Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
cipa@unesc.net, seguranca@unesc.net
Telefone:
Local:
Bloco Administrativo, Sala 28
Horário:
8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Queimaduras

Como são caracterizadas as queimaduras?

Queimaduras são ferimentos produzidos nos tecidos pela ação de agentes físicos (frio, calor, como eletricidade, raios solares, fogo, vapores) e químicos (produtos corrosivos, como ácidos ou bases fortes).

 

Quais são os graus de intensidade das queimaduras?

Quanto à intensidade, as queimaduras podem ser de primeiro, segundo e terceiro graus:

  • queimaduras de primeiro grau – são lesões superficiais, provocando apenas a vermelhidão da pele, sem formar bolhas. Geralmente ocorre muita dor devido à irritação das terminações nervosas da pele;
  • segundo grau – registradas quando a lesão é mais profunda, provocando a formação de bolhas;
  • terceiro grau – ocorrem quando a pele é destruída e são atingidos músculos e/ ou órgãos internos do corpo.

 

Em que situação a pessoa queimada deve receber atendimento qualificado?

As queimaduras são classificadas quanto à área do corpo atingida. Quando a área afetada é maior que a da palma da mão, a vítima deve receber assistência qualificada depois que lhe forem prestados os primeiros socorros.

 

 

Quais os primeiros socorros com a vítima de queimadura?

Cada tipo de queimadura exige atendimento específico. Se o acidente tiver provocado queimadura com agentes químicos, deve-se lavar a área queimada com bastante água, retirando a roupa da vítima se ainda contiver alguma substância. Caso o incidente tenha sido com fogo, o mesmo deve ser apagado de forma adequada (com extintor apropriado, areia, água ou outro material). Pode-se abafar com cobertor ou rolar o acidentado no chão. Não é aconselhável correr. Depois dos primeiros procedimentos, deve-se verificar se a respiração, o batimento cardíaco e o nível de consciência da vítima estão normais.

 

 

O que deve ser feito com o ferimento?

É preciso prevenir a infecção, mergulhando a área afetada em água limpa ou em água corrente até aliviar a dor. Não se deve romper as bolhas ou retirar as roupas queimadas que estiverem aderidas à pele. As bolhas rompidas não podem ser colocadas em contato com a água. Não é aconselhável a aplicação de pomadas, líquidos, cremes e outras substâncias sobre a queimadura. Esses produtos podem complicar o tratamento e só devem ser aplicados mediante indicação médica.
Caso a pessoa esteja consciente e sinta sede, deve ser dada água em abundância a ela, porém de forma lenta e cuidadosa. É imprescindível que ela seja encaminhada logo à assistência de saúde, para avaliação e tratamento.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.