Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Sobre a Unesc

Missão
A Unesc tem como missão "educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida".

Visão de futuro
"Ser reconhecida como uma Universidade Comunitária, de excelência na formação profissional e ética do cidadão, na produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, com compromisso sócio-ambiental".

Histórico
Em sessão plenária de 17 de junho de 1997, o Conselho Estadual da Educação aprovou, por unanimidade, a transformação de Unifacri (União das Faculdades de Criciúma) em Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Como missão, a Unesc definiu, na época: "promover o desenvolvimento regional para melhorar a qualidade do ambiente de vida", tendo a Fucri como mantenedora.

Gestão
 A gestão promovida pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato,  reeleito em 2013 pela comunidade acadêmica - parte de dois princípios: excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e gestão compartilhada, participativa e descentralizada.

Pós-Graduação
Desde 1980, quando foram implantados os primeiros cursos de Pós-Graduação Lato Senso na Unesc, já foram oferecidos mais de 150 cursos nessa modalidade, formando aproximadamente 4 mil especialistas, atualmente há 5 cursos na Área do Direito, 8 na Área da Educação, 7 na Área Empresarial, 4 na Área de Engenharia e 7 na Área da Saúde. Em 2002, a Universidade teve seu primeiro Mestrado próprio: Ciências Ambientais - recomendado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em 2004 mais dois Mestrados próprios foram recomendados pela Capes: Educação e Ciências da Saúde. Em 2006, a Capes aprovou o Doutorado em Ciências da Saúde na Unesc, com concentração predominantemente na área de biomedicina.

Pesquisa
A Unesc entende que a Pesquisa é uma dimensão própria da Universidade, sem a qual o próprio sentido de Universidade se perde. Assim, estimula e fortalece o desenvolvimento da pesquisa nos vários níveis de sua atuação, como uma forma estratégica de garantir a sua consolidação enquanto Universidade. Cinco grande áreas são englobadas nas Pesquisas desenvolvidas por meio da Unesc: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

Extensão
Projetos permanentes desenvolvem as atividades de extensão de interesse das Unidades Acadêmicas (UNAs) da Unesc, estimulando e garantindo o envolvimento acadêmico na discussão e nos encaminhamentos das demandas da comunidade. Além das atividades esportivas e culturais, a Unesc oferece também 16 cursos de extensão.

Colégio Unesc
Estando inseridos no contexto da Universidade, os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio do Colégio Unesc utilizam a ampla estrutura da Unesc. Assim, enfatiza-se o aprendizado focado nas áreas cultural, esportiva e científica, com livre acesso à biblioteca, a todos os laboratórios e ao complexo esportivo de que a Unesc dispõe.

IPAT
O Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas da Unesc é um grande avanço no tocante à pesquisa científica e provedor do desenvolvimento regional para melhorar a qualidade do ambiente de vida. Dispõe de 14 Laboratórios que alicerçam a Universidade no desenvolvimento de pesquisas internas e externas e na prestação de serviços para empresas da região.

Agência
A Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc promove a articulação entre as potencialidades da Universidade e as demandas da sociedade. Busca a captação de recursos e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento regional e sustentável da Instituição.

Graduação
Ementas bem planejadas, professores altamente qualificados, salas de aula equipadas e laboratórios estruturados fazem com que nossos cursos sejam bem conceituados pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, em nossa universidade há 36 cursos de graduação e 10 cursos tecnológicos, todos com ênfase na excelência em educação superior.

Cursos de Graduação

Administração
Administração Hab. Comércio Exterior
Arquitetura e Urbanismo
Artes Visuais - Bacharelado
Artes Visuais - Licenciatura
Ciência da Computação
Ciências Biológicas - Bacharelado
Ciências Biológicas - Licenciatura
Ciências Contábeis
Design
Direito
Economia
Educação Física - Bacharelado
Educação Física - Licenciatura
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Agrimensura
Engenharia de Materiais
Engenharia de Produção
Engenharia Química
Farmácia
Fisioterapia
Geografia - Licenciatura e Bacharelado
História - Licenciatura e Bacharelado
Letras-hab. Português e Espanhol
Letras-hab. Português e Inglês
Matemática - Licenciatura Plena
Medicina
Nutrição - Bacharelado
Odontologia
Pedagogia - Licenciatura
Psicologia
Secretariado Executivo
Sociologia - Licenciatura

Tecnologias
Tecnologia em Alimentos
Tecnologia em Cerâmica
Tecnologia em Cerâmica e Vidro
Tecnologia em Gestão Comercial
Tecnologia em Gestão de Marketing
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tecnologia em Gestão Financeira
Tecnologia em Processos Gerenciais
Tecnologia em Segurança no Trânsito
Tecnologia em Design de Moda (convênio Unesc/Senai)

Convênios
O setor de Cooperação Internacional tem como atribuições orientar e acompanhar as ações de parceria, os convênios com Instituições de ensino e organizações estrangeiras, bem como nacionais de fomento à cooperação internacional, as atividades administrativas da Assessoria para Assuntos Internacionais, a divulgação das informações no meio acadêmico em relação aos convênios, intercâmbios, cursos, estágios, bolsas de estudos e programas de Instituições governamentais e não governamentais estrangeiras, e o programa de acomodação de estudantes estrangeiros em casa de família.

Meio Ambiente
A Unesc acredita na correta destinação dos resíduos sólidos nas rotinas universitárias. Para tanto, desenvolve ações de coleta seletiva, compostagem e de reciclagem, por meio do Programa de Educação e Gestão Ambiental - Pega -, e de laboratórios específicos do Ipat. A intenção é cativar a cultura de consciência ambiental de cada cidadão.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.