Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Contato

E-mail:
estagios@unesc.net
Telefone:
(48) 3431.2685
Local:
Bloco do Estudante, sala 03.
Horário:
de segunda a sexta-feira, das 8h ás 12h, das 13h30 ás 17h e das 18h ás 22h

Empresas

Por que o estágio interessa à empresa?
O estágio é um instrumento que oferece uma série de vantagens a curto, médio e longo prazos para a empresa contratante. Veja alguns pontos positivos:
  • a inexistência de vínculo empregatício entre o estudante e a empresa dispensa a obrigatoriedade de pagamento de encargos sociais e outras obrigações trabalhistas;
  • o investimento financeiro em programas de estágio é considerado despesa operacional;
  • permite ampliar ou renovar quadros funcionais, técnicos e administrativos, com custos reduzidos;
  • é um eficaz sistema de recrutamento e seleção de novos profissionais, facilitando a descoberta de novos talentos que assegurem a formação de quadro qualificado de Recursos Humanos;
  • é um eficiente meio de avaliação profissional, reduzindo o investimento em tempo, salários e treinamentos necessários no caso de contratação de recém-formados sem prática profissional;
  • proporciona um canal eficiente para o acompanhamento de avanços tecnológicos e conceituais, difundidos via escola;
  • cria e mantém o espírito de renovação e oxigenação permanente vitais para o futuro da empresa;
  • permite ao empresário cumprir seu papel social, contribuindo para formar as novas gerações de profissionais com a rapidez e a qualificação de que o País necessita.
O que a empresa deve fazer para que a legislação sobre estágio seja integralmente cumprida, evitando o risco de futuros problemas?
Primeiro, deve proceder à contratação de estagiário de acordo com os dispositivos legais, pois o termo de compromisso de estágio corretamente formulado é um dos comprovantes da inexistência de vínculo empregatício. A empresa deve também verificar periodicamente a regularidade da situação escolar do estagiário, pois a conclusão, o abandono ou o trancamento de matrícula descaracterizam a qualidade legal do estágio e impedem a continuação da atividade, criando uma situação que pode gerar vínculo empregatício.
Como lançar contabilmente o pagamento de Bolsa-Auxílio ao estagiário? Há vantagens fiscais?
Todas as despesas que a empresa tem com o estagiário, desde que permitidas por lei, poderão ser lançadas como despesas operacionais, resultando em vantagens fiscais.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.