Colégio Unesc

Vereador Mirim do Colégio Unesc toma posse e é eleito primeiro secretário da mesa diretora

Vereador Mirim do Colégio Unesc toma posse e é eleito primeiro secretário da mesa diretora
Cerimônia deu início aos mandatos dos 17 vereadores eleitos para atuar em 2019 (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Vereador Mirim, Eliel Borges Santana, representante do Colégio Unesc, tomou posse na última semana e foi eleito primeiro secretário da mesa diretora. A cerimônia, realizada no salão Ouro Negro da Prefeitura de Criciúma, deu início aos mandatos dos 17 vereadores eleitos para atuar em 2019 no Legislativo. O ato contou com a presença de pais, professores, alunos e autoridades.

O objetivo do projeto é promover a integração entre a Câmara de Vereadores e escolas de Criciúma, estimulando o espírito de liderança e cidadania e incentivando a participação dos jovens na política.

Durante a posse, a mesa diretora foi formada para comandar as sessões do Legislativo Mirim. Além de Santana, a mesa foi composta por Iuri Botini da Silva, representante da Satc, como presidente; Heloísa Beloli Martinello, também representante da Satc, como vice-presidente e Aléxia de Macêdo Souza, da Escola Estadual Irmã Edwiges, como segunda secretária. 

Em cinco anos de projeto, os Mirins já apresentaram 86 iniciativas na Câmara de Vereadores. Também estiveram presentes na cerimônia representando o Colégio, a coordenadora geral, Marlene Pires; a coordenadora pedagógica, Carina Fernandes de Andrade de Freitas; o coordenador do Projeto no colégio, Márcio Justi Evaldo e a professora, Louise Miron Roloff.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de fevereiro de 2019 às 13:54
Compartilhar Comente

Vereador Mirim do Colégio Unesc participa de capacitação na Câmara de Vereadores de Criciúma

Vereador Mirim do Colégio Unesc participa de capacitação na Câmara de Vereadores de Criciúma
Atividade ocorreu na tarde desta quinta-feira (14/02) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O vereador mirim eleito para representar o Colégio Unesc, Eliel Borges Santana, participou de uma capacitação na sede da Câmara de Vereadores de Criciúma. O estudante e seus 16 colegas de mandato aprenderam sobre os processos de trabalho, conheceram o espaço, seus direitos e seus deveres no papel de parlamentares. A atividade ocorreu na tarde desta quinta-feira (14/02) e o acadêmico de Direito da Universidade, Marcos Meller, foi um dos ministrantes.

Eliel tomará posse em Sessão Solene no dia 21 de fevereiro, às 19 horas, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal. Os vereadores mirins participarão da primeira Sessão Ordinária no dia 7 de março e poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações.

Eleições

Mais de quatro mil estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares participaram das eleições. Os estudantes foram às urnas nos dias 7, 8 e 9 de novembro do último ano e depositaram seus votos entre os 54 candidatos inscritos no projeto. Os vencedores foram conhecidos no último dia das votações em apuração auditada pelo IPC (Instituto de Pesquisa Catarinense).

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Colaboração Talita Grassi – Assessoria da Câmara de Criciúma

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de fevereiro de 2019 às 19:10
Compartilhar Comente

Colégio Unesc oferece bolsas de estudo de 50 e 100% para 2019

Colégio Unesc oferece bolsas de estudo de 50 e 100% para 2019
Processo seletivo ocorre de 7 a 16 de janeiro (Foto: Arquivo) Mais imagens

Já imaginou estudar com bolsa em uma escola com estrutura de Universidade? No Colégio Unesc, os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio podem ingressar pelo Nossa Bolsa e usufruir de benefícios de 50 e 100%. O processo seletivo ocorre de 7 a 16 de janeiro e os estudantes já matriculados para 2019 também poderão participar.

Para realizar a inscrição, o responsável legal do aluno deverá preencher o Formulário de Declaração Familiar, disponível neste link, e acompanhar todo o processo de matrícula. A documentação obrigatória para concluir a inscrição está disponível em edital e deve ser entregue na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), que atenderá em janeiro de 2019 de segunda a sexta-feira das 13 às 19 horas.

A classificação final do processo seletivo será estabelecida com base no perfil socioeconômico, levando em consideração o patrimônio e a renda. Para a bolsa integral, poderá participar o candidato que apresentar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Já a bolsa parcial poderá ser solicitada pelos participantes com até três salários mínimos.

A bolsa de estudo é um benefício de assistência social concedido na forma da legislação regulamentar do Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação). 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de dezembro de 2018 às 11:37
Compartilhar Comente (1)

Projeto da Unesc promove valorização do patrimônio cultural da região

Projeto da Unesc promove valorização do patrimônio cultural da região
Objetivo é possibilitar que os jovens percebam a riqueza povos indígenas (Foto: Divulgação) Mais imagens

O passado pode ser divertido, misterioso e cheio de conhecimentos. Os alunos do Colégio Unesc estão descobrindo sobre os povos que viveram no Extremo Sul Catarinense e aprendendo a valorizar o patrimônio cultural da região com o projeto “Aprendendo com os Povos Indígenas”. O primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira (8/8).

O coordenador do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), Juliano Bitencourt Campos, conta que as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental puderam interagir, se surpreender durante as apresentações e se familiarizar com a cultura pré-histórica, com a história dos que habitavam a região e com o trabalho do arqueólogo em campo.

Campos também explica que o objetivo da atividade é possibilitar que os jovens percebam a riqueza cultural dos povos indígenas. “Por meio de atividades lúdicas e interativas, buscamos incentivar as crianças a desenvolver o interesse pelo patrimônio cultural e sua preservação. Também tentamos ensinar os meios de inserir a cultura indígena nas práticas do cotidiano”, afirma.

Sorrisos e aprendizados

Durante as atividades os pequenos também participaram de uma oficina de confecção de cerâmica arqueológica, onde entraram em contato com a argila e aprenderam a moldar vasilhames cerâmicos. Eles também conheceram mais sobre arte rupestre e como os antepassados utilizavam os recursos existentes na natureza para confeccionar instrumentos e pigmentos de pinturas de rochas e de corpo. Por fim, as crianças participaram de uma escavação arqueológica simulada, na qual puderam ter contato, de forma prática e lúdica, com o dia a dia de pesquisas arqueológicas em campo.

O projeto será desenvolvido até o fim de setembro e vai promover encontros com a presença de crianças indígenas, para uma troca cultural, um teatro de fantoches e uma exposição organizada no Nações Shopping, com a montagem de materiais produzidos pelas crianças somados a “Exposição 4000 anos de pré-história no Extremo Sul Catarinense”.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Colegio Unesc, com orientação da professora Ana Karen Rosado, em parceria com o Lapis, ligado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 09 de agosto de 2018 às 18:05
Compartilhar Comente

Colégio Unesc abre seleção de professores para cadastro de reserva

Colégio Unesc abre seleção de professores para cadastro de reserva
Interessados devem enviar e-mail para dh@docentes@unesc.net (Foto: Arquivo) Mais imagens

O processo seletivo de professores para o Colégio Unesc (Cadastro Reserva) está com inscrições abertas. Os interessados devem enviar os documentos descritos no Edital pelo e-mail dh@docentes@unesc.net até domingo (13/12).

As vagas são destinadas para as áreas de Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Literatura, Matemática, Pedagogia, Produção, Produção Textual, Química e Sociologia.

A primeira etapa da classificação tem caráter eliminatório. Serão verificados se o candidato atende as condições do Edital e se cumpre os requisitos mínimos para a vaga.

A relação dos candidatos classificados para a segunda etapa será publicada até o dia 15 de dezembro, com o local e a data em que os primeiros colocados (até três por disciplina) participarão das próximas etapas: aula e entrevista.

Confira o Edital completo clicando aqui.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de dezembro de 2015 às 16:12
Compartilhar Comente