Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
cipa@unesc.net, seguranca@unesc.net
Telefone:
Local:
Bloco Administrativo, Sala 28
Horário:
8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Animais Peçonhentos

Como acontece o envenenamento por animais peçonhentos?

São muito comuns envenenamentos causados por picada de animais peçonhentos, facilmente encontrados em qualquer parte do Brasil, como escorpiões, aranhas e serpentes, entre outros. Esses animais inoculam ativamente sua peçonha na vítima.

 

Quais as reações da vítima?

A pessoa que sofreu uma picada do animal peçonhento produz sintomas variáveis, segundo a espécie do aracnídeo ou réptil, a quantidade de veneno injetado, as condições de nutrição, peso e altura da vítima.

 

Quais são as características das picadas de escorpião?

Os acidentes com escorpiões são pouco frequentes. Eles são pouco agressivos e tem hábitos noturnos. Encontram-se em pilhas de madeiras, cercas, tijolos e cupinzeiros. Sapatos e botas são ótimos esconderijos. O veneno do aracnídeo ataca o sistema nervoso (neuro-tóxico). É um veneno potente e pode provocar a morte de indivíduos subnutridos e de pequeno porte. É o caso das crianças.

 

Quais são os sintomas dessa picada?

Nos casos graves, há fortes dores no local da picada, com tendência a se espalhar para regiões vizinhas. A temperatura do corpo cai e o suor se torna excessivo; há aumento da pressão, enjôo e vômitos. Existe risco de morte nas primeiras 24 horas, principalmente em crianças.

 

Quais aranhas mais representam perigo à vida humana?

A aranha é tão facilmente encontrada que nem nos damos conta do perigo que ela pode representar. As espécies mais perigosas são aranha marrom (Loxosceles), armadeira (Phoneutria), com 75% de incidência de acidentes, e a tarântulas (Lycosa).

 

Quais são os primeiros socorros mediante picada de aranhas e escorpiões?

Deve-se evitar que a vítima se movimente muito; não fazer torniquete no membro acidentado; aplicar compressas frias (de 10 a 15 ºC) nas primeiras horas após o incidente; fazer respiração artificial, caso a pessoa não esteja respirando bem, e encaminhá-la ao serviço médico.

 

A picada de serpentes é muito tóxica?

O grau de toxicidade da picada depende da potência, quantidade de veneno injetado e da estatura da pessoa atingida. No Brasil, a maioria dos acidentes com ofídicos envolve serpentes dos gêneros Botrópico, Crotálico e Elapídico.

 

Quais os sintomas de picada de cobra?

Os sinais variam de acordo com a espécie da cobra que picou a vítima. Confira:

  • Urutu, Jararaca e Jararacuçu (Botrópicos) – fortes dores no local, inchaço, vermelhidão ou arroxeamento e aparecimento de bolhas. O sangue torna-se de difícil coagulação e surge hemorragia no local da picada, bem como na gengiva.
  • Cascavel (Crotálico) – quase não se observa sinal de picada e também há pouco inchaço no local. Algumas horas após o acidente, há dificuldade de o paciente abrir os olhos, acompanhada de visão dupla (como se os objetos ficassem duplicados). Outro sinal é o escurecimento da urina, de 6 a 12 horas após a picada, caracterizada pela cor marrom escura. Esta espécie é responsável por 9% dos acidentes com cobras.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.