Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


SESMT

 

O que é o SESMT?
É o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. As atividades dos profissionais do SESMT são essencialmente de caráter preventivo, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando tornar-se necessário. O principal objetivo é promover a saúde e proteger a integridade do colaborador no local de trabalho.
Qual a sua importância na universidade?
O bem-estar físico e emocional dos funcionários da Unesc é prioridade máxima. Afinal, com o corpo e a mente em harmonia o ambiente de trabalho fica mais leve, a execução das tarefas fluída e os relacionamentos interpessoais muito mais cordiais.
Quando foi criado?
O serviço foi criado em 2005, com a entrada dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Em 2009, o Engenheiro de Segurança do Trabalho passou a integrar o setor, que ficou completo a partir de outubro de 2010, com a chegada da Técnica de Enfermagem do Trabalho e da Médica do Trabalho.
Quem são os colaboradores que integram o SESMT?
Engenheiro de Segurança do Trabalho: Edson Luiz da Silva Médica do Trabalho: Mariana P. Macarini de Souza Técnica de Enfermagem do Trabalho: Maristella S. Pra Técnica de Segurança do Trabalho: Angelita Schütz Técnico de Segurança do Trabalho: Cássio Raul Cruz
Quais são os serviços disponíveis?
* Exames de ordem admissional, periódicos, demissional, mudança de função e retorno ao trabalho; * Abertura de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho); * Investigação de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; * Encaminhamentos ao INSS ? Instituto Nacional do Seguro Social; * Ações preventivas para promoção da saúde, bem-estar físico e emocional do colaborador relacionado ao trabalho; * Levantamento de riscos e perigos que possam afetar a saúde do colaborador; * Elaboração de laudos técnicos das condições ambientais de trabalho; * Vistorias e treinamentos de segurança.
Como validar atestados médicos?
1. Todo o atestado médico externo deverá ser apresentado, no prazo de até 48 horas após sua emissão, no SESMT da UNESC para ser validado pela Médica do Trabalho. 2. A entrega do atestado, no SESMT, terá que ser feita pessoalmente pelo Docente ou Técnico-Administrativo. 3. Nos casos de impossibilidade de se apresentar no prazo de 48 horas, a exemplo de uma internação hospitalar ou outros casos específicos, a comunicação sobre o motivo do afastamento deve ser feita em até 24 horas, por telefone, ao Setor Pessoal e o atestado médico entregue ao SESMT por um familiar ou pessoa designado pelo funcionário. 4. O Docente ou Técnico-Administrativo com atestado médico deve comunicar-se com o SESMT no ramal 2694 no horário das 10h às 19h, para agendar sua consulta médica de homologação de atestado.
Horário e local de atendimento do SESMT
Instalado no Bloco das Clínicas Integradas da Saúde, ao lado da Clínica de Enfermagem e SOS Unesc, o atendimento do SESMT é realizado de segunda a sexta, das 8h às 22h, com agendamento prévio pelo ramal 2694 (Medicina do Trabalho) ou 2664 (Segurança do Trabalho).
 

Gerente do departamento de Desenvolvimento Humano: André Pais Topanotti

Local:

Bloco Administrativo, sala 13

Horário:

De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 19h30

E-mail:

dh@unesc.net

Programa Ânima - Ser e Fazer Feliz:

(48) 3431.2506

Recepção:

(48) 3431.2695

Local:

Bloco Administrativo, Setor Pessoal

Horário:

8h às 11h00 e das 14h às 20h00.

E-mail:

gda@unesc.net

Gerência:

(48) 3431.2698

Recepção:

(48) 3431.2698

Universidade do Extremo Sul Catarinense.