete em todo o processo. Normalmente ele recebe aquelas missões que destravam, que vão otimizar o trabalho de outras pessoas, facilitando assim o trabalho de todos. É uma contribuição que se percebe ao final, nos resultados.

Um exemplo disso é o estagiário Lucas Nunes, acadêmico do curso de Direito, que está aproveitando a possibilidade de aprender e contribuir com o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas) da Universidade. “O estágio contribui para o setor e para meu conhecimento. Aqui auxilio, faço agendamentos e tenho a vivência da área, me preparando melhor para o futuro, principalmente por ainda estar na primeira fase da graduação. É uma oportunidade de crescimento e me sinto peça importante aqui”, afirma Nunes.

Para aproveitar ao máximo

O assistente de web do Secom (Setor de Comunicação Integrada) da Unesc, Guilherme Possenti, é aluno do curso de Ciência da Computação e iniciou como estagiário na Universidade. Após um ano e dez meses ele foi efetivado, e hoje, já faz parte do quadro de funcionários da Instituição há um ano e dois meses. Para ele, a melhor forma de aproveitar o estágio é aprender com a experiência dos colegas. “O estágio pode e deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado. É o momento em que podemos usufruir da experiência e conhecimentos dos colegas de trabalho que estão ali, muitas vezes ampliando até novas áreas. É o melhor jeito de se preparar para a futura área de atuação profissional. O conhecimento está ali, é só ir buscar”, destaca.

Um processo de amadurecimento e conhecimento


Na Unesc, os estudantes ocupam 2.207 vagas de estágios e contribuem em aproximadamente 500 empresas e instituições da região. Além disso, a Universidade dá 71 oportunidades de trocas de conhecimentos aos seus acadêmicos no campus. “É a preparação para a etapa profissional da vida do estudante. O estágio pode ser entendido como o período de focar na prática e estimular os conhecimentos adquiridos no ambiente de ensino. É a oportunidade de familiarizar o acadêmico com o meio de trabalho, contribuindo assim para sua formação profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade da Unesc, Camila Casagrande Preve.

*A matéria especial para homenagear os estagiários foi feita por quem entende do assunto. O Leonardo Ferreira é estudante de Jornalismo da Satc e estagiário do Secom. Parabéns ao Léo e a todos os estagiários!

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

18 de agosto de 2017 às 14:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário