Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
cipa@unesc.net, seguranca@unesc.net
Telefone:
Local:
Bloco Administrativo, Sala 28
Horário:
8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Choque Elétrico

Qual o primeiro procedimento em acidentes com choque elétrico?

Acidentes que envolvem eletricidade oferecem perigo também a quem presta socorro. A primeira coisa a ser feita é desligar a corrente elétrica. Depois, deve-se manter todas as pessoas afastadas da área que apresenta corrente elétrica.

 

O que não pode ser feito no momento do socorro à vítima?

Primeiramente, nunca se deve tentar soltar alguém preso a um fio de alta tensão. A vítima deve ser separada do material elétrico por meio de objeto que seja mau condutor de eletricidade, como madeira, couro, pano ou borracha, sempre secos e resistentes. Também não é aconselhável a retirada de eventuais coágulos que tenham surgido no corpo da vítima, para não provocar hemorragia. O membro atingido deve ser imobilizado. Se a vítima estiver consciente e com sede, deve-se molhar lábios e língua com compressas. Caso a pessoa não esteja respirando, deve-se iniciar a respiração artificial e, se for constatada parada cardíaca, realizar massagem cardíaca.

 

Durante quanto tempo deve ser realizada a reanimação cardiorrespiratória?

A reanimação cardiorrespiratória (massagem cardíaca e respiração artificial) deve ser contínua até que a vítima seja conduzida ao serviço de emergência. A reanimação não deve cessar nem mesmo durante o transporte da pessoa ao centro de atendimento especializado, pois um minuto é muito para a vítima nessas condições.

 

Quais as consequências do choque elétrico?

Choques elétricos podem provocar queimaduras com diferentes graus de intensidade. Estas devem ser lavadas delicadamente com água fervida fria, com cuidado para não se deslocar a pele queimada.

 

Universidade do Extremo Sul Catarinense.