Colégio Unesc

Colégio Unesc ganha “Jardim da Gratidão” feito de modo colaborativo entre os alunos

Colégio Unesc ganha “Jardim da Gratidão” feito de modo colaborativo entre os alunos
Projeto conta com árvore de ovos pintados à mão e cheios de significado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Quem chega no Colégio Unesc já percebe uma recepção diferente. Logo na entrada da escola está a “Árvore de Páscoa” ou Osterbaum, tradição de origem alemã adotada como forma de celebração da data, mas com muitos outros significados criados na escola. Cheia de ovinhos coloridos e até mensagens espalhadas entre os galhos secos, a árvore está sendo montada no chamado Jardim da Gratidão, projeto realizado de forma colaborativa entre todos os alunos e alunas.

Direção, coordenações, equipe pedagógica e os professores da disciplina de Artes do Colégio Unesc, Gabriel Valga e Juliana Pereira Guimarães trouxeram a proposta de montar uma árvore. Conforme Gabriel, a dupla se uniu para idealizar um projeto que trouxesse significado aos alunos. “A partir de uma chuva de ideias buscamos promover uma ação que reverberasse em todas as turmas e que pudesse dialogar com as outras disciplinas. Foi aí que surgiu a ideia de destacar a partilha da data, o recomeço que significa”, explica.

Com os alunos de Ensino Fundamental Anos Iniciais, a Árvore de Páscoa foi abordada a partir de uma história lúdica que envolvia um coelho que tinha o sonho de, mais que levar ovos como os outros faziam, levar arte e cor para o mundo. Todo o contexto trabalhado com os alunos em sala de aula, de acordo com a professora Juliana, fez com que as turmas mergulhassem no projeto.

"O retorno para o Colégio representa um novo ciclo para as crianças. É visível o entusiasmo e o brilho do olhar dos pequenos no espaço escolar. A proposta com o tema ‘Jardim da Gratidão’ provocou discussões com as crianças sobre o verdadeiro sentido da vida, e do ovo como símbolo de renovação”, acrescenta.

A pequena Julia Ficher Costa, do quarto ano, deixou também sua marca na árvore especial. Ela, que chegou em 2021 no Colégio Unesc, se mostrou empolgada com o projeto proposto e deu o seu melhor na pintura para que contribuísse na missão de levar mais cor à ação e ao mundo ao lado dos novos amigos que já fez.

Conforme a professora da turma de Julia, Daiane Niquele, foi lindo ver como cada um colocou suas características na pintura e contribuiu com a vivência diferente sobre a Páscoa. "Alguns mais delicados, outros fazem mais rápido, enquanto ainda alguns pedem para pintar outro e caprichar mais, ou seja, é uma forma lúdica e com a qual eles também se divertem aprendendo", acrescentou.

Além dos ovos pintados à mão na sala de aula ou em casa, no caso dos alunos que estão assistindo as aulas de forma remota, o chão em torno da árvore está sendo decorado em giz com palavras escolhidas pelos alunos após uma dinâmica. “Eles vendaram os olhos e ouviram uma música inspiradora, prestando atenção na letra e na melodia, e depois apontaram palavras que lhes chamaram a atenção. A partir disso foi proposto que eles pensassem em o que gostariam de plantar no nosso Jardim da Gratidão. E assim surgiram novas reflexões”, explica.

Os alunos e alunas do Integral com imersão bilíngue também puderam participar, criando plaquinhas para pendurar na árvore, com os seus desejos de partilha, na língua inglesa.

Conforme a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos, escola é lugar de construção, de transformação, espaço de vida, de partilha, de vivências e sentimentos e, embalados por esse entendimento, os professores propuseram aos estudantes momentos de reflexões. “Isso tem fortalecido a união de todos em torno da esperança, do respeito, do carinho, do zelo, do amor ao próximo, da compreensão, da gentileza, da paz, da gratidão e da partilha. Por meio dessas reflexões os desejos de cada um foram registrados no nosso ‘Jardim da Gratidão’, completa.

A proposta em questão, de acordo com Wânia, segue com seu significado após a passagem da Páscoa. “Seguimos nosso 2021 com força, coragem, humildade e perseverança, que nosso jardim continue florescendo a cada dia, celebrando e valorizando a vida”, acrescenta.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2021 às 21:21
Compartilhar Comente

Colégio Unesc retoma aulas presenciais seguindo protocolos de biossegurança

Colégio Unesc retoma aulas presenciais seguindo protocolos de biossegurança
Alunos como Patrícia Pereira Pagani afirmam se sentir seguros com a retomada das atividades no colégio (Fotos: Paula Darós) Mais imagens

Após meses encontrando professores e colegas de maneira remota, em virtude da matriz de risco da pandemia de Covid-19, os estudantes do Colégio Unesc tiveram a primeira aula presencial nesta quinta-feira (18/2). A escola iniciou oficialmente o ano letivo de 2021 com uma recepção aos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e um diálogo sobre todas as normas para a garantia do retorno seguro de alunos, professores e funcionários às atividades presenciais. 

Para os alunos da terceira série do Ensino Médio, a quinta-feira foi também para receber a camiseta que marca a passagem de cada aluno pelo último ano no Colégio Unesc e a preparação para o início da jornada no Ensino Superior. Desde a primeira série do Ensino Médio no Colégio Unesc, Patrícia Pereira Pagani, iniciou nesta quinta-feira o Terceirão e só pensa em aproveitar o retorno das aulas presenciais e se preparar para decidir o curso de graduação que vai fazer. “Achei muito bom poder voltar às aulas depois de um período longe fisicamente dos colegas, amigos e professores. Estamos aqui estudando com distanciamento e todas as normas de biossegurança. Por isso me sinto segura e feliz em estar aqui no Colégio Unesc podendo fazer o terceirão de maneira presencial”. 

Biossegurança e planejamento pedagógico em primeiro lugar 

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, afirma que a preparação para receber os alunos contou com o apoio da Sala de Situação para os protocolos de biossegurança, e da Assessoria Pedagógica para a realização das aulas híbridas. “Nossa expectativa é conseguir manter as aulas presenciais e híbridas com excelência, conforme a escolha dos alunos e dos pais. Para 2021, o Colégio Unesc têm várias novidades. Estamos implantando o novo Ensino Médio e todos os estudantes desta fase estarão com uma carga horária maior, passando de 800 horas para 1.000 anuais. Estamos também ampliando o atendimento pedagógico, para sanar as dúvidas e dar um suporte ainda maior aos nossos estudantes. Voltamos também as atividades 100% presenciais do Integral com Imersão Bilíngue, oferecido aos alunos e alunas do primeiro ao quinto ano. A procura pela escola cresceu muito e já temos várias turmas sem vagas”, afirma. 

A preparação para receber os estudantes de maneira híbrida (presencial e remotamente), também se deu por meio da Formação Continuada, que ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro e abordou temas como a volta às aulas, a segurança de alunos e professores, as metodologias de avaliação, a organização dos espaços de aprendizagem, ensino híbrido, educação inclusiva e o planejamento das atividades.

Durante o evento, Giselle apresentou o resultado da pesquisa realizada com pais e responsáveis e estudantes do Colégio Unesc no fim de 2020. Mais de 95% dos participantes da pesquisa consideraram de bom a excelente a organização das atividades no período da pandemia, a comunicação do colégio com os pais e alunos e a qualidade das atividades desenvolvidas pelos professores ao longo do ano. 
 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de fevereiro de 2021 às 16:03
Compartilhar Comente

Contação de histórias

A Biblioteca Professor Eurico Back, o Colégio Unesc e o Setor de Relacionamento da Unesc participaram na quinta e sexta-feira da última semana de uma ação no Supermercado Bistek, em comemoração ao Dia das Crianças.

Mari e Déia, funcionárias da Biblioteca, contaram as histórias “Maria vai com as outras”; “A semente da verdade”; “Árvore Generosa”; “A menina bonita do laço de fita” e “Me chame pelo nome”. Além da contação de histórias, os pequenos ainda ganharam pintura facial.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de outubro de 2019 às 17:03
Compartilhar Comente

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Unesc participam de visita orientada

As turmas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Unesc participaram nesta terça-feira (3/9) da atividade Visitas Orientadas, realizada pelo Setor de Relacionamento da Universidade.

Os estudantes, acompanhados de professoras do Colégio Unesc, foram recepcionados com um lanche, brindes e puderam esclarecer dúvidas sobre o ingresso na Universidade e as bolsas de estudo oferecidas. Depois, o grupo conheceu o Laboratório de Habilidades, localizado no Bloco S e as Clínicas Integradas.  

Por: Milena Spilere Nandi 03 de setembro de 2019 às 12:15
Compartilhar Comente

Estudantes de Enfermagem realizam atividade de educação em saúde com alunos do Colégio Unesc

Nesta segunda-feira (2/9), acadêmicos da décima fase do curso de Enfermagem, acompanhados pela professora Cecília Marli Spiazzi dos Santos, realizaram uma ação de educação em saúde sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e métodos contraceptivos para o oitavo ano do Colégio Unesc. O objetivo foi sanar dúvidas e compartilhar conhecimento.

Por: Milena Spilere Nandi 03 de setembro de 2019 às 12:12
Compartilhar Comente