Colégio Unesc

Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
Estudantes chegaram no pódio em esportes coletivos e individuais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina chegou ao fim neste domingo (25/09) e os alunos do Colégio Unesc fizeram bonito na competição. Desde o dia 15 deste mês, diversos estudantes da Instituição competiram nas mais diversas modalidades, com resultados importantes no xadrez, voleibol, futsal, handebol e tênis de mesa.

No xadrez, a aluna do segundo ano do ensino médio Maria Clara Senger conquistou a medalha de ouro para Criciúma na categoria Blitz Feminino, desbancando concorrentes de todo o estado e ajudando a cidade a conquistar o segundo lugar geral na modalidade. Também no xadrez, o estudante Lucas Emanuel Alves Cardoso conquistou a medalha de prata na categoria Blitz Masculino, consolidando o ótimo desempenho dos alunos do Colégio Unesc na modalidade.

Esportes coletivos

Nos esportes coletivos, o tênis de mesa feminino de Criciúma conquistou um grande resultado e foi campeão na categoria por equipes, com a aluna do primeiro ano do ensino médio Daniele da Silva fazendo parte do grupo que trouxe pra cidade a medalha de ouro. 

No futebol feminino, a equipe da FME/Unesc trouxe para Criciúma a medalha de ouro na modalidade com uma grande campanha. Foram goleadas contra Lebon Régis (7 x 1), Concórdia (4 x 0) e Chapecó (4 x 0), além de uma vitória por 2 x 1 contra Palhoça. O título veio após a desclassificação da equipe de Joinville, que havia vencido a final do torneio, após ser detectada a escalação irregular de uma atleta do time.

Já no futsal feminino, a equipe da Unesc representou muito bem Criciúma e foi campeã do torneio, que teve a participação de times de 15 cidades. A campanha contou com goleadas sobre Camboriú (7 x 3), Rio do Sul (5 x 0) e Florianópolis (8 x 0), além de vitórias contra Chapecó e Concórdia na fase de mata-mata. Assim como no futebol feminino, Joinville foi desclassificada pela escalação irregular de uma atleta.

No handebol feminino também teve medalha com participação das meninas da Unesc. A equipe FME Criciúma/Unesc/ACRIHF conquistou o bronze na modalidade, vencendo as cidades de Florianópolis, Caçador e Luzerna nas fases classificatórias e derrotando a equipe de Blumenau na decisão do terceiro lugar.

E o voleibol feminino de Criciúma, representado pela Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc, conquistou o quinto lugar na modalidade, que contava com equipes vindas de 16 cidades do estado. O time criciumense foi eliminado nas quartas de final, em uma partida disputada contra Blumenau que terminou com vitória de 3 x 2 da equipe anfitriã.

A competição

A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina foi encerrada neste domingo, e mais de quatro mil atletas de 78 municípios catarinenses participaram desta edição competindo em 19 modalidades diferentes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2022 às 16:18
Compartilhar Comente

Aluna do Colégio Unesc conquista vaga momentânea para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo

Aluna do Colégio Unesc conquista vaga momentânea para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo
Seu próximo objetivo é a classificação para os Jogos Pan-Americanos (Foto: Arquivo Pessoal) Mais imagens

Atleta e aluna do Colégio Unesc, Luísa Lummertz Lopes superou seus próprios limites e está momentaneamente classificada para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo. A conquista veio no salto em altura, com a marca de 1,72 cm durante o Festival Catarinense de Atletismo. A competição foi disputada em Timbó, no Vale do Itajaí, neste final de semana (17 e 18/4). 

Em 2019, o melhor salto da atleta, registrado em competições, havia sido 1,67 cm. Agora, a estudante, que é atleta da equipe “Mampituba/FME Criciúma/DME Nova Veneza”, se prepara para duas competições em maio, com o objetivo de melhorar sua marca em dois centímetros, o que vai habilitá-la aos  Jogos Pan-Americanos. 

No momento, Luísa lidera, aos 16 anos, o ranking nacional sub-18 e tem a segunda melhor marca do sub-20. “Começar o ano com este resultado é muito gratificante e traz um grande incentivo. Quando consegui ultrapassar minha própria marca já foi uma conquista gigante, e saber que fiquei apenas dois centímetros de conquistar o índice Pan-Americano foi melhor ainda”, destacou.

As categorias do Campeonato Sul-Americano de Atletismo serão disputadas em datas e países diferentes: o sub-18 está marcado para setembro, no Paraguai. Já o sub-20 ocorre no Peru, em junho.

O Festival Catarinense de Atletismo reuniu os 10 melhores colocados no ranking estadual de cada prova. O técnico da equipe de Luísa é o profissional Roberto Carlos Bortolotto. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2021 às 16:20
Compartilhar Comente

Nadounesc: natação como ferramenta para o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes

Às 13h de todas as segundas e quintas-feiras, Ricardo Felício da Silva, 15 anos, entra na piscina do Complexo Esportivo da Unesc. Junto com um grupo de outros colegas do Colégio Unesc, o adolescente participa das aulas de natação do projeto Nadounesc, ministradas pelo professor e coordenador do projeto, Márcio Justo Evaldt.

Após quase dois meses frequentando a classe, Ricardo agora sabe como coordenar respiração e movimentos de nado, mergulhar e até flutuar na piscina. “Aprendi muita coisa nova, e isso me ajudou na movimentação das minhas pernas e braços”, coloca o estudante.

O conhecimento adquirido acabou melhorando a qualidade de vida de Ricardo. Ele teve um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), ou Isquemia Cerebral, o que afetou os movimentos do lado esquerdo do corpo. O Nadounesc é uma das ferramentas que o Colégio Unesc possui para incluir e auxiliar alunos com necessidades especiais a se desenvolverem com mais eficiência e segurança.

E quem atesta é o próprio Ricardo. “Na piscina eu me sinto seguro, confortável e tranquilo”, afirma, sorridente. “Lá, eu aprendi coisas que me ajudam todo dia, e tem mais gente aprendendo e melhorando”, lembra o estudante, referindo-se a outro colega, asmático, que agora consegue controlar melhor a respiração em ambientes aquáticos. “Eu vi o progresso, e meu irmão que também tem asma fez natação e isso ajudou muito”, confirma Ricardo.

Respeito às especificidades

Além de Ricardo, outros 35 alunos participam do Nadounesc, divididos em duas turmas. “O processo consiste em coordenar respiração e movimentos para o deslocamento no meio líquido, de maneira progressiva”, expõe o professor responsável pelo projeto, Márcio Justo Evaldt. Portanto, o Nadounesc oferece condições para que todo e qualquer estudante possa aprender a nadar e conhecer seu próprio corpo no processo.

“Buscamos ofertar o conhecimento para todos, utilizando-se de ferramentas para facilitar a compreensão do aprendizado e, com isso, melhorar o desenvolvimento técnico de cada um dos alunos”, completa Evaldt. Os alunos desenvolvem conhecimento histórico, cultural e técnico das modalidades de nado olímpico: crawl, costas, peito e borboleta.

Reitoria da Unesc oferece projeto gratuito para os alunos do Colégio

Iniciado em fevereiro deste ano, com a aprovação da Reitoria da Unesc, o Nadounesc é gratuito e leva como um de seus objetivos a ampliação da oferta de projetos no contraturno escolar vespertino. O foco, claro, é a natação.

“Nossos alunos e pais solicitam e perguntam sobre a oferta de oficinas no contraturno, e o Nadounesc é uma ótima oportunidade”, informa a diretora do Colégio Unesc, Marlene Pires. “Somos privilegiados por termos um ambiente com a estrutura da Universidade e, dentro deste espaço, temos disponibilizada a piscina para nossos alunos. Agradecemos muito a reitora Luciane Ceretta”, complementa Marlene.

Talentos podem representar instituição de ensino

Além de todo o desenvolvimento pessoal e humano, o Nadounesc pode apresentar alto rendimento da modalidade. Um exemplo que é outra meta do projeto: inserir os alunos participantes em competições futuras. “Eles poderão representar o Colégio Unesc e a própria Unesc a partir do momento em que estiverem aptos para uma competição”, afirma Evaldt.

Com a participação em competições, a visibilidade dos competidores e da própria instituição de ensino é ampliada. “O Nadounesc disponibiliza o ambiente e condições para que os alunos possam desenvolver a máxima capacidade no nado”, comenta o professor. “Atendemos o anseio da comunidade escolar em ter atividades no contraturno, em específico, a natação”, finaliza.

​Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 12 de abril de 2019 às 13:35
Compartilhar Comente

Estudantes do Colégio Unesc são destaques nos Jogos Escolares de Santa Catarina

Estudantes do Colégio Unesc são destaques nos Jogos Escolares de Santa Catarina
Competição ocorreu no início de agosto em Florianópolis (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes do Colégio Unesc representaram Criciúma e foram destaques no Jesc (Jogos Escolares de Santa Catarina) com duas medalhas de ouro e uma de prata. A competição ocorreu no início de agosto em Florianópolis e reuniu participantes de todo o estado.

Durante os Jogos, a aluna Ana Paula Fernandes Lourenço Giordani conquistou o primeiro lugar na prova de atletismo. A segunda medalha de ouro foi conquistada no Pentatlo pela estudante Isabely Guimarães Casagrande. O aluno Thiago Fernandes também participou da prova de atletismo e trouxe para casa a medalha de prata.

Para a coordenadora do Colégio Unesc, Marlene Pires, os estudantes são motivos de orgulho. “Para o Colégio é uma honra ter estudantes participando do Jesc e alcançando o pódio. Estamos orgulhosos de nossos atletas”, afirmou Marlene.

Com o resultado positivo, os alunos garantiram a participação nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Natal, Rio Grande do Norte.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de agosto de 2018 às 13:54
Compartilhar Comente

Aluno do Colégio Unesc é campeão mundial de slackline na Alemanha

Aluno do Colégio Unesc é campeão mundial de slackline na Alemanha
Alexandre foi ouro na categoria profissional do World Slackline Master (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O aluno do Colégio Unesc Alexandre Macarini conquistou a Alemanha e o mundo do slackline. O atleta de 17 anos e seu parceiro no esporte, Alisson Ferreira, de Ribeirão das Neves, Minas Gerais, foram até Munich e subiram ao lugar mais alto do pódio no World Slackline Master, na categoria profissional. A competição foi realizada em julho.

A treinadora do campeão mundial, Jeanine Paris Miranda, explica que o campeonato é de grande importância no cenário internacional e equivale a Copa do Mundo de futebol no esporte. “É onde estão todos os melhores competidores do mundo. Há algumas semanas perdemos no mundial de futebol, mas o melhor do mundo no slackline é do Brasil”, destacou Jeanine.

Preparação é o segredo

“Foi muito gratificante. O sentimento é de realização de um sonho. Conhecer os atletas, fazer amigos e vivenciar este mundo já seria o suficiente, mas veio ainda mais do que esperávamos, veio um título mundial”, comemora Macarini.

Este foi o segundo ano consecutivo que o aluno do Colégio Unesc marcou presença em uma competição na Europa. Ele já representou o Brasil no Outdoor European Slackline Masters, em Friedrichshafen, também na Alemanha, onde conquistou o terceiro lugar.

Com uma rotina de quatro treinos por semana, o objetivo do atleta é manter o Brasil em primeiro lugar e vivenciar novas experiências no esporte. “Chegar ao topo é fácil comparado ao que é se manter lá. Agora vou continuar treinando, vivendo, conhecendo novos lugares e conquistando ainda mais”, afirma o campeão mundial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de julho de 2018 às 15:35
Compartilhar Comente