Colégio Unesc

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades

Dia do Estagiário: Enquanto aprende, ele explora um novo mundo de oportunidades
Nesta sexta-feira é comemorado o dia de quem busca aprendizado (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Ah, aquele frio na barriga que dá no primeiro dia no mercado de trabalho, quando você está prestes a conhecer na prática a profissão que escolheu. O estagiário é muito mais do que buscar café ou fazer cópias. Ele contribui produtivamente em troca de conhecimento, buscando viver da melhor forma possível esta importante experiência. Nesta sexta-feira (18/8) é comemorado o dia dele. Então chama o estagiário para ler esta matéria com você.

Amor pelo que faz

O estagiário do Colégio Unesc Alexandre Pacheco, quer ajudar no aprendizado de outras pessoas e está vivendo um pouco deste sentimento durantes as aulas de Matemática. “Eu busco auxiliar os alunos com deficiência no aprendizado, o que é muito gratificante. Meu desejo é ser professor e estou vivendo aqui um pedacinho da prática, e reafirmando que é o que quero”, comentou o aluno da quarta fase de Licenciatura em Matemática.

Ele conta ainda sobre a satisfação do seu papel junto aos alunos. “Há dois meses estou aqui e trabalho com duas crianças. Ver elas apreendendo é uma grande recompensa, é o que nos move”, destacou.

Crescimento

Muitas vezes conciliar trabalho com a graduação pode ser cansativo, mas a recompensa vem. Os conhecimentos e a socialização com quem entende do assunto se tornam fundamentais para você crescer, na vida pessoal e profissional. Às vezes, as relações extrapolam âmbito profissional e criam-se amizades, uma interação que agrega ao conhecimento e proporciona uma melhor vivência no dia a dia.

A contribuição do estagiário reflete em todo o processo. Normalmente ele recebe aquelas missões que destravam, que vão otimizar o trabalho de outras pessoas, facilitando assim o trabalho de todos. É uma contribuição que se percebe ao final, nos resultados.

Um exemplo disso é o estagiário Lucas Nunes, acadêmico do curso de Direito, que está aproveitando a possibilidade de aprender e contribuir com o CPJ (Centro de Práticas Jurídicas) da Universidade. “O estágio contribui para o setor e para meu conhecimento. Aqui auxilio, faço agendamentos e tenho a vivência da área, me preparando melhor para o futuro, principalmente por ainda estar na primeira fase da graduação. É uma oportunidade de crescimento e me sinto peça importante aqui”, afirma Nunes.

Para aproveitar ao máximo

O assistente de web do Secom (Setor de Comunicação Integrada) da Unesc, Guilherme Possenti, é aluno do curso de Ciência da Computação e iniciou como estagiário na Universidade. Após um ano e dez meses ele foi efetivado, e hoje, já faz parte do quadro de funcionários da Instituição há um ano e dois meses. Para ele, a melhor forma de aproveitar o estágio é aprender com a experiência dos colegas. “O estágio pode e deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado. É o momento em que podemos usufruir da experiência e conhecimentos dos colegas de trabalho que estão ali, muitas vezes ampliando até novas áreas. É o melhor jeito de se preparar para a futura área de atuação profissional. O conhecimento está ali, é só ir buscar”, destaca.

Um processo de amadurecimento e conhecimento


Na Unesc, os estudantes ocupam 2.207 vagas de estágios e contribuem em aproximadamente 500 empresas e instituições da região. Além disso, a Universidade dá 71 oportunidades de trocas de conhecimentos aos seus acadêmicos no campus. “É a preparação para a etapa profissional da vida do estudante. O estágio pode ser entendido como o período de focar na prática e estimular os conhecimentos adquiridos no ambiente de ensino. É a oportunidade de familiarizar o acadêmico com o meio de trabalho, contribuindo assim para sua formação profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora do Setor de Estágios e Empregabilidade da Unesc, Camila Casagrande Preve.

*A matéria especial para homenagear os estagiários foi feita por quem entende do assunto. O Leonardo Ferreira é estudante de Jornalismo da Satc e estagiário do Secom. Parabéns ao Léo e a todos os estagiários!

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 18 de agosto de 2017 às 14:25
Compartilhar Comente

Novos gestores da Universidade são empossados

Novos gestores da Universidade são empossados
Portarias foram entregues nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Reitoria da Unesc empossou na tarde desta segunda-feira (3/7) os novos gestores da Instituição. A solenidade teve a participação de funcionários e professores e marcou o início das atividades da nova gestão, que tomou posse na última sexta-feira (30/7) e ficará à frente da Universidade nos próximos quatro anos.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, lembrou que neste início de um novo ciclo há muito desafios e que contará com a colaboração de todos. “É preciso lealdade à Instituição e gratidão às pessoas. Ter respeito às opiniões diferentes, à diversidade, à cultura, à arte e ao conhecimento. A Unesc que a gente quer está na mão de cada um de nós”, afirmou Luciane.

O vice-reitor, Daniel Preve, agradeceu aos empossados pelo aceite ao convite e chamou a atenção para o cenário atual, que pediria novas condutas, mas sem perder o principal norteador das atividades da Unesc, que é o ser comunitária. “Trabalho, democracia, diálogo e transparência são alguns dos principais pontos para fortalecermos ainda mais a nossa Universidade”.

Durante a solenidade, a reitora convidou os colaboradores para participar nesta quarta-feira (5/7), às 9 horas, no Auditório Ruy Hülse, de uma reunião na qual será apresentada e discutida a proposta de reformulação administrativa da Instituição.

Na cerimônia, a professora Indianara Becker, que assumiu a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, falou em nome dos pró-reitores empossados. Já o professor Marcelo Feldhaus, diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), representou os diretores das UNAs e a professora Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor de Arte e Cultura, falou em nome dos gestores de setores da Instituição.

A cerimônia desta segunda-feira teve ainda a presença do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Marcos Machado e do diretor da UCE (União Catarinense dos Estudantes), Lucene Magnus.

Empossados:

Indianara Reynaud Toreti Becker – Pró-Reitora de Ensino de Graduação;
Oscar Rubem Klegues Montedo – Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão;
Thiago Rocha Fabris – Pró-Reitor de Administração e Finanças;
Gisele Silveira Coelho Lopes – Chefe de Gabinete da Reitoria;
Valdemira Santina Dagostin – Diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde);
Miguelangelo Gianezini – Diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas);
Evanio Ramos Nicoleit – Diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologia);
Marcelo Feldhaus – Diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação);
João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior – Procurador Jurídico;
Patricia Luciano Maria – Ouvidora;
Lorete Tasca Marcos – Secretária Acadêmica;
Elenice Padoin Juliani Engel – Coordenadora do Setor de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão;
Graziela Fátima Giacomazzo – Coordenadora do Setor de Educação a Distância;
Thiago Henrique Almino Francisco – Coordenador do Setor de Avaliação Institucional;
Janaina Damasio Vitório – Coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante);
Amalhene Baesso Reddig – Coordenadora do Setor de Arte e Cultura;
Camila Milioli Casagrande Preve – Coordenadora do Setor de Estágio e Empregabilidade;
Elisângela Justi Steiner – Coordenadora da Biblioteca Central Professor Eurico Back;
Daiana Silveira Colombo Dieter – Coordenadora do Colégio Unesc;
Dimas de Oliveira Estevam – Coordenador da Editora Unesc/Editor Chefe/Presidente do Conselho Editorial;
Rogério Antônio Casagrande – Gerente do Departamento de Tecnologia da Informação;
Hélio da Silva – Gerente do Departamento de Patrimônio e Suprimentos;
Grasiela de Espíndola Goulart Nuernberg – Gerente do Departamento de Projetos e Infraestrutura;
Janir de Quadra Paim – Gerente do Departamento de Finanças e Contabilidade;
André Pais Topanotti – Gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano;
Morgana Cirimbelli Gaidzinski – Coordenadora do Museu de Zoologia;
Édina Regina Baumer   - Coordenadora do Museu da Infância;
Lisiane Tuon Generoso Bitencourt – Coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação);
Valéria de Araujo – Coordenadora do Escritório de Processos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de julho de 2017 às 18:58
Compartilhar Comente

Dia do Professor: A magia de ensinar e aprender

Dia do Professor: A magia de ensinar e aprender
Todos os dias 689 professores da Unesc ajudam a construir caminhos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Se tem uma carreira na qual vocação e doação rimam com toda graça e beleza, com certeza, é a de professor. Aliás, ela traz consigo algo mágico e que faz com que as adversidades encontradas durante o trabalho sejam deixadas de lado em nome de algo maior: de ensinar e aprender. No sábado (15/10) é comemorado o Dia do Professor e quantos de nós ainda guarda na lembrança aquele professor que marcou – e até mudou a sua vida? Pessoas que inspiraram e, às vezes, sem nem imaginar, foram decisivos para a construção de histórias. Por isso, conversamos com alguns dos 689 profissionais da Unesc que todos os dias ajudam a construir novos caminhos, para tentar entender de onde vem esse amor todo. Vamos lá?

“É alimentar sonhos”

Há 35 anos atuando como professor (fez Licenciatura em Educação Física), o reitor e doutor em Educação Gildo Volpato acredita que “Ser professor é dar direção, é alimentar sonhos e esperança às futuras gerações. Ser professor é inspirar, é ser confiança e autoridade na condução do processo de desenvolvimento da autonomia dos estudantes”.

“A profissão que me escolheu”

Seja no Colégio Unesc (é bacharel em Ciências Biológicas) ou na graduação, a professora e mestre em Ciências Ambientais Mainara Figueiredo Cascaes afirma que o ofício é mágico. “A cada dia é uma surpresa e um deslumbre com a profissão que me escolheu. Sou grata, por ter uma profissão dinâmica e a inovadora, que a cada dia permite que eu compartilhe experiências, divida conhecimentos e aprenda com as pessoas. Ser professora me faz feliz!”.

“É um aprendizado diário”

“Acredito que ser professor em uma universidade comunitária que nos oferece trilhar um caminho entre o ensino, a pesquisa e a extensão é um aprendizado diário, é crescer e compartilhar com a comunidade acadêmica baseada nos princípios didático, sociais e políticos além dos muros da Universidade. Tenho satisfação em dizer: Eu Sou Professora!”, afirma Ariete Inês Minetto, formada em Fisioterapia e doutora em Ciências da Saúde.

“Mostrar o melhor caminho”

Há três anos na Unesc, o designer e especialista em Gestão Pedagógica Haron Fabre acredita que ser professor é encontrar soluções. “Ser pai e mãe não somente para elogiar, mas para chamar a atenção. É ser amigo nas horas difíceis e mostrar o melhor caminho que o estudante não consegue ver, mas que pode chegar. Ser professor é um “chamado” e não uma profissão”.

“Busca constante por aprender”


A administradora e mestre em Educação Elenice Padoin Juliani defende que ser professor é estar a serviço do conhecimento. “É estar em busca constante por aprender seja com outros professores, por meio de formação, das próprias experiências ou com os alunos, alternativas de como fazer melhor a atividade docente. É gostar de pessoas e preocupar-se sinceramente com a aprendizagem dos seus alunos, buscando a partir da reflexão permanente sobre o que faz encontrar caminhos que possam promover com excelência o processo de ensinar e aprender”.

“É interagir”

Graduada em Geologia e mestre em Geografia Yasmine de Moura da Cunha completou 30 anos na carreira docente no dia 1º de setembro de 2016, sempre na Unesc. Ela se considera geóloga de profissão e professora de coração. “Ser docente não era uma função que pretendia, mas que me conquistou completamente. Ser professor é interagir com outra pessoa, permitindo-se aprender ao mesmo tempo em que se orienta esta pessoa, na busca pelo que de melhor há nela, na inteireza do ser, auxiliando na construção de um cidadão crítico e atuante na sociedade”.

A Unesc possui centenas de Gildos, Mainaras, Arietes, Harons, Elenices e Yasmines, que diariamente honram aquilo que transcende o profissional e é, sobretudo, uma escolha de vida: o ser professor. A todos vocês, a nossa profunda gratidão. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de outubro de 2016 às 13:44
Compartilhar Comente

Colaboradores dão nome ao Bloco da Reitoria

Colaboradores dão nome ao Bloco da Reitoria
Cerimônia de inauguração do espaço ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Bloco da Reitoria da Unesc, inaugurado nesta terça-feira (30/8), imortalizou o Ângelo, o Gladir, a Normelia, o Narbal, o Franco e o João, colaboradores que há pelo menos 16 anos ajudam a Universidade a crescer e se desenvolver. A solenidade reuniu, no espaço que fica ao lado da Biblioteca Professor Eurico Back, professores e funcionários da Unesc, amigos e familiares dos homenageados.

Em seu terceiro pavimento, com 967 metros quadrados, o bloco abriga: recepção, gabinete do reitor, assessoria, secretaria e sala de reuniões da Reitoria; Pró-Reitorias: Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Administração e Finanças; Planejamento Institucional, SEAI (Setor de Avaliação Institucional), Procuradoria Jurídica; e vai abrigar a secretaria e Sala dos Conselhos.

Há anos a Unesc vem homenageando pessoas que têm um período longo como colaboradores da Instituição. Os professores Ângelo Natal Périco, Gladir da Silva Cabral e Normelia Ondina Lalau de Farias e os funcionários Narbal Teixeira da Rosa, Franco Espíndola de Bom e João de Oliveira Fernandes estão na Universidade entre 16 e 22 anos.

“Nós vivemos em rede. Se alguém não cumpre a sua parte, ela vai para baixo e se alguém faz além, para cima. A Unesc só está onde está hoje, porque todos trabalham juntos. E vocês que hoje vão ter os nomes eternizados, são responsáveis também por tudo isso. É um orgulho muito grande poder prestar essa homenagem e fazer com que todos saibam que cada um de vocês passou por aqui fez a diferença e deixou seu carinho, seu trabalho, sua dedicação para uma universidade que é da comunidade”, afirmou o reitor Gildo Volpato.

Nórmélia falou em nome dos professores homenageados e afirmou que o reconhecimento é motivo de orgulho. “Estamos muito felizes com esta homenagem e em fazermos parte da família Unesc, que recebe a todos, independente de credo, de cor e de condições financeiras. Um lugar que dá oportunidades para as pessoas e que com isso possibilita que elas mostram a que vieram”, comentou. Já Franco, que falou pelos funcionários, agradeceu a homenagem e desejou que todos pudessem seguir fazendo parte da Instituição. “Através da Unesc alcançamos objetivos que nem nós sabíamos que era possível”.

Durante a solenidade, o professor homenageado Gladir da Silva Cabral apresentou uma música composta por ele para a ocasião e que falava sobre ciência e como o espaço para o desenvolvimento dela é humano e possibilita encontros. “Encontrei na Unesc um espaço de trabalho que me faz feliz. Agradeço a todos os colegas dos cursos, aos alunos, por me ajudarem a estar aqui”.

Participaram da solenidade as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato; e os diretores de UNA (Unidade Acadêmica), HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back; SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e o presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2016 às 20:02
Compartilhar Comente

Novo diretor da UNA CET e coordenadores do Colégio Unesc e de Engenharia Mecânica são empossados

Novo diretor da UNA CET e coordenadores do Colégio Unesc e de Engenharia Mecânica são empossados
Evento ocorreu na tarde desta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O reitor Gildo Volpato empossou, na tarde desta terça-feira (1º/3), novos coordenadores e diretor na Universidade. Durante a solenidade, Evanio Ramos Nicoleit assumiu como diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias); Daiana Colombo Diester tomou posse como coordenadora geral do Colégio Unesc e Adriano Michael Bernardin, como coordenador do curso de Engenharia Mecânica.

O reitor Gildo Volpato deu as boas vindas aos novos coordenadores e diretor e agradeceu o trabalho realizado pelas pessoas que os antecederam. “As mudanças ocorrem para gerar movimento e permitir que as pessoas possam ir a lugares que não estavam conseguindo e deixem sua marca. A intenção é que tudo seja para o melhor de que está saindo para fazer coisas novas e de quem está chegando para assumir o cargo”, comentou Volpato, lembrando da competência das pessoas envolvidas.

Aos empossados agradeceram pela confiança depositada e afirmaram que o trabalho será desenvolvido em equipe e a participação de professores, funcionários e estudantes. Normélia Lalau de Farias e Angela Picinnini, que deixaram o cargo de coordenadora geral do Colégio Unesc e diretora da UNA CET, respectivamente, agradeceram pela oportunidade e aprendizado obtido.

Participaram da posse as pró-reitoras de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta; de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, e de Administração e Finanças, Kátia Soratto; o diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Marcos Back; os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker; da CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e da HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back; o chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri, e professores e coordenadores de cursos da Instituição.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de março de 2016 às 20:51
Compartilhar Comente